quinta-feira, maio 10

Boas notícias

«(...) Pode ser só uma das explicações do sucesso, mas os centros de Saúde dos Açores, que são 16, têm mais nutricionistas a trabalhar que as unidades da região de Lisboa e Vale do Tejo. E cada centro de saúde açoriano tem um profissional, portanto cobertura total, e em Lisboa há apenas cinco para 87 centros – um nutricionista para cada 566 mil habitantes. Mas há mais: consultas próprias para combater a obesidade, um programa de saúde escolar que encaminha os alunos com excesso de peso para cuidados de saúde, conversas entre professores, pais e profissionais de saúde. (...)»

10 comentários:

Anónimo disse...

fantástico.
é pena os Açorianos não as/ouvirem...
a obesidade está a transformar-se numa verdadeira epidemia. foi um sr dr especialista (diabetes) que o disse na RTP-A. quem anda a pé por pdl apercebe-se disso.

impostos + altos para matérias gordas(choquies, batatas fritas, refrigerantes..)

subida de imposto para o tabaco tb.

todas estas substâncias tem custos sociais exorbitantes (SNS)

é isso que se faz no canadá, por ex. tudo o que faz mal à saúde é brutalmente taxado pelo estado.
fazem muito bem.

Anónimo disse...

Esperemos que venha a ser uma boa notícia e que, ao menos ao nível da obesidade, esse conjunto de médicos, dispersos pelos centros de Saúde, em vez de estarem no hospital, alavaquem esta questão do combate à obesidade.

MILHAFRE disse...

Boas notícias, sim senhor.

Ao contrário daquelas que o Diário Insular publicou ontem, quando noticia que as «secretas» portuguesas andam a investigar a profusão de pichagens da FLA, bandeiras dos Açores, bandeiras do Espírito Santo alinhadas com a dos Açores, e palavras de ordem independentistas.

Parece que andam também a vigiar pessoas ligadas aos actuais movimentos independentistas e segundo se consta andam a vigiar e a interceptar comunicações de conterrâneos nossos, titulares de cargos políticos.

A ser verdade, isto de facto é um escândalo e só demonstra que vivemos num país onde a liberdade é uma verdadeira treta.

Há liberdade para deitar um país ao fundo, para roubar, para saquear, assaltar bancos, enganar os contribuintes, abortar,etc, etc,

Mas não há liberdade para defender os nossos direitos, a nossa terra e os nossos filhos!

As «secretas» têm tanto que fazer, que no lugar de vigiarem aqueles que em Lisboa estão a vender Portugal às talhadas a potências e banca estrangeira, anda a «monitorizar» e a perseguir cidadãos honrados e trabalhadores.

Aliás, essas «secretas» até andaram a trabalhar para empresas privadas e até andaram a vigiar um marido duma "ex" que agora está com um outro, o qual pôs os cornos no primeiro...

É «PoorTugal» no seu melhor!

Abordo esta questão in «Azores Forever. blogspot no post «FLA, DE NOVO...SEGUNDO O DIÁRIO INSULAR».

[Ainda hoje soubemos que o Ministro do Futebol e da Televisão, um grande amigo da Drª Berta Cabral, anda a ler muitos relatórios das «secretas».

Como diz a outra: não há coincidências...]

Anónimo disse...

O movimento independentista existe?

Anónimo disse...

Cá está o milhafre gargantino a ser simultâneamente independentista e autonomista- qual é a credibilidade que uma pessoa destas merece?- ZERO!

Anónimo disse...

o Diário Insular infiltrou as Secretas?????? LOL :) uma fuga de info nas Secretas??? uma sedutora jornalista do DI deu a volta à mioleira de um sr das secretas????

não consegui ler o artigo.

bolas. isto até parece um filme do Bond, Vaga-Bond.

salve seja. se a minha tia Filomena fosse viva!
até dava dentadas no céu da boca.

Anónimo disse...

Um movimento começa por organizar a sua estrutura.

Define objectivos e meios.

Estabelece uma férrea forma de comunicação (isto para não aprofundar a questão).

Não começa a meio ou pelo fim ( bandeiras e coisas do género )- assim, antes do pássaro começar a voar já está a passar pela rede que o vai aprisionar…

Por outro lado ( infelizmente) o ideal independentista tem servido mais interesses de momento do que corresponde a um sentimento genuíno- dai que, constantemente tenha emergido ( por um dia ou dois) e desaparecido. Antes estar quieto para não acabar de vez com a pouca credibilidade de que ainda goza…

Para quem fala constantemente que os Açores não têm condições para ser independentes, a resposta é que Portugal não é independente - tudo é decidido pela União Europeia e, como se não bastasse, pela troika..

Para quem ache que um paaís tem que ter indústria pesada? O Mónaco não tem. São Tomé e Príncipe não tem. São Marino, também. E Cabo Verde, tem?!

Deixemo-nos , pois, de coisas de meia leca- quem defende a autonomia, que a siga defendendo ( e só ela)- o mesmo em relação à independência!

Garganta Funda disse...

O Dr. Alexandre bem tenta puxar pelas «boas notícias», e de facto nos Açores todos os dias acontecem coisas boas e positivas.

Quem comparar os Açores da actualidade, nomeadamente no domínio da saúde, com o que havia no tempo do comunismo laranja da Exma Líder (e já depois o Muro de Berlim ter caído!) vê uma diferença abissal.

Mas infelizmente, o que me tráz hoje aqui são as más notícias que um amigo meu me avisou e que se prende com uma vergonhosa entrevista da Exma Líder a um canal de cabo da televisão portuguesa, na qual demonstrou à saciedade a sua ignorância, impreparação, rancor, bairrismo e ódio pessoal aos seus adversários.

Mas ainda pior foi dizer mal dos Açores - pondo em risco a nossa economia e a nossa já periclitante situação financeira - ao abordar novamente de forma impune e miserável a tal dívida imaginária, e afirmando que a dívida da «Região» eram os tais «três mil e tal milhões» e enganando-se no déficit da RAA em 100 vezes para cima.

Num país decente, isto era motivo para essa senhora pedir desculpa aos Açorianos e demitir-se imediatamente dos cargos que ocupa, por não estar preparada para essas altas funções e por demonstrar pouca credibilidade intelectual e humildade democrática.

Todos os dias os Açores são enlameados por essa senhora.

Alguém - nem que seja o prudente Dr. João Bosco - tem que tirar os patins a essa artista do bitaite e da mentira, antes que ela estatele de vez no chão.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Ah Garganta

Bem que tentas puxar a ExMª Lidr para baixo!

A ida a Santa Maria não te fez bm?

Tens estudado a taboada?- o tmpo urge e quem nunca viveu de tachos nao se deixa levr po sta propaganda delirant e idiota.

Livra!

Anónimo disse...

Pois é, o idiota do Garganta vive numa agonia delirante, atirando em todas as direcções, menos em quem lhe dá de mamar, ou seja, os chuchialistas.

Esse traste dobra-se e desdobra-se em elogios à boa governação chucha, enquanto tudo o que vem do PSD 8 de há mais de 16 anos atrás) nada trouxe e bom.

E realmente Garganta Funda ( só o nome é qualquer coisa de boçal) vive da chucha, julgando que as pessoas que vivem do seu trabalho vão na cantoria catrineta, por ele fornecida em doses industriais.

Depois de um país levado quase à bancarrota, cada vez mais pessoas s afastam desses delíros, como o do Garganta Funda!