quinta-feira, maio 31

Tabacaria Açoreana

TABACARIA AÇOREANA

É esta a minha rua – decidi
eu, por razão nenhuma.
Um grupo local, já velho, discute
diariamente política nacional.
Indiferente, e não menos assíduo,
o cão branco ladra (ou pede afagos?)
na varanda por caiar da casa em frente.

E há tabacos, jornais, revistas,
uma espécie de jardim
onde os fantasmas se riem
da nossa rude e descrente democracia.

De quando em quando, um vulto
suspeito pede-me lume, light,
algo que já não «bruxuleia firme»
– ou os rigorosos vinte cêntimos
que prefiro recusar, num sorriso coxo.

O cão recolhe-se. Não se lembra
do tempo em que a Casa das Palmeiras
trazia fausto e povo rico a esta rua
que se tornou tão minha.

Mesmo que não regresse.


Manuel de Freitas, Portas do mar, edição do Autor, 2011,
com capa e ilustração de Urbano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguém tem que enviar aquele canino para o canil.Estou farta de o ouvir.

Renata Correia Botelho disse...

Anónimo/a,
O canino não incomoda mais o mundo, com toda a certeza, do que você (ou eu).

Anónimo disse...

ó Renata

aquele canino está a atormentar-me

aliou-se a um chiauaua de uma sinhora ditora

já lhe dei um nome: mubarak

e vou fazer-lhe a folha

vou-me emancipar do seu jugo cruel