sábado, junho 2

"Conversas Sobre o Mar" no CNPDL, com Genuíno Madruga

Aproximar os sócios dos seus clubes é talvez um dos maiores desafios que todas as Direcções traçam para os mandatos que se propõem fazer. Contudo, nem sempre todos os elencos directivos o conseguem atingir e menos ainda o conseguem cumprir por muito tempo.

Há, de facto, momentos na vida das instituições em que os modelos do passado não se colam ao quotidiano dos sócios destes tempos. Aceitar tal “fatalidade” pode ser o caminho para dar o espaço necessário a novos ensaios, no sentido de se projectar o futuro das agremiações para que, pelo menos, elas continuem fiéis aos princípios que justificaram o seu nascimento.

Não vos dou novidade nenhuma ao recordar que habitamos 9 línguas de terra. Não trago nada de novo ao alertar-vos para a dicotomia do Mar que nos envolve, que ora nos separa, ora nos une. No entanto, triste é o facto de alguns de nós manifestarmos uma certa tendência para esquecer que este é também o Mar que influi directamente na nossa natureza. Quero eu dizer que, apesar da ilha ser importante para a nossa condição de ilhéus, é o Mar que mais a determina e marca.

O Mar faz parte de nós(!). Muito provavelmente, a ele devemos a nossa têmpera e, em bom rigor, todos nós sabemos que quem enfrenta o Mar, enfrenta qualquer coisa. Mesmo a saudade dos nossos que, vezes sem conta, nos quer ver definhar.

Genuíno Madruga - um açoriano que dispensa apresentações - é, para além de muitas outras coisas, uma inspiração para a grande maioria dos velejadores e outros homens do Mar e de Terra, e vem, gentilmente, falar-nos da sua segunda circum-navegação ao planeta Terra.

Não o conheço mas, já o abracei! Nunca lhe falei mas, repetidas vezes, confessei a admiração que sinto por ele, escondendo sempre o desejo de ter a mesma possança, a mesma determinação e a mesma tenacidade, para conseguir fazer a minha embarcação dobrar o cabo também (em sentido figurado, bem entendido).

Ambiciono secretamente que esta conversa, para além de nos mostrar o Mundo que Genuíno viu, mostre também como nos vê o Mundo através dele - um verdadeiro embaixador -, que não se cansa de anunciar as suas origens, esperando eu que Genuíno convide todos os que ele conseguir interessar a visitarem os Açores e a conhecerem-nos melhor também.

O arquipélago dos Açores - visto por todos os que cruzam estes mares como "Um Santuário No Meio Do Atlântico" - para além de oferecer já muito importantes actividades relacionadas com o Mar (whale watching, mergulho e outras que mais recentemente têm procurado afirmar-se no panorama do Turismo), tem que ver a sua oferta turística radicar ainda noutras actividades náuticas, que podem ajudar o Mundo a formar uma ideia mais afinada da nossa génese e de como ela nos marca de forma indelével, pois, mais que o factor económico, os factores comportamentais e sócio-culturais têm muita importância no carácter identitário das nossas gentes.

Para o Turismo nos Açores, ao contrário do que se possa pensar, a existência de um clube naval não é - de todo - despicienda. Basta olharmos para as empresas marítimo-turísticas: todas ou quase todas têm nos seus quadros profissionais que cresceram no CNPDL ou noutros clubes navais do nosso arquipélago. Mas, estes clubes podem fazer ainda mais pelos Açores. É só uma questão de conseguirmos encontrar a capacidade de nos posicionarmos como interlocutores/parceiros devidamente habilitados a ajudar a fazer a diferença. Queiramos nós apostar no Mar como fez Genuíno Madruga, o homem de quem vos falo.


8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Carlos Rodrigues
Um bom texto a nos lembrar que o associativismo é uma forma de democracia que começou muito antes do 25 de Abril(da liberdade e da democracia)e foi antes de mais uma forma de resistência, organização, encontro e de aprendizagem.
Resistência pois foi das poucas realidades que permitiram a reunião, a organização e o acto de eleger e ser eleito mais ou menos livre...
Encontro, pois era dos poucos locais em que se encontravam as pessoas em numero razoável sem a imediata limitação da Pide.
Aprendizagem pois foram nas associações e clubes vários que mais se aprendeu a nível desportivo, cultural, organizativo e até politico.
Sem dúvida que o Mar é fundamental para um ilhéu, não só na sua realidade de envolvência vária, mas também por ser a porta, a estrada para conhecer o outro.
Os Açorianos sempre aprenderam com o "outro", Povos e culturas por onde viajou e se fixou na sua odisseia de emigrante.
Olhar, visitar e regressar com a mente renovada,pelos lugares e pessoas, é um exercício fundamental, para assumirmos a nossa cultural de forma mais rica e aberta.
Parabéns pelo post, ele é fundamental para pensar o nosso momento.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Carlos Rodrigues
Resumidamente penso que as prerrogativas das associações e clubes, manterem-se cada vez mais vivas e podem vir a ser a forma dos açorianos reaprenderem a se relacionar, de forma útil e socialmente gratificante e produtiva.
Açor

Anónimo disse...

Um grande homem e um grande Açoriano,o Sr.Genuíno Madruga.

Sempre defendeu a sua classe e os pescadores em geral.

Embora tenha frequentado o então Liceu Nacional da Horta, foi no trabalho e no mar que tirou o seu melhor curso.

Foi administrador da Mútua dos Pescador, foi sindicalista, armador, aventureiro das setes partidas do Mundo.

Lembro-me muito bem dele quando lutava ao lado do Dr. José Decq Mota, outro grande Açoriano e que tinham sempre a Bandeira nos Açores nos seus veleiros e principalmente no seu coração.

Anónimo disse...

Um homem notável, sem dúvida.

Anónimo disse...

Ele, o post, é fundamental para pensar o nosso momento.

Ela, a post, também é fundamental.

Anónimo disse...

Uma excelente iniciativa!
Parabéns aos promotores da mesma e ao autor do texto.

Com os melhores cumprimentos,

Clube Naval de Santa Maria

Anónimo disse...

Quem me dera chamar-me Genuíno!!!!

Houve o sr Contente e sr Feliz (o tal do diga a gente,diga a gente...como vai este país...la li la..)

O país das Maravilhas...quão pertinente!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Ub2wYA9lLCE

Pois bem.

Proponho um outro duo imbatível.

O Sr. Genuíno e
O Sr. Auténtico.

Anónimo disse...

Porra, STAND UP

Isto sim. Isto TINHA QUALIDADE!!! Não imitou ninguém este Senhor.

Já não há disto.

http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=5kgh1_Ifyuc