segunda-feira, junho 18

Da França à Grécia (no rescaldo eleitoral)


A França é hoje incontestavelmente um país de esquerda e o PS de Holande tem uma hegemonia sem precedentes.
Em Setembro passado, pela primeira vez em mais de 50 anos, os socialistas franceses tinham conquistado a maioria absoluta no senado; em Maio a Presidência da República, depois de quase 20 anos de interregno; e agora, passado cerca de 30 anos, conseguiram a maioria absoluta dos lugares na Assembleia Nacional (isto para já não dizer que o PSF tem hoje 90% dos governos regionais franceses o que, atendendo ao constitucionalismo autonómico francês, não é propriamente de somenos importância).
Nunca houve, portanto, em França uma combinação eleitoral tão favorável ao PS e à esquerda.
Veremos o que fazem com este capital eleitoral…
Até agora o PSF parece consciente de que só mereceu o reconhecimento do povo de França, porque apresentou um programa eleitoral marcadamente tolerante, solidário e de esquerda, que representa um caminho alternativo à política de austeridade excessiva que ameaça o Projecto Europeu.
Veremos se é mesmo assim. Quero crer que sim.
Na Grécia, a Nova Democracia (centro-direita) ganhou as eleições com 29% dos votos, seguida da Syriza (esquerda radical) com 27%, do Pasok (centro-esquerda) com 14 %, dos Gregos Independentes (nacionalistas conservadores) com 8%, da Aurora Dourada (fascistas) com 7%, da Esquerda Democrática com 7% e do Partido Comunista (KKE) com 5%.

O partido socialista grego é o grande perdedor e quase desaparece do mapa eleitoral. Sob pretexto de uma “terceira via” aliou-se durante anos às soluções de governação da direita, subscreveu a troika, comprometeu-se com a submissão ao governo alemão, destruiu a economia, agravou as condições de vida das pessoas e paga um alto preço eleitoral por isso.
Curioso é que o grande perdedor arrisca-se a ir para o governo e que as soluções de governação a adoptar sejam justamente aquelas que cerca de 60% dos eleitores quiseram rejeitar. Ironias de um sistema eleitoral que oferece de bónus 50 deputados ao partido mais votado…
Mas a pergunta que me apetece fazer é que PS quer Portugal ter? Que PS querem os socialistas portugueses ser? Um PS comprometido com o crescimento, o emprego e o Estado Social ou um PS aprisionado pelo seu descaracterizado passado recente?
Apetecia-me responder, mas fica para outro post.

34 comentários:

O Profeta disse...

Uma boa descoberta este blogue


Abraço

Anónimo disse...

Um PS aprisionado pelo seu passado recente?

--

Um excelente post, Douto Couto.
Gostei especialmente da última frase. Depois do mentiroso, incompetente e corrupto Socas, talvez seja sensato sanar o PS da trupe Socrática que ainda por lá pulula.

Seguro não consegue afirmar-se como oposição. Tem o carisma e o vigor de um paquiderme sonolento.


Há que re-caracterizar o PS. Como conseguir tal feito? O jovem João Galamba poderá ascender à posição de líder dentro de 1 ou dois anos, apesar da inexperiência governativa. Duvido, contudo, que se afirme politicamente. É petulante e arrogante.

Gaspar será a grande matriz da governação do nosso país nos próximos anos. Há já quem o compare a Salazar. A oposição a Gaspar será o elemento unificador de toda a esquerda. Enquanto Gaspar fizer parte do governo, o PSD não corre qualquer perigo de ser destronado, felizmente. Nem mesmo as malandrices de Relvas conseguirão demover o povo Português.

Porquê?

Gaspar é a antítese do político típico Português: calado, eficaz, honesto e mega respeitado no exterior.

O verdadeiro inimigo de Seguro não é Passos. É Gaspar. Os Socialistas começaram agora uma longa e penosa travessia...

Anónimo disse...

A França é a "cabeça da Europa".
Já o dizia Victor Hugo.

Num mar ultraliberal,onde pontifica a teimosia de Merkel, a aberração democr+atica Monti, e a sociedade entre o Berges o Coelho e o tal Gaspar, a França disse não.
Outros países se seguirão.
Portugal tem futuro sem Passos Coelho, sem esse Gaspar, sem Cavaco e sem o Portas dos submarinos. A travessia não vai ser penosa, muito menos duradoura. São as sondagens que o dizem.

Anónimo disse...

Sondagens? A quais se refere? E não se esqueça que s sondagens geralmente favorecem a oposição por causa do chamado desgaste da governação.

http://www.marktest.com/wap/a/p/id~112.aspx#t

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/so-um-ministro-tem-nota-positiva
----

A teimosia de Merkel? Não se trata apenas de teimosia. O eleitorado Alemão está farto.

aqui:

http://www.spiegel.de/international/europe/g-20-pressure-mounting-on-merkel-for-quick-solution-to-the-euro-crisis-a-839481.html

Merkel's options, though, are limited. Germany already has billions of euros invested in preserving the currency zone. About TWO-THIRDS (66%) of German voters are OPPOSED to Berlin taking on further risks, and the coalition government of Merkel's center-right Christian Democratic Union (CDU) and the pro-business Free Democratic Party (FDP) is increasingly reluctant to impose new financial burdens on taxpayers. "Anyone who wishes to go that far," Horst Seehofer, the chairman of the conservative Christian Social Union (CSU), told SPIEGEL, "will have to ask the German people first.
...

A França de Hollande pode dizer o que quiser. Quem paga as contas é a Alemanha. As contas Francesas há muito que estão de pernas para o ar. Hollande precisa de Merkel, desesperadamente. A coligação dos tesos será inconsequente. Poderão incluir alguns estímulos nos novos acordos para Inglês ver mas o eleitorado Alemão não permitirá modificações substantivas. A França não tem dinheiro nem autonomia para fazer o que quer. Nem o SPD (sociais democratas) se atreve a subscrever incondicionalmente a agenda de hollande.

---

http://blogs.lse.ac.uk/europpblog/2012/05/15/angela-merkel-spd/

http://www.spiegel.de/international/germany/spd-and-greens-strengthened-in-german-state-vote-a-833007.html


Não substitua os factos pelos seus desejos. É uma péssima forma de interpretar a realidade.

Se a crise atingir a Alemanha, é possível que o SPD insista na agenda de crescimento.

O prob é este: se a crise atingir a Alemanha forte e feio, Berlim não terá (tal como a França) à sua disposição fundos que lhe permitam PAGAR por uma agenda crescimento.

O SPD fala sobre a agenda do crescimento/estimulo mas nada faz para a promover politicamente.


Sabe porquê?

Porque quando o fizer, perde as aleições.

A teimosia é de 66% dos Alemães.

Bom dia.

Anónimo disse...

Mar ultraliberal???

Só vejo estados a salvar bancos.

Isto não é liberalismo, meu caro.

É ESTATISMO

Anónimo disse...

Por falar em chuchialistas, o governo regional mereceu novas críticas do Tribunal de Contas, a propósito de viagens de comitivas - o governo diz que vai ter em conta as recomendações , mas que se tratam de leituras diferentes do mesmo fenómeno - é obra!

Como sempre, refere que os gastos não têm impacto na dívida- tipo, morra hoje, pague amanhã!

Os chuchialistas vão ficar na história económica mundial - é o único governo que gasta, gasta e a dívida é sempre a mesma!

Em Outubro , ou seja depois da eleições ( ou seja ainda, depois de votarem sem conhecer a situação)é que vamos saber a dimensão do rombo - aguentem-se e lembrem-se que a teoria é, morra hoje pague amanhã!

Anónimo disse...

verdade seja dita, as críticas do TC são algo ridículas.

os laranjas estavam à espera de encontrar dezenas e centenas de milhão de disparidades comprometedoras etc

o que me interessa que a esposa do sr presidente do GRA tenha gasto 800 Euros numa viagem etc?? Então o sr presidente não tem o direito de se fazer acompanhar da sua esposa.

digam o que disseram mas Ávila é um bom administrador. o trauma de angra fez com que se transformasse num verdadeiro richelieu das contabilidade.

houve muita muita fala de visão estratégica mas não faltou rigor a este governo.


aguardo com muita curiosidade por qualquer ROMBO depois das eleições. se o governo PS mentiu ou ocultou a verdadeira dimensão da dívida regional...não sei, não faço a miníma.

espero que não o façam. seria muito mau para todos nós.

não acredito muito nesta possibilidade
se houvesse rombo, os laranjinhas do cuntinente já teriam transmitido estas info ao psd a.

Anónimo disse...

este Douto Couto (PhD) não responde aos comentários dos seus leitores???

tirou o seu PhD em cam bridge?? recebeu o noble da inconomia?

snobezin ??

é homme fala com a gente.

toma tino.

assim ainda é pior.

vassim fica meme meme implacavele
é pa arrasar

Anónimo disse...

Por falar em chuchialistas, o governo regional mereceu novas críticas do Tribunal de Contas, a propósito de viagens de comitivas - o governo diz que vai ter em conta as recomendações , mas que se tratam de leituras diferentes do mesmo fenómeno - é obra!

Como sempre, refere que os gastos não têm impacto na dívida- tipo, morra hoje, pague amanhã!

Os chuchialistas vão ficar na história económica mundial - é o único governo que gasta, gasta e a dívida é sempre a mesma!

Em Outubro , ou seja depois da eleições ( ou seja ainda, depois da votarmos sem conhecer a dimensão do buraco)é que vamos saber a dimensão do rombo - aguentem-se e lembrem-se que a teoria é, morra hoje pague amanhã!

Mas há por aí um cabeça de burro que diz que as novas apreciações do tribunal de contas se reduzem a 800 euros.

Também pretende que se o rombo fosse grande já tinha sido detetado. Na Madeira só foi divulgado, pelo governo central após as eleições.

Foi o governo Sócrates .Os chuchas nunca admitiam. Na Madeira, os PSD também não. Aqui o filme repete-se.

Burro nunca aprende, né?

Anónimo disse...

comparar Socretino com César é pura demagogia.

César é um verdadeiro Churchill quando comparado com Socrates. tenham tino!

---

recomendo vivamente que vejam e ouçam o HARDtalk de hoje (BBC)

poderia ter sido intitulado: between keynes and hayek...a reformulação do intervencionismo na economia...

vejam

vale mesmo a pena.

gostei particularmente da parte em que o entrevistado realça uma função vital do estado na economia: ajudar a implementar uma visão estratégica de longo prazo.

resta saber se o estado é a entidade mais capaz de proporcionar orientação estratégica na economia??????!!!!!

Anónimo disse...

O Tribunal de Contas (TC) fez uma auditoria às viagens, estadias e às ajudas de custo dos Gabinetes dos Membros do Governo Regional dos Açores e à Presidência do Governo Regional (PGR) relativos ao ano de 2010, bem como foi tido em conta algumas recomendações antigas e que não foram, em alguns casos, contempladas.
Foram detectadas algumas irregularidades nestas rubricas. Nestas despesas foram gastos para apenas quatro gabinetes mais de 600 mil euros, algumas delas sem cabimento orçamental..."

Não admira a vivência experiencial e os milagres nas contas- morra hoje, pague amanhã!

Anónimo disse...

Para calar o cabeça de burro:

Citando:

"O Tribunal de Contas (TC) fez uma auditoria às viagens, estadias e às ajudas de custo dos Gabinetes dos Membros do Governo Regional dos Açores e à Presidência do Governo Regional (PGR) relativos ao ano de 2010, bem como foi tido em conta algumas recomendações antigas e que não foram, em alguns casos, contempladas.
Foram detectadas algumas irregularidades nestas rubricas. Nestas despesas foram gastos para apenas quatro gabinetes mais de 600 mil euros, algumas delas sem cabimento orçamental..."

Não admira a vivência experiencial e os milagres nas contas- morra hoje, pague amanhã!

Anónimo disse...

Que raio de oposição!! Mesquinhice pura.

Cá está o dito relatório.

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2012/sratc/audit-sratc-rel008-2012-fs.pdf

Reparem no seguinte: os gabinetes/depts com ++ gastos são aqueles que requererem + deslocações entre ilhas e para o estrangeiro.

Já se esqueceram que vivemos em ilhas?

Quantos técnicos etc do GRA tem que se deslocar (por MÊS) a Bruxelas etc para tratar de assuntos da região??? Considerem as áreas diversas em que a coordenação com entidades europeias é vital...estamos a falar muitos domínios, desde as pescas à agricultura, turismo etc....


600 000 para despesas de deslocação do pessoal de 4 depts é uma quantia irrisória.

compare estes números com os números de outras ilhas europeias??

Cabeça de burro é V Exa que nem sequer se dá ao trabalho de criticar como deve ser. Opta pela mesquinhice.

Anónimo disse...

Irrisória.Irrisória!

Só falando nesta pequena rúbrica, um milhão num ano em que não seria irrisório!

Anónimo disse...

Por falar em chuchialistas pior do que uma mula, o governo regional mereceu novas críticas do Tribunal de Contas, a propósito de viagens de comitivas - o governo diz que vai ter em conta as recomendações , mas que se tratam de leituras diferentes do mesmo fenómeno - é obra!

Como sempre, refere que os gastos não têm impacto na dívida- tipo, morra hoje, pague amanhã!

Os chuchialistas vão ficar na história económica mundial - é o único governo que gasta, gasta e a dívida é sempre a mesma!

Em Outubro , ou seja depois da eleições ( ou seja ainda, depois da votarmos sem conhecer a dimensão do buraco)é que vamos saber a dimensão do rombo - aguentem-se e lembrem-se que a teoria é, morra hoje pague amanhã!

Mas há por aí um cabeça de burro que diz que as novas apreciações do tribunal de contas se reduzem a 800 euros.

Também pretende que se o rombo fosse grande já tinha sido detetado. Na Madeira só foi divulgado, pelo governo central após as eleições.

Foi o governo Sócrates .Os chuchas nunca admitiam. Na Madeira, os PSD também não. Aqui o filme repete-se.

Burro nunca aprende, né?

Anónimo disse...

53% dos gastos totais (600 000) com transportes...

20 e tal % em acomodação...

o restante em ajudas de custo...

---

o que é que há de escandaloso nestes gastos???

alguém usurpou os fundos da nossa região???

houve algum aproveitamento pessoal indevido???

alguém enriqueceu à custa do erário público?

O GRA deveria publicar um relatório em que se especificam as despesas p/pessoa, p/viagem e respectivas justificações das deslocações.


Um relatório PORMENORIZADO.

Quantos técnicos, por ex, da SRAgricultura e Florestas se deslocaram a Lisboa, Bruxelas, Estrasburgo etc??

É o mínimo que podemos exigir.

Anónimo disse...

Dizia o palonço acima que a mulher do presidente do governo regional gastou 800 euros na passagem que utilizou na sua visita ao Canadá Pois bem A VISITA CUSTOU MAIS DE 26000 EUROS!

Vivemos num mundo em que as pessoas , por interesses pessoais e por partidarites aldrabam tudo. Desinformam, enquanto o povo vai empobrecendo.

O palonço mostra assim a credibilidade que merece - em Outubro é que vamos ver o preço de todo este festival - aí vai ser preciso, para além das falências e do desemprego que já é indisfarçável, PAGAR!

E QUEM VAI PAGAR?!- paga Zé POVINHO.

Este governo adoptou a política do empurrar com a barriga para a frente- morra hoje, pague amanhã!

Anónimo disse...

Quem será este analfabeto?

Sabe ler, o Sr?

Eu não escrevi nada sobre a esposa do presidente, nem escreverei.

Nem sequer sabia desta viagem ao canadá.

26000 CDN parece excessivo, de facto, mas não sei se o que diz é verdade.

Fique descansado que eu não exerço ou exercerei qualquer cargo pago pelo contribuinte.

Sou um simples cidadão.

Agora, se faz favor, vá berdamerda.

Se quiser continuar a chamar nomes, coloque aqui o seu email e encontramo-nos para discutir o assunto cara a cara.

Vá para o raio que lhe parta.

safa!

Anónimo disse...

o homem está em modus catatonicus

que é como quem diz, anda a catar a repetição

Anónimo disse...

Por falar em chuchialistas pior do que uma mula, o governo regional mereceu novas críticas do Tribunal de Contas, a propósito de viagens de comitivas - o governo diz que vai ter em conta as recomendações , mas que se tratam de leituras diferentes do mesmo fenómeno - é obra!

Como sempre, refere que os gastos não têm impacto na dívida- tipo, morra hoje, pague amanhã!

Os chuchialistas vão ficar na história económica mundial - é o único governo que gasta, gasta e a dívida é sempre a mesma!

Em Outubro , ou seja depois da eleições ( ou seja ainda, depois da votarmos sem conhecer a dimensão do buraco)é que vamos saber a dimensão do rombo - aguentem-se e lembrem-se que a teoria é, morra hoje pague amanhã!

Mas há por aí um cabeça de burro que diz que as novas apreciações do tribunal de contas se reduzem a 800 euros.

Também pretende que se o rombo fosse grande já tinha sido detetado. Na Madeira só foi divulgado, pelo governo central após as eleições.

Foi o governo Sócrates .Os chuchas nunca admitiam. Na Madeira, os PSD também não. Aqui o filme repete-se.

Burro nunca aprende, né?

Anónimo disse...

Caro José Couto
É inevitável que lhe dê os parabéns pelo texto, não só porque ele quebra com textos que são receosos face à analise politica Nacional e internacional, mais não sendo do que um coro de "velhas" que cantam as modas que os causadores desta crise têm debitado até à exaustão, mas também porque dá um toque verdadeiro sobre a politica dos nossos dias.
O Socialismo(seja lá o que for nos nossos dias)só pode ser a alternativa à crise que esta psicose do lucro criou enquanto teoria económica capitalista.
O mal é que nestas últimas décadas as teorias politicas e económicas como se traves-tiram daquilo que lhes estava no seu ADN teórico,
esta promiscuidade arranjada por necessidades eleitorais, não só de conseguirem eleitorado, como de conseguiram apoios económicos para as campanhas eleitorais agressivas,
fez com que desaparecessem(aparentemente ) as diferenças entre esquerda e direita...
Sem repor o rigor doutrinário e prático entre direita e esquerda, bem podem ser eleitos governos "Socialistas" Liberais ou outros, que o eleitorado, não conseguira destingir uns dos outros e ficará completamente perdido e órfão, nesta necessidade de encontrar respostas para uma nova Europa, da esperança e dos Povos.
Esperemos que seja desta que exista uma verdadeira mudança de forma e conteúdo para que a esperança e o empenho do Povo na politica possa de novo renascer.
Saudações e os meus parabéns por este importante texto.
Açor

Anónimo disse...

Limparam com o garganta para dar lugar a zaragateiros.

Há um alanjado que, de forma doentia, fsz comentários tolos, e replica-os quatro (4) vezes!
O lápiz azul aí não toca!

As censuras são sempre assim. Com máscaras moralistas, tem propósitos politicos escondidos.

Anónimo disse...

Os estúpidos geralmente são corajosos. Este não. É uma ave rara: estúpido e cobarde. Agride gratuitamente sem ter sido agredido e insulta sem mais nem menos.

Anónimo disse...

PS:
devo dizer que nenhum dos meus comentários foi censurado.

Anónimo disse...

O chuchilista, com propósitos políticos escondidos, queria lápis azul, para poder continuar montado no seu cavalo, seja a que custo for.

O ROMBO.O ROMBO!

Anónimo disse...

Eu só monto Suecas com pernas grandes e cus bem feitos. Nada de quadrupedes nem de cus monstruosos.


O nosso Amigo Barata presenteou-nos há pouco com uma expressão involdivável que repito aqui (parafraseando):

"Ele é um idiota no sentido clássico!!!" Depois de percorrer avidamente os clássicos em busca da concepção clássica da idiotice, deparei-me com esta definição:

O idiota clássico veste fato, declama poesia, lê heraclitus no WC e é incapaz de contar até 10.

Anónimo disse...

Nada como esconder propósitos. É divertido.

Anónimo disse...

Montas é a chucha!

O ROMBO!

Anónimo disse...

Os chuchialistas vão ficar na história económica mundial - é o único governo que gasta, gasta e a dívida é sempre a mesma!

Em Outubro , ou seja depois da eleições ( ou seja ainda, depois da votarmos sem conhecer a dimensão do buraco)é que vamos saber a dimensão do rombo

Anónimo disse...

chamem o sigmundo!! temos aqui um caso bicudo.

Anónimo disse...

Pois temos- UM GRANDE ROMBO

Anónimo disse...

O MAIOR ROMBO DE TODO O ETERNO SEMPRE.
O ROMBO DOS ROMBOS
O ROMBÃO
O ROBAMZONE ROBAMBOLESCO
EL GRANDE ROMBONE
UM ROMBO QUE SE PODE VER DE MARTE
UM ROMBO DO TAMANHO DO CU DA TUA TIA
UM ROMBO PATENTEADO E CERTIFICADO

Anónimo disse...

Isso, o ROMBO CHUCHA- O ROMBO!

Henrique disse...

"Sob pretexto de uma “terceira via” aliou-se durante anos às soluções de governação da direita, subscreveu a troika, comprometeu-se com a submissão ao governo alemão, destruiu a economia, agravou as condições de vida das pessoas e paga um alto preço eleitoral por isso."

Acho que este pedaço sintetiza bem o que foi e o porque do agora ter esta forma.