sexta-feira, março 19

ao Sol

...
Com a leitura dos jornais locais recebi logo com o café da manhã, entre o jocoso e a soberba, sentidos pêsames pelo decesso anunciado da candidatura de Paulo Rangel ao PSD à qual, como alguns saberão, me associei por convicção. Ao contrário da opinião senatorial de alguns não hipotequei, com tal direito que me assiste, a minha honra, nem "botei" o meu nome abaixo do de Paulo Rangel que teve a amabilidade de me convidar para ser seu mandatário regional! Entre militantes nunca estamos "abaixo" ou "acima" -(embora alguns tenham essa atávica presunção de que falam do alto do púlpito)- mas sim sempre ao lado dos nossos "companheiros" nas lutas comuns que nos motivam. Nisto não há qualquer ignominiosa desonra nem qualquer seguidismo subserviente em relação ao qual, aliás, estou bem à vontade dado que é sabido que o "establishment" do PSD/A apoia fervorosamente o Pedro Passos Coelho!
Adiante.
Retomando os sms e "piadolas" recebidas entrementes sobre a abada que prometem as sondagens mantive sobre as mesmas a distância devida. Porém uma leitura avisada das mesmas, por dever de ofício, não podia ser omitida. No intervalo para a merenda do desjejum do meio-dia lá fui trincando a informação que brilhava refulgente no jornal Sol. A fazer fé na manchete "Passos Coelho será o próximo líder do PSD" de acordo com a "sondagem realizada pela Pitagórica para o SOL junto de militantes sociais-democratas, entre os dias 10 e 14 de Março". Diz a referida sondagem que a vitória de PPC é de 51 % sobre os demais concorrentes ! Desconfio sempre de sondagens e fica-me sempre a impressão de que sendo encomendadas são feitas à medida de quem as veste. No caso presente julgo que foram inquiridos, por telefone, pouco mais do que quinhentos militantes, que nem sabemos se são votantes ou não de acordo com as regras vigentes para o sufrágio, e que como se sabe, exigem, nomeadamente, a actualização das quotas que são devidas. Só por aqui já me merecem muitas reservas os resultados das sondagens. Porém, no caso do Sol dúvidas não tenho de que se trata de uma sondagem a pedido e rogo de PPC para acender o "soundbyte" de que vive a política. Esta, infelizmente, vive menos de ideias mas mais do plástico efémero da notícia que faz a edição da manhã e o telejornal da noite. Resta acrescentar, para quem ainda tem dúvidas da bondade desta sondagem, que a mesma foi realizada pela Pitagórica – Investigação e Estudos de Mercado, cujo Administrador mor é Alexandre Picoto...por coincidência o mesmo que integra a Comissão de Honra de Pedro Passos Coelho. Se é este tipo de política que é fiável e recomendável dúvidas não tenho de que estou de corpo inteiro e com honradez do outro lado. Parafraseando, com as devidas adaptações, Jorge Nascimento Cabral, em post-scriptum da sua crónica semanal do Correio dos Açores, cuja publicidade agradeço apesar de ter omitido o meu nome, na política como na vida devemos estar "De pé, como os Homens". Há quem prefira fazer baixa política, no conforto cálido das sombras, sempre na expectativa de que quando o Sol brilhar lá estarão na primeira linha dos holofotes e ao lado de quem vencer. Sempre foi assim !

Sem comentários: