sexta-feira, janeiro 24

Prémios

Notícia completa aqui.

97 comentários:

Anónimo disse...

Caro Alexandre Pascoal
Em primeiro lugar, independentemente do mérito do teu post(que comentarei a seguir)tenho a lamentar que as tuas considerações sobre o Ilhas quando do seu aniversário, tenham sido pura retórica, sem qualquer intenção de alterar a qualidade e os temas abordados...
E o exemplo mais acabado é o facto reiterado de teimares em colocar temas pro institucionais, sem os alternares com temas candentes da politica Nacional ou regional.
Por outro lado este tema seria(e é importante)se fosse abordado na amplitude critica que o tema suscita...
Não será(independentemente do presidente do Governo regional ser outro) no mínimo hipócrita que se crie(por mais meritório que seja)um prémio para sensibilizar a conservação dos prédios históricos, quando nada se fez para salvaguardar os prédios históricos que deram lugar a hotéis e lojas de chineses?
Portanto a ideia é boa, mas peca por tardia, e penso que será mais uma boa ideia destinada a se perder na burocracia e nos interesses.
Açor

Anónimo disse...

E o prémio vai para...

Desemprego em Portugal cai para 15,4% em Dezembro pelo 10.º mês consecutivo

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/desemprego-portugal-cai-154-dezembro-pelo-10-mes-consecutivo

Anónimo disse...

Caro anónimo
Quem quer acredita, quem pensa duvida. ou será que é dificil pensar?
Se o desemprego cai em 10 meses seguidos, porque será que não há acréscimo significativo de empregos criados?
Mais do que isto que tipo de empregos são criados?
Será emprego com direitos?
Será empregos com uma carga horária significativa, ou antes pelo contrário são empregos precários de poucas horas?
Por este andar, ainda o governo fará uma festa com o emprego ao dia...
Deixem de contos de fadas e já agora ouviu Manuela Ferreira Leite(esta perigosa "esquerdista")dizer que esta das PPPs pagarem alguma coisa para a divida era um bluf, pois se assim fosse não via como os patrões estavam aos pulos para conseguirem as novas ppps?
Açor

Anónimo disse...

Açor

A taxa de desemprego desceu 2 per cento.
O emprego foi gerado pelas exportadoras.

Emprego com direitos? O Sr tem todos os direitos do mundo agora mas ganha menos de 500 euros por mês. Gandas direitos, sim senhor. Ganda conquista do 25!?!?!?

Para que fique a saber: as exportadoras estão a pagar acima da média salarial estabelecida. É natural: estão a tirar altos lucros e, querendo estimular a produtividade dos seus trabalhadores, aumentam o salário....o trabalho gerado pelas exportadoras está a começar a criar o tal mercado interno (+ pessoas a ganhar + e a gastar) mui almejado pelos....oops..ah, sim, pelos direitos...

o que parecia antitético transforma-se em síntese marada...

Curiosidade antropológica: a MartinFer vai pagar bons salários aos seus trabalhadores.

Pagará melhor do que a ENVC pagou.

E esta, hein?????? :)

Anónimo disse...

as PPP's estão a caminho do seu derradeiro FIM, Açor.

já nem sequer tem que ver com Passos, Seguro etc.

já todos perceberam que as PPP's são uma imensa nódoa no caderno de investimentos que é apresentado aos investidores nos ditos mercados internacionais.

ou seja, quando o governo começar a demolir as PPP's, a taxa de juro da dívida Portuguesa desce ainda mais...

para um governo de um país como o nosso, o acesso ao crédito barato é muito mais importante do que a manutenção das PPP's. ganham-se eleições com crescimento económico. as PPP's não são um trunfo eleitoral. muito pelo contrário. transformaram-se no pesadelo de qualquer governo. todavia, as repercussões do fim das PPP's poderá ser economicamente imprevisível. é coisa que se deve fazer á la Canadiana...ou seja, quando a retoma económica for uma realidade...será politicamente menos oneroso, se é que me percebe?? :)



Anónimo disse...

Grécia

http://www.theguardian.com/business/2014/feb/03/greece-manufacturing-growth-january-eurozone-recovery/print

Anónimo disse...

Açor

este Senhor pode dizer, com propriedade, que é Ministro.

http://www.publico.pt/economia/noticia/pires-de-lima-diz-que-futuro-nao-passa-pelos-salarios-baixos-1622177

Anónimo disse...

Açor



http://www.bbc.co.uk/news/business-26014150

Anónimo disse...

O desemprego cai e vai continuar a cair porque os jovens, sobretudo os com qualificações académicas, estão em debanda para o estrageiro.
Isto não é desemprego a diminuir ...
É empobrecer.

Anónimo disse...

estes jovens de que fala (ainda) constam nas últimas estatísticas. o desemprego baixou, objectivamente. estes seus jovens estão contabilizados como "desempregados." seja honesto. esta de usar a emigração, o Verão e o fim-de-munde para tentar escurecer o já escuro panorama é coisa de artista(deprimido)....

a queda do desemprego (um pouco por toda a Europa, até na Grécia, apesar de moderada) tem que ver com uma re-configuração global...os EUA deverão crescer 3%, pelo menos...a China, apesar dos soluços, deverá crescer tb. a Alemanha está saudável. o Reino Unido está de vento em popa. a França terá que implementar reformas mas a retoma Alemã e Europeia deverão tornar as reformas (estatais) menos dolorosas em termos políticos e sociais (mas a tradição Francesa de Action Directe não deve ser esquecida...). a França será empurrada pela Alemanha. terá boa sorte porque implementará reformas num contexto de crescimento económico....é precisamente por esta razão que o Nicolau pretende regressar ao Elisée.

só uma rentrée do Sarko poderá salvar a França
de Marine Le Pen. Hollande será triturado nas eleições. o seu próprio cão ignora-o. lol o sr hollande tem o capital político de uma hienazita rodeada de lians....lol lol
a esquerda radical crescerá muito, em virtude da sempre dramática guerra fratricida entre socialistas Francius. Sarkozy ressurgirá, qual napoleon cibernético, entre Marine e um qualquer loonie tune da esquerda radical Francesa...os Francius darão a maioria a Sarko.

seria coisa de filme, hey?? um vira volta badapimpimpim!!!?????

um dos momentos de grandeur inquestionável do grande Niklas:

o Sarko, com os copos, vale mais do que 5 Hollandes! LOL

https://www.youtube.com/watch?v=XCzeh3JuZtM

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Seja como for, temos felizmente(seja bem vindo) um novo anónimo(por sinal, não "crente")a salvar este discurso dual entre eu e você...
Estamos num momento "engraçado"
da politica Portuguesa, o governo atira foguetes por tudo e por nada, esperando que acreditemos que juros de 5 por cento conseguidos no mesmo dia que Espanha consegue juros de 2.5 por cento, é consequência do sucesso da sua governação...
Esta da diminuição do desemprego, é aparentada com as estatísticas que dão um franco por pessoa, esquecendo-se que uns comem muitos e outros nada, este pequeno alivio nos indicadores, deve-se entre outros ao facto do tribunal Constitucional, ter impedido a retirada de direitos aos funcionários públicos, ficando estes e a economia real com mais dinheiro para consumir e animar os negócios, deixe as novas medidas restritivas fazerem efeito e logo verá os indicadores descerem a pique, isto claro se não voltarem a ser consideradas Inconstitucionais, como espero.
Mas não é só este facto como muito bem nos diz o anónimo, é a proximidade da época alta, Verão e Natal, é a imigração e é a instabilidade em certos mercados do turismo, mormente os mercados Islâmicos.
Não sei se reparou que a imigração é das mais altas da história Portuguesa, será(como nos diz o anónimo, que este facto não tem relevância nos índices de desemprego?
Outro vector importante na diminuição do desemprego é a desistência na procura de emprego por parte de imensas pessoas completamente depressivas em relação a eventual ocupação de qualquer posto de trabalho.
Este aumento de emprego com as exportações é sazonal e não repetitivo, a realidade esta aí, com uma conjuntura depressiva que veio para ficar, independentemente de alguns indicadores de investimento publico(que tardavam a chegar)uns bons, como o investimento na ferrovia,outros continuação de investimentos anteriores, como o túnel do Marão e outros as subvenções do costume, onde se notam, os brindes à Mota Engil(construtora próximo de Sócrates, mas que agora serve Passos e companhia, as subvenções milionárias à falsa caridade, Cruz vermelha e outras...
O panorama internacional continua e aumentará o seu clima recessivo, com os briques, pelas horas da amargura, o caso do Brasil, China, Índia, com horizontes negros.
As eleições Europeias serão mais um factor a contribuir para problemas acrescidos, você centra o seu discurso em pessoas, como se os personagens que invoca não fossem componentes do mesmo ramalhete destruidor da economia e da Europa, a questão sempre foi do tipo de politicas e não dos personagens, mas agora esta verdade torna-se o beta e o alva da questão.
Pensar e propalar que o seu mundo capitalista esta de boa saudade, podia ser só um erro insignificante se fosse só uma consideração pessoal, mas no caso presente torna-se um mega erro, de consequências imprevisíveis, pois é uma ideia assumida e aplicada nos contextos dirigentes da politica Europeia.
Açor

Anónimo disse...

Açor

Espanha e Portugal.

Dois países diferentes. Situações distintas. Espanha, sem troika. Portugal, com Troika. Espanha, mercado interno dinâmico com poder de compra. Portugal, mercado interno débil.


Quanto aos seus outros argumentos: conversamos daqui a 1 ano e meio, precisamente, quando a taxa de desemprego atingir os +-10% e o salário mínimo for substancialmente aumentado.

Boa noite. :)

PS: O Panorama Internacional nunca foi a China ou os Brics. O Panorama Internacional são os maiores mercados (de consumidores com papel) do mundo...:)

Todos os jornais de ref da economia, economistas de renome, milhares de analistas dizem que a UE e a América do Norte estão a recuperar mas V Exa, do alto do seu pedestal, diz que não. Será toda esta gente simplesmente burra????? Eles estão todos errados mas V Exa está certíssimo.

Sim senhor.

Anónimo disse...

O Clima Recessivo acabou. O Fado também. Passou a história. Bem vindo á Era do Capitalismo Criativo Global. LOL

Seja mais optimista, home.

Abra um negócio. :)

The only way is up

:)

https://www.youtube.com/watch?v=UtKADQnjQmc

Anónimo disse...

Capitalismo Global Recreativo.

lol

Anónimo disse...

Caro anónimo Ezequiel
Você vai receber o oscar, se quiser o prémio do optimismo neste governo.
Não é tarefa fácil mas é louvável, quando tudo nos diz o contrário...
Não estamos de facto a falar dum governo, mas sim dum grupo de malfeitores, muito incompetentes, mas mesmo assim suficientemente hábeis para desempenharem o papel de liquidatários do País ao serviço da finança mundial.
O governo depois de vender quase tudo, preparava-se para vender obras de arte à revelia das normas legais respectivas, mas "infelizmente" a leiloeira teve o bom senso de não continuar um processo ferido de legalidade, mas ser´por isso que o governo não só não preserva a segurança necessária e suficiente das suas obras de arte como se fecha em copas, quando como agora, foi assaltado o palácio da ajuda, ou será que é conivente com estes roubos?
Pelo menos do ponto de vista objectivo, tem acrescidas responsabilidades, quando descura a necessária segurança.
Já analisou o documento das finanças que divulga as subvenções que este governo deu a entidades várias?
Pois é, o governo que retira as pensões aos idosos, aumenta em muito os subsídios aos Privados, na clara demonstração que o dinheiro existe mas é para os poderosos...
Não será necessário esperar um ano e meio para reiterar a situação económica e financeira do País, ela é claramente verificável no terreno, mau grado a propaganda de lavagem ao cérebro que este governo exerce.
A importância dum País na realidade económica global, é por si manobrado conforma as conveniências,umas vezes os briques, são a resposta para tudo, outras é como se eles não existissem, mas olhe para o facto dos juros terem descido, quando se anunciava a sua subida, quanto a Espanha, se ela não aderiu à Troika, não foi por ter condições financeiras mais favoráveis, mas sim por ter tido uma posição politica mais acertada e menos dependente e subserviente.
O verdadeiro prémio seria correr com este governo e com esta politica, pois senão, o dia depois, será demasiado mau, para ser contado e pior ainda para ser vivido.
Nem o fado acabou e se recomenda, como a recessão não acabou e não se recomenda.
Quanto á recreação, há lugar a ela, não só em termos do Capitalismo global, como em maioria de razão, em termos do desastre da politica deste "governo" de Passos e Portas.
Quanto a abrir um negocio, não me queira mal, deseje-me outra sorte, por pior que me queira.
Não sendo um fervoroso adepto do capitalismo, penso que existem muitas formas de o exercer e algumas até compatíveis com a saída harmoniosa desta crise, desde logo passando deste mundo de corrupção para um mundo em que a governação obedeça aos parâmetros regulares de gerir a coisa publica.
Saudções

Anónimo disse...

não sou optimista por natureza, caro Açor.

muito pelo contrário.

eu nem sequer tento contrariar a sua propaganda
com a minha.

nestas situações, o melhor a fazer é ficar calado e deixar que a realidade fale por si. o sr já conhece a minha op. não vale a pena repeti-la. para quê?

bon jour

z

Anónimo disse...

PS: não conheço a história das subvenções mas espero q n tenham feito tamanha asneira. seria um tiro no pé.

tem razão: há sectores (PPPs) e práticas corporativistas que não foram contempladas pelas muitas reformas.

este governo é reformador-conservador.

não é um governo liberal.

Anónimo disse...

"padrões regulares da coisa publica"

regulares??

pois

o nefasto mercado versus a coisa publica impoluta.

só um dadozito para acalentar-lhe os neurans.

a corrupção em larga escala envolve SEMPRE a COISA PUBLICA (ou a sua invocação padresca).

coincidência cosmológica? os astres tao todos de cu virade pos mercados???? LOL

salve seja, por toutatis com chocolatito. mercados, não!!! funcionários públicos, SIM!!!!!!! vamos engendrar um sistema que crie riqueza de cima para baixo, por decreto. brilhante!!!!

são dois mundos diferentes, realmente.



Anónimo disse...

A Espanha agiu e age de forma menos dependente e subserviente porque podia e pode agir de forma menos dependente e subserviente.

A Espanha é menos dependente do que Portugal.

Anónimo disse...

ou seja,

a Espanha agiu de forma menos dependente e subserviente não porque decidiu (se fosse coisa que se pudesse fazer com uma decisão todos poderiam agir de forma menos dependente) agir de forma menos dependente e subserviente mas porque PODE decidir de forma menos dependente e subserviente...LOL ..é a célebre questão da distância que separa o querer do poder...

ta captando o filme??? ou não?

PS: a espanha n teve probs com dívida do estado.
o seu prob é outro, q tem q ver exclusivamente com a banca (bolha, bluuup). o estado espanhol tem sido rigoroso na admin das suas contas publicas, apesar de tudo.

o nosso prob é o do endividamento estatal.



Anónimo disse...

Em vez de comparar Espanha com Portugal que tal um (antes>depois) de um país que implementou medidas de austeridade orwellianas...a GB.

Compare e identifique uma relação causal. LOL :)

http://www.theguardian.com/business/2014/feb/05/ifs-green-budget-george-osborne-cuts

http://www.theguardian.com/business/2014/jan/28/gdp-data-uk-growth-recovery-osborne-business-live

O Guardian é um jornal da esquerda trabalhista (com alguns liberais á mistura) Britânica. Os dados são fidedignos.

Anónimo disse...

Chicago (Boy) Urban House

LOL

http://www.live365.com/stations/scion015

Anónimo disse...

Caro anónimo Ezequiel
Agradeço o seu trabalho de citar "fontes", mas como não consigo aceder a elas, não as posso comentar.
Antes de mais o posicionamento, em qualquer questão da vida, não é exclusivamente atinente á posição material de inferioridade ou de força de alguém face a outrem, nesta relação controvertida, existem outros valores a ter em conta e alguns até alteram a verdadeira relação de forças, entendeu?
Dou-lhe o exemplo de pequenos países que venceram países, poderosos, se quiser, dou-lhe o exemplo Bíblico de David e Golias, etc...
Não vou explanar mais a ideia, pois respeito a sua inteligência e sei que me entendeu.
Desde o inicio que este governo claudicou face a qualquer papel negocial, não sou eu que o digo, são imensos sujeitos da área do Governo e da Oposição, mesmo alguns ex. Ministros deste governo como o da industria o dizem, como diziam Poiares Maduro, e Pires de Lima antes de estarem no Governo.
A ideia que Portugal tem problemas diferentes da Espanha, é tão verdade, como a verdade, que não há dois dedos da mesma mão iguais, Portugal tem para além da divida Pública o problema (maior ainda) da divida Privada, onde o BPN, Banif, BCP, são só a ponta do icebergue, não tem uma bolha imobiliária como Espanha, mas tem problemas nesta área...
Agora o verdadeiro problema do Pais é mesmo este governo impreparado que tem um Primeiro Ministro, que para além de falar "fluentemente na asneira" mais nada sabe, para além da teimosia dos ditadores...
Admira-me que teime em defender um governo assim, onde o seu mais que tudo,Gaspar o disse na sua carta de despedida.
É pena que um liberal defenda um governo que tudo faz para alterar as leis da concorrência, apoiando uns contra os outros, vá ao portal das finanças e leia as subvenções e o seu aumento substancial e compreenderá completamente este facto.
O capitalismo tem várias leituras e convive perfeitamente com o estado, as mais radicais teorias liberais não advogam a estinçõ do estado, ou será que existe liberalismo anarca?(até poderá existir)
O mercado não é antagónico com Estado, se o fosse seria contra poder, e deste radicalismo não padeço...
A corrupção é um comportamento sinalagmático, não é de via única, envolve os privados e a coisa pública.
Para mim o mercado é o espaço de trocas comerciais, nada tem de diabólico, outra coisa porém é a alteração aos seus conceitos liberais de mercado, Prefeito(utópico é certo)que se verificam nos nossos dias com esta promiscuidade entre estado e privados, que se verifica um pouco por toda a parte.
Onde é que este governo é reformador ou mesmo "conservador"?
Este governo não fez uma única reforma que fosse sustentável, pensada e baseada em estudos sérios.
A não ser que confunda saque do fisco com reforma' Mas aí muito mal vão os seus dogmas liberais.
Quando digo que existem outras vias no Capitalismo, é porque não tenho uma visão tão estreita do fenómeno que pense que só exista, politicas anacrónicas como as deste governo, que nem sequer sabem os procedimentos jurídicos para a venda de Obras de arte.
Este governo se quiser, chama-lo disso: É um misto do pior dum governo totalitário, "colectivista" com o pior dum governo radical liberal, mas com um traço de incompetência, experimentalismo bacoco, insensibilidade social, e uma leviandade absoluta.
Aumenta todos os dias os apoiantes deste governo, que mudam de posição, espero que você mais cedo que tarde, arrepie caminho e se aperceba que este governo padece do mesmo capital de confiança que os ditadores têm, por pior que seja o seu governo, é fácil, estar no poder e comandar as mentes da maioria, ou não tivessem eles os meios economicos e publicitários apropriados para tal, só a prefeita inépcia é que os vai deminuindo rapidamente a sua base de apoio, pois os ditadores como Salazar e outros se conservaram com mais popularidade durante muito mais tempo, se calhar porque estes ditadores de meia tigela ainda não conseguiram acabar com o leve exercício democrático que vamos tendo.
AÇOR

Anónimo disse...

Caro Açor

Um país endividado até ao tutano, completamente dependente de fundos externos, não tem qualquer poder negocial.

Quanto ao resto, não concordo consigo mas respeito a sua op, como é evidente. Espanta-me este governo ainda não ter tocado nas PPP's, de ter optado quase exclusivamente pelos cortes cegos e pelo aumento dramático dos impostos. Acho que deveriam ter começado com os probs mais graves (PPPs). Poderiam ter tentado minimizar os efeitos recessivos da austeridade.

Todavia, no contexto da presente situação e dos partidos e lideranças existentes sei, tenho a certeza, que este foi o melhor governo possível.



Anónimo disse...

Açor

Já lhe disse milhantas vezes que V Exa deturpa deliberadamente o que Gaspar escreveu na sua carta de demissão.

Poderá ler a carta aqui (pela segunda vez):

LEIA a carta de demissão antes de especular sobre os seus conteúdos.

http://downloads.sol.pt/pdf/Cartade01072013.pdf

Anónimo disse...

Os mais recentes dados económicos demonstram que Gaspar FALHOU???

Não percebo como é que pode tentar defender a tese que Gaspar falhou.

Se tivesse falhado estaríamos como a Grécia.


É uma carta honesta. Ele reconhece "o incumprimento dos limites originais" , é vero.

a bem da verdade, os governos raramente cumprem os limites originais em situações de crise profunda...o que interessa é a TENDÊNCIA de descida (neste caso, dos juros da dívida)...

Gaspar acertou em cheio.

aliás, tivesse o incumprimento dos limites originais sido um problema fundamental Portugal teria sido penalizado nas avaliações da Troika.

nunca foi. por uma razão simples: a relação entre políticas/medidas e consequências mesuráveis não é linear e inteiramente previsível, particularmente em períodos de crise que são, per natura, voláteis e imprevisíveis.

esta carta demonstra de forma clara o carácter de Gaspar, como ministro e como homem.

z

Anónimo disse...

Açor

quase q me esquecia.

sabe quantos ministros/governos (Canadá, Suécia, todos os países que implementaram reformas profundas) cumpriram os "limites originais" (de um prog de reformas)???????????????

refiro-me aos últimos 20 anos.

sabe quantos?????

0 (ZERO)

todos falharam.

o que interessa, meu caro, é a tendência.
Gaspar fez o que tinha que fazer para ajudar a mudar a tendência. a economia não é uma ciência exacta. não existem ciências exactas. existem ciências probabilisticas, quando muito.


já lhe disse: suspeito que este governo será o único governo Europeu que será reeleito depois de implementar a maldita austeridade.

em Abril novos dados relativos à economia serão publicados. tudo indica que o desemprego continuará a descer e que, dentro de ano e meio +- o salário mínimo será aumentado


Anónimo disse...

Açor

quase q me esquecia.

sabe quantos ministros/governos (Canadá, Suécia, todos os países que implementaram reformas profundas) cumpriram os "limites originais" (de um prog de reformas)???????????????

refiro-me aos últimos 20 anos.

sabe quantos?????

0 (ZERO)

todos falharam.

o que interessa, meu caro, é a tendência.
Gaspar fez o que tinha que fazer para ajudar a mudar a tendência. a economia não é uma ciência exacta. não existem ciências exactas. existem ciências probabilisticas, quando muito.


já lhe disse: suspeito que este governo será o único governo Europeu que será reeleito depois de implementar a maldita austeridade.

em Abril novos dados relativos à economia serão publicados. tudo indica que o desemprego continuará a descer e que, dentro de ano e meio +- o salário mínimo será aumentado

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
A carta de Gaspar tem que ser interpretada e não lida tal qual é escrita,(como tudo na vida)se assim não fosse, ainda estaríamos a considerar que a terra era o centro do universo tal é a ilusão visual que apresenta.
Gaspar diz claramente que as suas medidas não têm a confiança e credibilidade necessárias, dizer que esta credibilidade é exclusiva de Gaspar é esquecer o carácter dirigente e unificador do cargo de Primeiro Ministro.
Diz com alguma alegria que o salário mínimo será aumentado, mas não foi já decidido em termos de concertação social o seu aumento, não tendo este vergonhosamente sido concretizado por este governo, mas não enxerga que este aumento é exclusivamente para novo embuste eleitoral?
Se este governo for reeleito, será coisa para acreditar em milagres.
Todas as más medidas, sobretudo os embustes que os governantes aplicarem, serão más em qualquer parte do mundo e seja qual for a ideologia, sou radical em considerar que o mal não é purificado se cometido pelos "nossos"...
Será que Portugal está tão diferente da Grécia depois de começarmos um caminho nos antípodas um do outro ?
Claro que não e isto devido a termos sido, demasiados "bons alunos", ser bom aluno não compensa...
Eu acho graça por você mostrar alguma contrariedade face ás práticas menos licitas deste governo, mas comportar-se como a anti nudista, que depois de tirar toda a roupa conserva as meias como razão para não se considerar nudista assim você considera pouco a pouco todas as atitudes do governo erradas, mas continua a bater-se por ele e considera~lo o melhor do mundo.
Já agora já sabe dos despedimentos anunciados para a Ford internacional, não será isto uma razão que a recessão ainda não acabou?
Saudações Açor

Anónimo disse...

Eu digo x
Você diz que eu disse y.

Você lê a carta mas não presta atenção ao que vem lá escrito. Sobrepõe as suas extrapolações e transforma o que vem lá escrito noutra coisa voilá...A carta de gaspar é clara e inequívoca.

Eu digo que este foi o melhor governo possível.
Você diz que eu acho que este é o melhor governo do mundo.

oki doki

Ser bom aluno não compensa?

Certamente seria preferível estarmos na situação da Grécia.

bom dia



Anónimo disse...

Não estamos de facto a falar dum governo, mas sim dum grupo de malfeitores, muito incompetentes, mas mesmo assim suficientemente hábeis para desempenharem o papel de liquidatários do País ao serviço da finança mundial.


----

Incompetentes e malfeitores foram aqueles que nos puseram nesta miserável situação. O Passos não criou PPPs.

Sem a finança mundial o Sr NÃO teria estado social.

Isto é elementar. Os estados sociais são absolutamente necessários mas são caros. Não é por acaso que TODOS os estados sociais avançados (Suécia, Canadá, Alemanha) são, SEM EXCEPÇÃO, mantidos por uma economia vibrante e pelo sector financeiro....é assim desde sempre!!!

incrível, não é?

O estado social surge ao mesmo tempo que a grande finança. Não é mera coincidência.

Bem sei que estas falsas dicotomias são lugar comum..mas

Anónimo disse...

perdão:

...são mantidos por economias vibrantes e pelo sector financeiro....é assim desde sempre!!!

desculpas pelos erros.

abr
z

Anónimo disse...

Caro Anonimo
A escrita boa ou má, e eu não tenho a pretensão de a usar da forma mais competente, sobretudo nas condições em que o faço, com um computador que há muito necessitava de reforma, não fossem as minhas economias para os seus amigos do governo...
Diz que o actual governo não criou as PPPs, mas criou o seu apoiante Cavaco, foi no governo de Cavaco que elas foram criadas, ou já se esqueceu da Luso Ponte, se calhar a mais escandalosa PPP), mas tenha calma se o Passos não teve a oportunidade de as criar, teve não só a oportunidade de as alimentar, como se preparar para fazer novas PPPS.
Não tenha a mínima dúvida que eu ao contrário do PSD a seu devido tempo critiquei com a mesma energia Sócrates e companhia, bem como Cavaco.
Se formos falar em malfeitores falemos em todos os ligados ao BPN que por coincidência são todos do PS e amigos de Cavaco, será que alguém como Cavaco, que entre outras irregularidades recebeu informação privilegiada na compra e venda de acções do BPN, não estaria na cadeia em outros Países em que não fosse Presidente?
A finança em si considerada é um instrumento da economia que não oferece nenhum reparo, a questão é outra e diz respeito a uma actividade irregular e ilegal desta mesma finança, nos estados Unidos apesar do processo, não ter limpo tudo, prendeu o principal responsável do banco similar ao BPN e aqui os amigos do presidente se passeiam alegremente.
Veja as subvenções que Passos atribuiu e tire as suas conclusões, você ainda não entendeu que para mim, pouco me importa que tenha sido A ou B responsáveis por estes crimes,eu atacaria com a mesma insistência quer fossem pessoas de direita ou de esquerda(ou até seria mais critico com pessoas ditas de esquerda, como fui com Sócrates)você próprio se pensar verificará que não é com trafulhices que o mundo melhora, mesmo que pontualmente possa melhorar a economia aqui ou ali, na viragem do tempo, tudo ficará pior, se é que alguma vez foi melhor para a maioria da população.
O seu erro é fazer coincidir economias e finanças saudáveis com falcatruas como fizeram os Dias Loureiros, amigos de Cavaco(que é um fenómeno de fuga à justiça).
A Grécia é uma vitima de má governação e da finança criminosa com os amigos da golden sacks, foi ridículo o jogo infantil que se processou na Europa, em considerar quem era pior do que o outro, no fundo foi um esconder do falhanço global em que se constituiu esta Europa Unida, teria sido bem mais consonante saber a razão como se chegou ao desastre e as formas de o superar, mas não, escolheu-se o caminho de destruir um e outro País, se reparar, apesar dos erros cometidos a Grécia conseguiu estar num plano comparado melhor a chegada do que a partida, neste momento comparando o estado inicial de Portugal e da Grécia, podemos dizer que a Grécia esta se não melhor no mesmo plano, o que é obra na comparação global de todos os planos.
Vou lhe repetir com toda a calma do mundo, este governo é bacoco, bronco, impreparado, insensível e um testa de ferro de forças e interesses que visam liquidar o País, se reparar bem, será por acaso que eles nem conhecem os mais elementares regulamentos e requisitos legais, não só nos orçamentos, mas numa simples transacção de obras de arte, à revelia de todos os protocolos.
A mim entristece-me que você que entendo ter um entendimento mais que razoável das coisas, não tenha um espírito critico, se não do governo no seu conjunto(e alguns ministros têm qualidade)pelo menos de Passos, que é duma consistência confrangedora, talvez fosse capaz como " Dux" das praxes Universitárias, agora como primeiro ministro?
Saudações, Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Tendo reparado que ao contrário de você, não tive o cuidado de me desculpar dos erros, reparei que disse que os amigos do Presidente implicados no BPN eram do PS, quando queria dizer do PSD, lapso identificável, mas demasiado errado para não ser corrigido, os outros erros, são comuns na minha escrita ao correr do teclado.
Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Reparei que não conclui o que queria dizer no inicio do comentário a respeito da boa ou má escrita(resultado desta minha mania de responder de imediato, ao correr do teclado)...
A boa e a má escrita usa figuras de estilos é uma necessidade de criar imagens que tornem mais compreensível para os outros a nossa mensagem, é claro que eu ao dizer o melhor governo, estaria a usar o exagero para dar força á contradição de você, criticar alguns aspectos que são a marca deste governo e depois continuar a apoia-lo...
Como será possível um liberal convicto, apoiar o saque fiscal, o apoio selectivo de uma empresa em desfavor de outras, a venda das principais empresas a um País dito comunista( China) e a outro onde vigora a apropriação ilegítima, pelo presidente das riquezas do País, onde as liberdades são uma miragem(tanto na china como em Angola)e em muitas outras coisas que desvirtuam as máximas do liberalismo?
Nada tenho contra ser do PSD ou do CDS, mas como muitos outros insuspeitos militantes destes Partidos seja coerente e que mais não seja pela necessidade de salvaguardar a continuidade de Portugal como País, não meta as palas de apoio cego a este País, se assim não for continua a estar ao abrigo da liberdade,(que respeito) mas deixa-me pena.
Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Hoje estou numa de correcções...
Queria dizer"...Apoio cego a este partido..." e não País.
Este governo tem todos os tiques que um liberal ataca na relação totalitária do estado com o cidadão, onde o estado omite todos os direitos do cidadão em prol dum objectivo colectivista, só que aqui este objectivo é colectivista no sentido de esvaziar o estado e os cidadãos em prol dos interesses de quem são os seus testas de ferro, o capitalismo financeiro internacional, mesmo que seja o de Países ditos Comunistas e de empresas de estado, estado este que no nosso País eles querem esvaziar de qualquer actividade económica, serão eles desprovidos de solidariedade para com estes Povos impingindo a "sarna" que não querem no seu País, ou tão só esperam sacar as riquezas do País o mais rápido possível, antes de serem corridos?
Açor

Anónimo disse...

Açor

o "capitalismo financeiro internacional" não criou PPP's nem foi responsável pelo despesismo estatal dos últimos 20 anos.

quanto ao resto, não compreendi patavina. mea culpa, certamente.

um bom dia para si
ezequiel




Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Não compreender é uma forma cómoda de não contradizer...
Não foi o capitalismo financeira Internacional que criou directamente as PPPs e o despesismo estatal dos últimos 25 anos, como não foi só o despesismo estatal que criou esta crise, centrar neste facto, é reduzir o problema à sua ínfima parcela...
Mas sempre lhe digo que as PPPs são uma criação de engenharia financeira analisar a razão das ppps enquanto solução económica o financeira é uma coisa, analisar a forma que revestiram estas em concreto é uma coisa diversa, a forma de pensamento referente ao seu comentário é de uma rigidez impressionante e é também um dos males que reveste a politica em geral, segue-se a cartilha de forma rotineira, mal comparado é como o sargento das provisões que ao sair diz ao seu substituto continua a roubar da forma como eu fazia para que tudo bata certo.
Agora é que não entendeu... Acontece...
Açorh

Anónimo disse...

Amen.



Anónimo disse...

A "ínfima parcela" é = a + de dois terços da dívida pública.

Ínfima?

Anónimo disse...

o topete de achar que ninguém vai topar o topete.
é o pior dos insultos. ínfima. ínfima.

a única coisa ínfima coisa aqui é a sua consideração pelos outros.

mas tutto bene.

muita saúde e felixidades

z

veja o vid abaixp. no english needed. universal language

https://www.youtube.com/watch?v=MH6TJU0qWoY

Anónimo disse...

"Quem quer acredita, quem pensa duvida. ou será que é difícil pensar?"

Açor dixit
-----

Quem pensa duvida.

Como se a dúvida fosse um fim em si. Como se fosse algo intrinsecamente desejável, a dúvida. Eternamente imerso na dúvida, incapaz de decidir, paralisado pela razão, o imperium opressivo do "e se?". Minha nossa, Açor.

Não seria mais simples e relevante dizer simplesmente isto: quem pensa, APRENDE.

poder-se-á dizer, certamente, que quem duvida pensa...mas...claro...pode pensar mal. o facto de pessoa x ter muitas dúvidas acerca de muita coisa nan qué dizé que seja pessoa particularmente inteligente ou interessante. pode, par exempio, duvidar estupidamente.

pensando bem o "quem pensa, aprende" é igualmente falso. há gente que sabe pensar mas que nunca aprende coisa alguma. um caramelo pode perder a memória mas continuar a ser pessoa que sabe pensar logicamente. mais um petit drama do humanoide.

o melhor mesmo é não proclamar máxima alguma acerca do humano. a filosofia é uma fraude. todas as descrições e interpretações são parciais, imprecisas e falsificáveis.

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Para quem desconsidera a dúvida, estar a por a filosofia em dúvida é o que?
Quero lhe dizer que independente de todas as suas considerações pouco terem a ver com o que escrevi, lhe digo que este seu naco de prosa foi elaborado e refinado, esta a desfilar os seus dotes literários.
Quanto às minhas palavras propriamente ditas, "...quem quer acredita, quem pensa duvida..." não têm nada de desconsideração dedicada, elas são despretensiosas, gerais e abstractas e dizem respeito a quem acredita por uma questão de fé, por dogma numa verdade não confirmada.
Quanto aos seus considerandos filosóficos estou no geral de acordo, até porque a filosofia não se prende a verdades mas à interrogação, ao pensamento à dúvida, onde cabe todas as ideias desde(ou até não)que tenham uma lógica interna.
Só por mera informação vai sair um livro sobre Victor Gaspar duma jornalista conhecida que agora me escapa o nome, certas ou erradas ele dá respostas sobre a saída de Gaspar do governo mas ainda não sei em que termos, sei é que a jornalista em causa é ferrenha apoiante das politicas da austeridade.
A verdade é esta existe como sempre um núcleo que apoia qualquer governo e outro que se opõe, eu estou na parte da oposição e você na parte do governo, mesmo depois de tudo passar continuará a existir quem apoie este governo e quem o ataque, sempre foi assim ainda hoje existem pessoas que apoiem Hitler apesar das atrocidades deste, é a vida.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Açor


desfilar de dotes literários? salve seja. ta aqui um
hemingway teso de marreta! sim sinhor.

estou muito interessado em quem apoia e quem se opõe a este governo. nem imagina. passo noites acordado a pensar nisso.

eu estou agora aqui a pensar e comecei a duvidar há pouco. a dúvida é tanta que eu já nem sequer sei se estou a escrever para o Açor e para os dois romenos que vieram parar a este blog por erro. lol

não há nada que me irrite mais do que uma pessoa repleta de dúvidas acerca de tudo. é como olhar para um abismo. a ausência de grund. lol
uma não-identidade. um vácuo. o vazio.

ó açor, eu nan sou escritor, nan quero ser escritor, nunca quis, sei que não sou escritor, já me disseram que não sou escritor, até o meu gato sabe que eu não sou escritor, a minha avozinha disse-me que eu NUNCA seria escritor, li uma vez, na cadeira de uma camionete do caetane um grafitti que dizia: "tu nunca serás um escritor!!" (LOL), na sola do pé direito tenho uma tatuagem onde se pode ler: "este gaje não é escritor."

por outro lado, se o comuna do saramago conseguiu o Nobilis...nunca se sabe. os suecos são loucos, como é sabido. who knows? (cá estou eu a duvidar inteligentemente...)

uma boa tarde
z



Anónimo disse...

o pesadelo da esquerda...uma economia em crescimento em 2014 e 2015...

a austeridade funcionou.

krugman, o nobel, errou.

osbourne, ministro, acertou.

os efeitos recessivos da austeridade são insignificantes quando comparados com os efeitos recessivos das causas estruturais(PPPs, dívida estatal altíssima e insustentável para uma economia mega estatizada e comparativamente pobre)...

osbourne foi direitinho ao cerne da questão. corajoso e responsável. krugman, por seu lado, pretendia "resolver" um problema com a criação de outro problema...(o estado, através de packages de estímulos engendrava crescimento económico mas ....como pode um estado FALIDO financiar estímulos económicos????) Os EUA podem porque beneficiam da compra de muitos treasury bonds por parte de muitos países que conhecem o mercado Americano.

Os EUA poderão vir a sofrer com isto. A GB seguiu a via Draconiana. old school. e está a sair da crise mais depressa do que os EUA. muito mais depressa.


Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Não pretendia desenterrar frustrações pessoais, ser ou não ser escritor, não é a questão fundamental, importante é mesmo comunicar(escrevendo ou não)umas vezes bem outras vezes pior, mas sempre com entusiasmo...
Muito pior do que ter dúvidas é não as ter, talvez Cavaco seja o exemplar mais ridículo de certezas balofas...
A dúvida é um caminho para sair dela , ou até para encontrar mais dúvidas de outras complexidades, ficar pelas certezas talvez seja a razão do mundo não se ter desenvolvido mais e melhor...
Será que mega economia estatizada era a Portuguesa?
Se sim, então estamos em presença dum fenómeno de fanatismo a necessitar de analise.
Portugal neste momento será estatizado nas empresas privadas como BPN que recebem milhões do Estado, mas pouco mais, até os estados Unidos têm um estado bem mais estatizado do que o nosso.
Tudo o resto é uma questão de fé, cada um tem a que quer.
Saudações Açor

Anónimo disse...

Açor

Você é que mencionou os supostos dotes literários, não fui eu.

Eu não me considero um escritor.

Os EUA tem uma economia mais estatizada do que a nossa?!?!?!?

Pois, tal e qual.

Corrobore este seu argumento, se faz favor.

Deve ter lido isto no Economic Digest do Tio Patinhas.

Quanto ao resto, a idealização da dúvida é tão falaciosa como a idealização da certeza. Nem uma coisa nem outra. Algumas dúvidas e algumas certezas, com moderação.

Opus-me à idealização da dúvida da mesma forma que me oporia á idealização da certeza.

Não confunda frustração com honestidade.







Anónimo disse...

Por exemplo, agora tenho uma dúvida sobre este seu argumento de que a economia dos EUA é mais estatizada do que a Portuguesa.

Qualquer economista minimamente bem formado sabe que isto é falso.

Sempre a tirar coelhos da cartola, Açor.

Não hesita mentir para tentar ganhar o argumento.

Não percebo porque é que faz isto, particularmente quando sabe ou deveria saber que a mentira é manca.

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Alguém que se preocupa tanto e em tantos exemplos e até com figuras de estilo, para dizer que não é escritor é porque esta questão lhe diz muito, pode ser um pressentimento, mas penso que esta ideia da escrita já lhe assolou o pensamento, mas não se aborreça, quem em momento algum, não pensou em ser escritor, ou em escrever livros?
Antes de eu justificar a razão porque penso que se calhar os EUA são mais estatizados que Portugal dos nossos dias, tem que me responder à minha pergunta de saber se este Universo estatizado é o estado Português?
Que eu saiba, em Portugal pouco falta privatizar, até mesmo os correios já estão privatizados e nos EUA, ainda mantêm o seu carácter de Públicos.
Você tem a mania de chamar mentiroso a torto e a direito, já lhe disse que detesto a mentira e se lhe disse que os estados Unidos seriam mais estatizados que Portugal, disse-o não por ter manifesto conhecimento disso( e nesta medida não fui claro na mensagem)mas por terem sido, com a crise terem sido nacionalizados muitos negócios, e em sentido contrário em Portugal, pouco resta por privatizar, agora em vez de se apressar a chamar nomes, responda ao que lhe pergunto e diga onde reside em Portugal esta mega estatização?
Não existe idealização da dúvida, a duvida faz parte do método cientifico...
Diga alguma coisa sobre o livro da Maria de Lurdes Avilez que responde(sobre o prisma da "austeridade")sobre as razões da saída de Gaspar do governo.
Sobre as subvenções nada disse e depois vem dizer que não se importa com governo e oposição, mas não é sobre isso que temos
escrito?
Saudações
Açor

Anónimo disse...


A economia dos EUA é muito menos estatizada do que a Portuguesa.

Já lhe disse que, a ser verdade, a história das subvenções seria ou é um tiro no pé. Se concordo consigo neste particular, porque teria eu que escrever mais alguma coisa??

A Avilez é próxima do PS mas isto pouco importa.

E tb pouco me interessa o livro do Gaspar, as mexiriquices da Avilez etc.

O que me interessa é que Gaspar foi um excelente ministro das finanças. Interessa-me sobretudo o que ele fez e não o que as pessoas mal informadas e formadas dizem sobre ele. Sei que é um gajo competente e honesto. O resto não me interessa.

você é mesmo um mau caracter:

primeiro afirma com a convicção de um crente q a economia dos EUA é mais estatizada do que a Portuguesa.

quando confrontado com a verdade, modifica a tese da forma mais infantil possível:

ás tantas, SE CALHAR, assim como quem não quer a coisa, a economia dos EUA pode não ser tão estatizada como a Portuguesa...


não tenho pachorra.

V Exa parece uma enguia.

Anónimo disse...

Sim senhor, ganda atoleimado, estava a referir-me á ECONOMIA PORTUGUESA, como é mais do que evidente.

era dela que estávamos a falar.

safa, que gajo pestilento, sem frontalidade.

ezequiel

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Você joga como um avançado, mas em vez de marcar um golo, bate com a cabeça no poste...
Não sei se você quer que lhe levem a sério, se é assim, faz para que a coisa seja mesmo dificil...
Você é mesmo fundamentalista, parece um anoréctico do anti estado, no caso vertente das privatizações, se calhar gostava que as empresas fossem privatizadas em prestações, assim prolongava as privatizações para satisfazer a sua "doença"...
Para você um estado anarca era um estado estatizado.
Você ou não quer responder ao que eu lhe pergunto(o que está no seu direito)ou tem alguma "branca" que o faz esquecer selectiva mente tudo o que lhe convém...
No alto da sua "sapiência" decide quem é o quê, sem esclarecer os critérios e os dados que o levam a decidir que A é maior ou menor que B...
Eu não sei de facto se Portugal ou os States, são mais ou menos, estatizados, nem acredito que você possa ter qualquer certeza sobre o assunto, os Estados Unidos só nas forças armadas, têm uma série de empresas publicas, mais as forças policiais, a inteligência, os Bancos Nacionalizados etc, etc...
Não obstante isso, é totalmente incerto tecer teorias sobre o assunto...
O que você não quis reconhecer é que as empresas publicas em Portugal, são completamente residuais, face à febre de privatizações que este( e outros) governo implementou.
Para mim este critério de mais ou menos estatizado, não me diz grande coisa sobre os méritos do Governo, a questão não é da forma mas de conteúdo,a Caixa geral de Depósitos é do estado mas comporta-se como sendo Privada.
Você usa estes comentários para dizer aos outros aquilo que não tem coragem para dizer(com mais propriedade) de si próprio...
Você não leu o livro, não sabe o que ele diz e passa logo a atacar a Avilez, quando ela é a mais vigorosa apoiante deste governo e do PSD.
Quando lhe demonstramos que este governo tem uma politica contrária à politica liberal, diz que já disse isso e aquilo, mas passa para canto, para disfarçar, que é um farsante, pois no fim, pretende somente defender este governo, usando o liberalismo como capa.
É interessante que você que faz citações disso e daquilo, não saiba, que as subvenções aumentaram com este governo, bem como as isenções fiscais, quando as mesmas não são são publicitadas nos medias, como o sitio das finanças os publicitam, pois é, as "brancas" funcionam, oportunamente neste caso, o que você é, é mesmo reaccionário...
Dizer que a nossa economia actual é estatizada, é o mesmo que um anoréctico de pele e osso continuar a pensar que esta super gordo.
Açor

Anónimo disse...

Aos 2 comentadores de serviço aqui do Ilhas (Ezequiel e Açor): em vez de utilizarem este espaço virtual para carpir mágoas e resolver atritos, não querem antes aproveitar o beneplácito de S. Valentim e fazer as pazes num restaurante qualquer.
Sempre poupavam os (poucos) leitores que este blogue ainda tem. É que já não há "aço" para aturar isto

Anónimo disse...

o aço é seu. n lhe vou dizer como o deve usar. a conversa é minha e do compadre Açor, com quem não tenho q "resolver" coisa alguma. estamos aqui conversar cordialmente sobre os assuntos que nos atormentam a meloa. se n tem aço, prob seu.


Ao Açor

(para mim, diz o Açor) "um estado anarca (era) seria um estado estatizado..."


noop. nem para mim, nem para nenhum anarca, nem para nenhum humanoide que já tenha lido a definição de anarquismo no dicionário da Porto Editora....

Açor

considero o Canadá o país que melhor exemplifica
a virtude do Meio...entre poder estatal e capacidade privada...O Canadá não tem universidades privadas, a saúde é genuinamente pública, a solidariedade social é dever assente e consegue-se tudo isso sem grandes desvios orçamentais...

eu não preciso de ler o livro do gaspar nem de ler a Sra Avillez para saber o que ele fez como Ministro das Finanças. eu estava cá. li os jornales digitales. segui atentamente tudo o que dito fez.


que absurdo afirmar que a "nossa economia está estatizada"!?!?!

dio mio. como é que é possível?? da nossa dívida, 40 mil milhões dos 75 mil milhões iniciais tiveram origem em instituições para-estatais (mas estatais de pleno direito em termos financeiros) mas o sr Açor diz que a nossa economia não é estatizada????!!!

o liberalismo como capa para defender este governo? já lhe disse milhentas vezes, ESTE GOVERNO NÃO É LIBERAL. Foi o que sempre disse.

Reformador, sim, liberal não.

Eu não ataco a Sra Avilez mas não a considero a mais sagaz analista da política Portuguesa. Duvido que seja uma fervorosa fan girl do Passos e deste governo. Duvido muito. É uma jornalista séria que raramente aborda as questões verdadeiramente importantes. O filho, este sim, tem panache e visão apurada. Muito bom analista!

as "empresas públicas residuais" custaram-nos 40-50 mil milhões. a todos nós. foi esta debilidade que fez com que o embate com a crise exterior fosse tão penosa. esta foi a nossa "causa."


boa tarde. espero que o leitor sem aço vá berdamerda...:)

complimentis
z







Anónimo disse...

o embate fosse tão penoso

...
sorry.
va va voom.
:)

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=f2RutyGdg4I

Anónimo disse...

Açor

já dei uma vista de olhos no livro da Sra Avillez.

está muito bom. a jornalista afinal não é apenas séria. excelentes perguntas e respostas.

peço desculpa por ter denegrido o trabalho da dita Senhora. não se trata de mexiriquices. de forma alguma. obrigado pela sugestão de leitura.

ezequiel

Anónimo disse...

Caro anónimo e Ezequiel
Em primeiro lugar ao anónimo "incomodado":
1- Fico satisfeito que existam leitores para além de mim e do Ezequiel, outra coisa não esperava dum blogue, independentemente de alguma perda de vitalidade que na minha opinião ele vem demonstrando...
2- não creio que os comentários possam desviar os leitores de lerem os textos colocados como post, até porque os comentários são, independentes dos autores(estes sim residentes e formalmente colaboradores do Blogue,) e só são abertos se o leitor assim o desejar.
2- Infelizmente só os dois comentadores voluntários (e não comentadores de serviço,) têm comentado os textos colocados pelos autores do Blogue.
O anónimo não perderá nada, se não quiser ler os comentários dos referidos, seja como for(e falo por mim)terei o máximo gosto que os leia, quer seja para os criticar, quer seja para tecer os apontamentos que lhe aprouver, acerca dos textos dos autores.
3- Gostaria que mais e melhores comentadores pudessem comentar, assim,( ao contrário do que o digno anónimo considera,) o Ilhas pude-se melhorar a qualidade apresentada.
4- admito que o leitor não tenha "aço" para ler os nossos comentários, mas neste caso, só tem que se maçar, em não abrir os respectivos comentários(até porque infelizmente só aparecem os ditos comentários dos sujeitos referidos.)e assim continuar a usufruir dos textos sem a maçada referida por si.
4-Ao contrário do que possa transparecer, não conheço pessoalmente o Ezequiel e não tenho qualquer questão pessoal com ele, limito-me( bem ou mal)a discutir as minhas ideias com ele, na ilusão de que elas possam servir a alguém.
5- Por fim, acrescento que independentemente da vontade em fazer bons comentários, eles valem pelo que são e nesta medida compreendo que possam não ser do seu agrado, contra isso, espero que pelo menos eles possam servir de contraponto para que venha a comentar de forma mais assertiva, melhorando assim a qualidade do Ilhas.
Ao Ezequiel, tenho a dizer que independentemente das razões controvertidas que temos sobre a crise e as formas de a resolver, A divida não é resultado exclusivo das empresas que ainda constam da área pública, uma vez que muitas que hipoteticamente tenham dado origem à divida, já não pertencem ao sector publico, mas sim ao sector privado,(em virtude de privatizações entretanto ocorridas) como é o caso do BPP, embora neste e noutros casos,o sector publico(contra natura) continue a subsidiar as empresas privadas.
Eu considero que este governo, criou uma espécie de reforço do estado na economia, mas não no sentido que lhe quer dar, mas na versão que este Governo interfere na economia no sentido de interceder por umas empresas em detrimento de outras, não como investidor, mas sim como facilitador dos amigos para que estes possam desequilibrar positivamente a sua posição no mercado.
Se quiser impropriamente lhe chamar estatização, tudo bem, mas seja como for, terá que acrescentar estatização ao serviço de alguns privados.
Este governo, não é nem reformador nem liberal, não é reformador, porque cortes não são sinal de reforma, nem liberal, porque o desmantelamento do sector publico é feito ao serviço dum mercado defeituoso e em prol duma casta dos amigos que continuam "alegremente" ligados à subsidio dependência estatal, sem qualquer critério transparente.
O mal é não entender que este Governo, não só não é liberal, como não é sério, ele se prepara para deixar este país de tanga, sem que este facto signifique qualquer mais valia para a saúde económico social, deste nosso País milenar.
Tenho dito e insisto que não basta dizer que este governo não é liberal, que esperava que ele resolve-se as parcerias público privadas as rendas e uma série de coisas que considera erradas e no fim, apaga as suas criticas, com o elogio a este governo.
Açor


Anónimo disse...

http://www.publico.pt/economia/noticia/socrates-garante-que-bpn-nao-afectara-contas-deste-ano-e-dos-proximos_1485564

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1039759

Anónimo disse...

"A divida não é resultado exclusivo das empresas que ainda constam da área pública, uma vez que muitas que hipoteticamente tenham dado origem à divida, já não pertencem ao sector publico..."


---
Falso. Pertencem ao sector publico em termos financeiros porque ainda é o estado que garante o pagamento das dívidas contractualizadas em nome destas PPP's.

Nenhuma PPP foi desmantelada ou privatizada.

As dívidas das PPP's representam cerca de 60% do total da dívida.



Anónimo disse...

Caro Ezequiel
A sua resposta demonstra claramente que este governo não só seguiu no essencial a má politica dos governos anteriores como acrescentou ainda mais dependência dos privados(alguns)a este estado laranja, basta ver e analisar os aumentos das subvenções e das isenções de impostos conseguidos pelas empresas e amigos de Passos e companhia...
Esta respondido claramente que este governo em termos de reformas é um zero à esquerda, aliás se quiser ser intelectualmente honesto, este governo joga no curso normal do tempo para resolver a crise sem nenhuma estratégica para além da austeridade para as classes baixas e médias da sociedade.
O que este governo, nas pessoas individuais que o compõem pretendem é conseguirem bons lugares depois de saírem do governo em paga dos bons serviços realizados com corrupção e facilitismo a estas mesmas empresas no decurso do seu mandato.
Desde tempos memoriais mencionados na Bíblia que as crises se resolvem pelo decurso do tempo é lembrar dos sete anos de fartura seguidos por Sete anos de fome e vice versa do tempo de Salomão, o que falta esclarecer é que existem formas de actuar próprias da politica que podem intrevir nestes factores e resolver as crises de forma menos dolorosa.
Para acabar volto a lembrar que este governo não tem estratégia nem quer ter e é formado por incompetentes, carreiristas que começando em Passos e acabando em Portas, nunca sonharam receber de forma tão fácil o poder e só o conseguiram porque depois dum governo mau de Sócrates, usaram a mentira, demagogia e oportunismo para conseguirem este feito.
Açor

Anónimo disse...

Ok Açor.
Para si, este governo é uma merda.
Para mim, é o melhor possível.
Poderá citar n razões, de veracidade questionável, como sempre. (isenções para empresas amigas de Passos...isto é FALSO, ou seja, é mentira!)
Eu citarei resultados daqui a 1 ano e meio.
Eu espero.
V Exa também, certamente.
O tempo é o Grande Mestre.

Um bom fim de semana.

PS: as nossas exportações nunca cresceram tanto. tudo isto sem qualquer "estratégia." foi "magia negra."

a tendência decrescente do deficit orçamental também surgiu de um vácuo estratégico. o Gaspar, como é sabido, não é home dado à arte subtil da estratégia. não, nada disso. é um gajo impetuoso, irresponsável, egoísta e medroso. antes de ser ministro, andou nas jotas. subiu á custa do seu carisma político e do seu palavreado elaborado.
o Pires de Lima também. não é gajo que goste muito de estratégia. é um brincalhão irritado, tal como o Socas e o Seguro.

ah, e este governo é mal visto em toda a europa e no resto do mundo. ninguém o respeita.

a verdade, nua e crua, é que este governo é competente. não é fácil governar durante uma crise tenebrosa. ainda não fizeram o mais difícil, o que sabem que tem que ser feito (por imposição estrutural) estão a ser cautelosos: aguardam pela retoma ANTES de iniciarem as verdadeiras reformas estruturais...

quando iniciarem as verdadeiras reformas estruturais (fim das PPP's e outras entidades para-estatais) sobem o salário mínimo e começam a restituir aos pensionistas e funcionários públicos muito do que lhes foi retirado....

timing. timing is everything.

:)

bom fim de semana, Açor
z

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Como gostaria de ser crente, mas não sou, não é só nas questões politicas de Passos não, é um traço do meu carácter, começo logo a ver as aldrabices, quase como os cães que varejam...
Há uma coisa que tenho pena de ser, é contrário aos arranjinhos, era bom que tivesse um estômago mais forte, mas não, por exemplo, ficar contente com a patranha, uma coisa que não acredito é logo rejeitada, mesmo que um certo cinismo me fosse oportuno, você acredita que este governo esta a ser cauteloso nas reformas estruturais, mas será cautela retirar pensões de reforma, salários, férias, dias feriados e aumentar as rendas de casa num momento de profunda crise?
Estranha cautela ou como acredito uma concepção de defesa dos fortes e ataque aos fracos como acontece com todos os cobardes.
Onde esta a competência deste governo?
Desde logo há uma contradição inexplicável(ou não) Gaspar saiu e o governo apresou-se a dizer que agora é que era, mas com Gaspar não era?
Se repararmos bem, tudo se mantém igual ao tempo de Gaspar, mas entretanto, temos um ministro Paulo Portas que de irredutível passa a vice primeiro Ministro, Pires de Lima que de critico do Governo de Gaspar, passa a defensor duma politica que não só nunca se demarcou da anterior como passa o tempo a aplaudir resultados que não passam de mera ficção.
Admira-se que a Europa aplauda este governo?
Mas não foi este governo que seguiu à risca o plano da Troika, mesmo quando ela própria criticou os seus próprios erros?
Há uma medida variável para se acreditar, agora acreditar na devolução da retirada de salários e aumento de impostos é mesmo o máximo!
Não me lembro de restituírem impostos exagerados, até Soares, não o fez, mesmo depois de à posterior os mesmos terem sido considerados inconstitucionais.
Que existe um plano para as eleições existe, que eles irão fazer demagogia com aumentos salariais irão, mas que estes aumentos e diminuição de impostos, serão outra coisa que caça aos votos, não serão, não.
Duma coisa esta certo, o tempo é que irá tirar todas as dúvidas, o problema é que não apaga o mal que foi feito.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caça ao voto? Qual é o político que não quer caçar o voto?

Descerão os impostos e aumentarão os salários não porque querem ganhar eleições mas porque PODEM ganhar eleições...depois de demonstrar que as políticas implementadas estão a produzir bons resultados.

Eles só subirão os salários e diminuirão os impostos SE for possível. O que faz com que isto seja possível é = política do governo.

Porque é que o governo não pode usufruir eleitoralmente dos resultados das políticas que implementou? Qual é o mal disso?

As pessoas elegem governos em função daquilo que os governos fazem pelos governados.

É muito simples.

Se conseguirem atingir os objectivos enunciados poderão, sem dúvida, iniciar uma "caça ao voto."

Espero apenas que os restantes partidos saibam caçar. :)

Anónimo disse...

"você acredita que este governo esta a ser cauteloso nas reformas estruturais, mas será cautela retirar pensões de reforma, salários, férias, dias feriados e aumentar as rendas de casa num momento de profunda crise?"


---

está a ser cauteloso.
não está a ser liberal

as pensões serão restituídas, exceptuando as pensões paralelas entretanto eliminadas

os dias de férias não

os salários aumentarão.

já lhe disse aqui, milhentas vezes, que este governo deveria ter começado pelas PPP's e não pela redução das pensões etc.

neste particular, concordo consigo.

este governo deveria ter feito o que Osborne fez. eliminou as "PPPs" brit de uma assentada.

o prob é que a eliminação das PPPs por si só não teria sido suficiente para colmatar os probs.

teríamos que ir sempre aos "direitos"(pensões mais altas etc), infelizmente. mais tarde ou mais cedo. eu sempre pensei que eles atacariam as PPPs primeiro, antes de mexer no social.

todavia, não se esqueça que muitas destas medidas são temporárias.

Anónimo disse...

perdão: acumulação das pensões.

Anónimo disse...

homem muito inteligente. um excelente líder do PS, por exemplo. um excelente líder, ponto final.

http://www.publico.pt/portugal/noticia/eduardo-marcal-griloo-pais-nao-resiste-a-este-pinguepongue-1623561

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Cada um acredita no que quer, eu também acredito em algumas coisas que serão contraditas por outros, o tempo de facto resolve algumas dúvidas, esperemos estar os dois cá para ver...
A ministra das finanças contradisse as suas provisões de aumento dos ordenados, ao dizer que temos austeridade por muitos anos, alterou foi o termo austeridade para contenção...
Não existem só as PPPs, mas também as rendas, as subvenções, as fundações(entre elas a fundação do PSD) e empresas públicas, institutos e isenções de impostos, sem descontar que a maior parte se não a totalidade das ilegalidades, estão por julgar, sem esquecer que mais uma vez a culpa morreu solteira, no caso dos submarinos, onde na Alemanha os corruptores estão presos, os conrrunpidos, menores foram ilibados, enquanto os maiorais continuam na sombra.
È verdadeiramente cansativo nomear todas as patranhas desse governo, o que não é de estranhar, atendendo a todas as ilegalidades que os militantes do PSD estão metidos, o próprio Passos Coelho, para além de tirar o curso em quase 20 anos( pagando propinas mínimas) foi para uma empresa que viveu à custa do orçamento, em contratos no mínimo duvidosos...
Já lhe disse e verá que tenho razão, que todos estes ministros terão lugares chorudos em empresas internacionais, como paga desta "desconstrução" do País, em prol do estrangeiro. O primeiro a ir foi o António Arnaud, par o golden sachs, pelos serviços prestados, nas Nacionalizações.
Até lá veremos o que a espuma dos dias nos trará.
Açor

Anónimo disse...

Caro Açor

"A ministra das finanças contradisse as suas provisões de aumento dos ordenados, ao dizer que temos austeridade por muitos anos, alterou foi o termo austeridade para contenção..."

---
sim, vero. acho que todos nós já percebemos que o CDS e o PSD defendem políticas económicas distintas. o Pires de Lima fala de subida de salários, descida de impostos e da liberalização do regime fiscal (tornar o regime fiscal menos barroco e oneroso para os cidadãos...simplificar a sério, eliminar punições fiscais absurdas, regulação excessiva e contraproducente que nada tem que ver com os direitos do trabalhador ...a agenda do CDS-PP é parcialmente LIBERAL) enquanto a Maria Albuquerque fala de "contenção."

há aqui um prob de coordenação programática por resolver. foi esta disputa filosófica que deu azo ao petit drama do Portas.


concordo com muitas das suas críticas acerca das fundações, institutos, subvenções, rendas, clientelismo etc

as fundações, institutos, o clientelismo etc são entidades e práticas que emanam da nossa cultura política. transcendem partidos, são transversais. são manifestações do corporativismo quase feudal que ainda se faz sentir na psique nacional. a única forma de acabar com este sistema retrograda é criar uma economia que incentive as pessoas a criar e a se autonomizarem dos poderes corporativos. (culturais etc)

eu tb não gosto quando políticos ingressam nos quadros de grandes multinacionais. esta prática deveria ser proibida ou pelo menos regulada.

dito isto, tecnicamente falando a performance da actual Ministra das Finanças tem sido brilhante. Pires de Lima tb é um excelente ministro da economia.

podem não ser os liberais que eu gostaria que fossem mas pelo menos são competentes. apenas quero sair o mais rapidamente possível da crise. é isto que desejo para mim e para os meus concidadãos. sei que a maneira mais rápida de o fazer é através da austeridade. prefiro uma cura rápida e dolorosa a uma hemorragia prolongada. pensando bem, o prolongamento da resolução dos problemas estruturais (a tal hemorragia lenta) não eliminaria a austeridade como solução. seria implementada de qualquer forma, só que mais tarde. debilitado pela hemorragia, o paciente não resistiria à austeridade. perdoe-me o simplismo do raciocínio mas esta é a verdade. (vários casos históricos demonstram-no)

a austeridade funcionou na GB da maggie. foi a austeridade thatcheriana que criou as condições de Blais. aliás, maggie, quando lhe perguntaram qual o melhor resultado das suas políticas, a dita respondeu: "Tony Blair"

é perfeitamente imbecil constituir a austeridade como causa da nossa presente situação. as coisas acontecem num continuum temporal. o que causou a nossa presente situação NÃO FOI a austeridade mas as políticas orçamentais etc dos últimos governos. a austeridade AGRAVOU os efeitos recessivos dos probs estruturais, é certo, mas NÃO os criou.

ou seja, nós JÁ estávamos em crise ANTES da austeridade, facto tão inegável quão relevante (porque demonstra que a austeridade NÃO foi a causa)

o livro editado recentemente pelo Prof. Eduardo Paz Ferreira não reflecte sobre este factozinho muito relevante.(sobre a impossibilidade de constituir a austeridade como causa da crise)

não me venham com tretas interdisciplinares bla bla.

é uma tese indefensável, ponto final.










Anónimo disse...

ver quadro abaixo da OCDE.

http://www.oecd-ilibrary.org/economics/country-statistical-profile-portugal-2011_csp-prt-table-2011-1-en

em particular

Government deficits and debt

progressão de todos os indicadores de 2003>2010

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
É`incontrolável que ao fim de muito debate exista alguma aproximação dos nossos pontos de vista, apesar da grande e substancial diferença é a de que a austeridade para mim é diferente de equilíbrio de contas e de bom senso nas despesas, não defendo investimento como despesa, mas sim como impulso para a economia, a despesa é inerente a investimento mas tanto pode ser uma forma para justificar enriquecimento pessoal injustificado e ilegal dos políticos corruptos(ou mesmo a escolha errada de investimento) ou pelo contrário o alencar racional dos meios financeiros em prol da economia e da satisfação das necessidades do colectivo País.
Independentemente disso é conhecido que o défice publico toma cores diferentes conforme os momentos e os Países que o vestem.
No fundo a questão do défice é mais uma questão politica do que económica, Todos sabemos que vários Países têm défices orçamentais muito maiores do que o nosso(independentemente de considerar fundamental um défice controlado)sem que venha mal ao mundo é o caso dos Estados Unidos onde a politica de relançamento económica foi Kenesiana...
No fundo, independentemente do meu total desacordo com Sócrates e com a sua politica,( em abono da verdade)não posso deixar de considerar que foi a Europa que em função da crise ordenou uma politica de incentivo à despesa publica(pois independentemente de eu considerar estranho os valores de défice divulgados)que levou a passar dum défice de 3 por cento ao de 8 por cento salvo erro(para mim nunca considerei verosímil estes dados, mas eram os oficiais)dizer que esta era a verdade é o mesmo que dizer que a actual verdade é credível, mas é a oficial, o que nos leva a perceber(entre outros) que a verdade é composta conforme os interesses dos senhores do Poder.
O que quero dizer é que défices aceitáveis são os que o poder dominante os considera como tal, neste caso a comunidade, os mercados e as vontades dos governantes, se fosse de outra forma, os défices zero seriam os aceitáveis...
O que sempre lhe disse é que independentemente dos nossos erros governativos a verdadeira responsabilidade, se quiser o verdadeiro derrotado é o projecto europeu que mostra que tem pés de barro e não esta preparado para estas crises nem as previne.
Estamos nesta encruzilhada em que depois duma mega austeridade, a divida é maior agora do que era no inicio e onde os nossos "anéis"(empresas publicas) foram já vendidas ou pura e simplesmente desapareceram na onda de falências, bem como engrossaram o exercito de desempregados e tudo isto mais o aumento de exportações nada fizeram e a divida aumenta criando um receito real para o dia após esta ingerência e crise.
Se não formos todos nós(eu que não sou religioso digo,) que "Deus nos ajude".
Saudações

Anónimo disse...

Como pode o sr investir se ninguém lhe dá monaie??

A questão do deficit é mais política do que económica.

Pois. O deficit elimina-se por decreto e a dívida por uma decisão do Supremo. Nada mais simples.

Tanta asneira!

Prontos, agora é o Projecto Europeu o principal culpado pela nossa desgraça. Como, exactamente?

Açor não explica.

Com uma classe política destas, como pode o Sr considerar que a causa do nosso desaire foi o "Projecto Europeu"????? (q tanto ajudou o nosso país a sair da mais abjecta miséria!?)


Veja-me só. Estamos todos a viver uma crise dolorosa, precisamos de líderes como deve ser...mas este senhor parecido com o Bugs
Bunny considera os apoios aos ranchos folclóricos uma medida de vital interesse comunitário.

E repare na robustez da argumentação apresentada!!!??? É o fim de munde!!!!! Que nível invejável de argumentação política!!!

Foi esta mediocridade que nos colocou na merdazeira em que nos encontrámos, caro Açor.

As causas da nossa crise estão mesmo á nossa frente. Nunca vi uma oposição mais inepta do que a oposição PSD na RAA.

É coisa de bradar aos céus!!!

http://www.acorianooriental.pt/noticia/psd-acores-propoe-apoio-extraordinario-para-grupos-folcloricos

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Que a austeridade esta para durar, mostra-nos o FMI e a troika ao considerar, não só que as medidas de austeridade(diga-se ir aos bolsos do Povo) têm que continuar(ao contrário das suas previsões de restituição)como têm que retirar mais 2000 milhões de euros, a quem?Aos do costume...
Tem toda a razão quando diz que foi a mediocridade(acrescento a politica errada)que nos levou aqui, não só internamente como nos Comandos da Europa, não esquecer que pertencemos à Europa Comunitária.
Quando digo que a culpa é da politica, não o digo à toa e por duas razões, primeiro porque a razão de considerar que um valor de défice é razoável ou não é uma consideração politica, pois se fosse matemática seria zero, equilíbrio total, mas não, é a visão politica que define o valor razoável, depois a atitude face à crise e o seu combate, pressupõe medidas politicas, pois são escolhas múltiplas das quais se opta por uma ou outra.
O projecto Europeu pode ser considerado culpado ou não, mas primeiro temos que considerar de qual projecto Europeu se fala, pois ele tem se alterado conforme o tempo, por exemplo a Alemanha ultrapassou em muito o défice estabelecido e não acabou o mundo nem interveio o FMI.
O dinheiro é uma convenção, ou seja é uma representação que neste momento nem tem uma correspondência com o ouro existente, é por isso ele mesmo resultado de politicas monetárias.
As dividas dos Países não são pagas tout cour, quanto muido são amortizadas, mas quase sempre são empurradas com a barriga, são elas próprias mais relativas a questões psicológicas como a confiança, ou a garantia por terceiros, ela própria psicológica e não material, pois não exige contrapartida material.
Se a politica da Europa se altera-se e se pensa-se que o défice é que era a saída para a crise, o que acontecia?
Tudo desaparecia como por encanto e em vez de crise tínhamos crescimento económico, até um dia é certo, mas não é desta atitude que nascem e se desfazem as crises?
O que esta claro é que esta divida não se paga, por mais que nos retirem os ordenados as pensões ou os bens, ela irá crescer como a massa do pão...
A prova disso é o facto de nos ameaçarem com mais austeridade e a seguir virá mais e mais e sempre para pagar juros, ficando a verdadeira divida a crescer ao sabor dos empréstimos e dos juros para manter esta divida.
Depois explique-me como se eu fosse uma criança de 5 anos como se irá passar para um défice de 0,5% quando para 5 por cento é o que é.
Saudações

Anónimo disse...

haja uma santíssima de uma pachorra.

escolhas múltiplas??

sim, muitas. até podemos não pagar o que devemos e ir de férias para o Brasil.

sim, a regra dos 3% é uma decisão política e económica.

alemanha e frança quebraram a regra mas, como sabe ou deveria saber, estes são dois dos países que mais contribuem para o orçamento europeu. além disso, os desvios de ambos os países não criaram dívidas públicas insustentáveis que requereriam financiamento exterior. o sr não pagou pelo desvio alemão mas os alemans estão a pagar pelos muitos desvios portugueses.

há muitos projectos europeus, muitas opções, muito de tudo...

que estupidez pegada!! a isto chama-se miopia aguda.

lamento desapontar-lhe mas nós temos apenas uma opção: pagar o que devemos, reformar o estado, liberalizar a nossa economia e seguir em frente...

só podemos sonhar com "opções múltiplas" quando reconquistarmos alguma autonomia financeira. só nesta altura podemos falar de opções.

país de líricos!

---

"As dividas dos Países não são pagas tout court, quanto muido são amortizadas, mas quase sempre são empurradas com a barriga, são elas próprias mais relativas a questões psicológicas como a confiança, ou a garantia por terceiros, ela própria psicológica e não material, pois não exige contrapartida material. "

Você deve pensar que o mundo da banca é brincadeira de criancinhas. EXIGE CONTRAPARTIDA MATERIAL SIM SENHOR...plasmada no Acordo/Tratado que constituiu o European Stability Pact e noutros tratados...o facto da "consideração" ser política não faz com que seja fácil de quebrar ou de ser reformulada...

safa, o homem nem sequer tenta informar-se acerca dos assuntos que aborda com inusitada autoridade.

informe-se e não diga asneiras

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mecanismo_Europeu_de_Estabilidade

nunca vi uma pessoa tão tão ignorante mas tão tão convencida que está a dizer coisas que fazem sentido. porra.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=A3XeWaOfD4s

Com os melhores cumprimentos,

O "leitor sem aço" :))

Anónimo disse...

o general pode ir berdamerda também!

LOL

Anónimo disse...



http://economico.sapo.pt/noticias/ppp-nao-representaram-um-euro-de-encargos-ao-estado_129847.html

http://economico.sapo.pt/noticias/acusacoes-aos-governos-de-socrates-dominam-relatorio-final-das-ppp_171505.html

http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=63626

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Quem não conhece o que?
Não existiram várias visões da Europa e um processo que começou com a comunidade do carvão e do aço e as sucessivas alterações e alargamentos do que hoje é a C.E?
Onde esta a ignorância?
Que você pense que a realidade tem uma única leitura é lá consigo, mas isso não altera a realidade, como a ilusão de que a terra esta parada, não faz dela o centro do Universo.
Você se refere à divida para com a troika, esquecendo-se ou não que esta é uma parte da nossa divida, mas como é óbvio falava na nossa divida geral e se quiser não propriamente da nossa, mas em todas as dividas dos Países e a forma como elas eram resolvidas no tempo.
O facto das dividas serem obrigações não fazem com que elas sejam cobráveis automaticamente, não só em relação às dividas privadas como em maior razão nas dividas publicas, tanto internas como externas, Uma divida interna necessita de um titulo executivo e depois duma acção executiva para ser cobrada e só o será, se houver bens para nomear à penhora, no caso interno, no caso internacional, o direito internacional esta presente, mas complica tudo.
Você tem um grave problema que é a facilidade com que chama nomes aos outros, esquecendo-se que facilmente estes nomes lhe caem em cima, mesmo que não seja o meu estilo, chamar a sabedoria ou a ignorância para a conversa.
Conte até dez, antes de chamar nomes aos outros, talvez lhe sirva para entender melhor a mensagem, pois muitas vezes o que acontece é que a mensagem ou não é bem transmitida, ou o receptor não a capta bem.
Eu não disse que não pagávamos(embora esta opção é verosímil e possível)o que disse é que qualquer pagamento de divida pública é deferido no tempo largo e por isso Portugal faz nova divida, a isto se chama compra de divida...
O que eu disse que não necessitava contrapartida material, era as garantias e o dinheiro, não no sentido que não consubstanciassem um contrato, mas sim porque uns e outros não necessitam de fazer prova do valor, ou no caso do dinheiro ser convertível em ouro.
Em vez de ser lesto a desconsiderar, seria melhor que respondesse ás questões que lhe apresento, como foram as opções de mais austeridade com que nos ameaça o FMI, versus a sua profecia de restituição dos valores sonegados a cada trabalhador .
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Açor

tivemos duas opções:

1) Pagar e cumprir obrigações consagradas em Acordos/Tratados ou;

2) Sair do Euro;

foi isto que colocaram na mesa. nem quiseram ouvir falar de outras opções.

a opção 2 é absurda e as suas consequências aterradoras.

não há, não pode haver e nunca houve outras opções. não porque somos fracos ou subservientes mas porque não temos ao nosso dispor meios alternativos de financiar o nosso estado social. os nossos credores, aqueles que nos dão papel para pagar polícias, médicos e juízes, NUNCA manifestaram qualquer interesse em apresentar outras opções. fecharam-se em copas. não se trata de miopia, de fraqueza etc mas de REALISMO puro e duro. a nossa situação era e é de tal forma precária que nem sequer podemos piar...

teremos outras opções ao nosso dispor se e quando recuperarmos economicamente. até lá, népias!!! (infelizmente)

quem diz o contrário, mente descaradamente e alimenta, perversamente, as esperanças de muitos/as que sofrem diariamente com esta crise.

acha, sinceramente, que eu não gostaria q existissem outras opções?????????????????

acha, sinceramente, que eu, como cidadão deste país milenar, não me sinto revoltado com a nossa sujeição aos ditames da troika???

a formação de uma aliança de devedores no seio da UE teria sido um projecto condenado ao falhanço por uma razão muito simples: os que devem, os dependentes, raramente podem usufruir do direito de escolha (de opções). a dependência absoluta do exterior não permite tais veleidades.

perdemos a nossa soberania, home! meta isto na cabeça.

as opções são conquistadas. a amplitude de acção que a soberania permite é sustentada por capacidades e não por vontades.

uma vontade destituída de capacidades é como um carro sem rodas.

boa noite.

estava a pensar colocar aqui o primeiro Acordo de Ajuda para que percebesse que a ideia das "muitas opções" (e do "poder negocial" ) nunca passou de uma mera fábula.

Anónimo disse...

NUNCA manifestaram qualquer interesse em apresentar ou sequer CONSIDERAR outras opções.

recorda-se da miraculosa "terceira via de Hollande"??? (ele propôs menos austeridade e um package de estímulos á lá Americaine nas últimas eleições)

merkel rapidamente amordaçou o rebelde hollande. ele bem que tentou mas quando a Angela bateu o pé e relembrou o dito que Paris poderia vir a precisar do apoio do Bundesbank...os sonhos grandiosos do gaulês desmoronaram-se

se fez isto com o Presidente do país que é o seu principal aliado na construção europeia e a segunda maior economia na zona Euro...o que faria Berlim a Lisboa??????????

NEIN!

é uma ganda porra, de facto. ainda estamos amordaçados mas já começámos a soltar as cordas q nos prendem...

imagine que Portugal recupera inteiramente, põe as suas contas em dia e dentro de 10 anos começa a dar (para a UE) mais do que recebe.

se um dia chegarmos a esta invejável situação, aparecerão muitos políticos Portugueses a defender a saída de Portugal da UE....tenho a certeza absoluta que isto acontecerá se nos transformarmos num contribuinte net para o orçamento Europeu.

só nesta altura é que perceberemos que Berlim, Londres, Haia (etc) foram de facto solidários connosco.



Anónimo disse...

pardonas com chocolatito


merkel rapidamente amordaçou o rebelde hollande. ele bem que tentou libertar-se do garrote germânico mas quando a Angela bateu o pé e relembrou o dito que Paris poderia vir a precisar do apoio do Bundesbank...os sonhos grandiosos do gaulês desmoronaram-se...

o que aconteceu? o que propõe Hollande hoje? o que vai ele fazer?

AUSTERIDADE.

PS: o principal aliado da alemanha na exigência de rigor e cumprimento foi, como não poderia deixar de ser, a GB de Cameron. porquê???

porque a GB é o segundo maior contribuinte net para o orçamento Europeu

mal sabe Hollande o que lhe espera. Merkel e Cameron já concertaram posições. as reformas propostas por Cameron para a UE agradam a muitos muitos alemães...não sei se me está a perceber????? Holanda, GB, Alemanha, e todos os net contributors estão a preparar uma Grande Reforma para a UE.

a albion já ultrapassou a gália pela direita e dirige-se a berlim a todo o vapor LOL

os chineses dizem, sarcasticamente: "may you live in interesting times."

interesting indeed.

o arranjinho já está feito. resta saber se os restantes países europeus serão persuadidos pela força ou pelos argumentos.

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
"A montanha pariu um rato" porque o profuso recurso do insulto meteu a viola no saco e eventualmente reparou que entre o conhecimento e a ignorância não existe uma fronteira tão bem delimitada assim...
Por outro lado, os milagres económicos e a restituição dos impostos sonegados com a austeridade, ficaram para segundas núpcias, face aos considerandos da Troika, em que ficamos, foi a troika que se enganou, ou foi o governo que viu num estalido um trovão?
Não existe falta de opções, existe é falta de políticos capazes de porem em marcha as opções compatíveis com as necessidades do País...
açor

Anónimo disse...

" as opções compatíveis com as necessidades do País..."

--

um vastíssimo menu de opções!!!


meu caro, não sei se este governo vai ou não restituir o que foi injustamente roubado aos pensionistas, funcionários públicos etc mas foi isto que eles prometeram ao eleitorado.

já escrevi isto milhentas vezes.

na minha op, a ÚNICA opção, aquela que eu SEMPRE defendi, teria sido a de erradicar as PPP's (subvenções, institutos, etc) em vez de subir impostos, baixar salários/pensões á função pública/pensionistas.

deveriam ter começado pelo mais importante.

este foi o grande erro de Gaspar/Passos.

porque é que eles cometeram este erro?

esta é a pergunta que lhe faço.










Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Já me tinha dado conta que as suas certezas, sobre as "maravilhas" deste governo, já tiveram melhores dias, ainda bem, à uns comentários atrás, lhe tinha dito que estávamos a limar extremos e a aproximar opiniões...
Na minha humilde opinião eles não só não cumprirão nenhuma promessa eleitoral, como não vão cumprir esta.
O Passos e companhia tiveram uma oportunidade irreplicável em governar, não só porque Sócrates fez asneira da grossa, mas também por condições externas internacionais...
Passos não teve nem tinha qualidade para isso, um programa autónomo, tão pouco saberia acrescentar pro-actividade critica aos planos da Troika.
Gaspar com créditos Universitários tomou as rédeas da pasta das finanças cometendo um pecado mortal que foi o de considerar que os planos técnicos(independentemente de serem duma concepção económica criticável) podiam ser implementados sem a necessária adequação da prática e experimentação social.
Vamos deixar de fora a minha ideia que por detrás destas teorias económicas estão defesas de classe e que unicamente elas falharam por erros de desadequação.
Para a troika havia que baixar salários e transformar o custo do trabalho em Portugal em cobaia para experiências na Europa, para além de constar do ADN destas organizações uma visão de classe, contrária a ganhos sociais e laboral.
Iriam estas organizações atacar os interesses instalados, das grandes empresas?
Não certamente, não só era mais fácil atacar o trabalho, como a ideologia destas organizações em todo o lado assim fizeram.
É impossível eu encontrar outra resposta para além da concepção classicista destas personagens e das organizações que sobre eles mandavam ou influenciaram, falar em erro é uma possibilidade mas que eu desvalorizo, face à concepção que os orientou.
Eles não só não começaram a atacar os problemas que elenca, como não os irão fazer, as únicas pseudo correcções às PPPS, e rendas foram reduzir alguns ganhos das empresas destas PPPS e rendas por desobrigação de outros encargos.
Seja o que for que os fez proceder assim, a verdade é que também eu tenho dito variadíssimas vezes que este é um dos males do processo e nesta medida podemos dizer que as nossas posições se aproximam.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Açor

As nossas ops não se aproximaram (dado que eu continuo a defender que - apesar dos erros cometidos - este foi e é o melhor governo possível).

Nenhum mal vem ao mundo por discordarmos.

Eu respeito a sua op e o Sr respeita a minha.

É muito simples. A isto chama-se a "influência moderadora do pluralismo", atributo inconfundível das sociedades liberais, democratas e, claro, capitalistas.

lol

Um bom Domingo para si com votos de muita saúde.

PS: tem que perder uns kilitos, Açor. Com a saúde não se brinca. Faça como eu: nade!!! LOL

Grande abraço
Z

Anónimo disse...

Se não lhe apetecer nadar, dance!!

https://www.youtube.com/watch?v=OmsJvJunOWA

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Se este governo tem algum préstimo é que depressa o mal do excesso de peso vai desaparecer em Portugal(não desconsiderando que a má alimentação engorda)...
Também gosto de nadar...
Um abraço
Açor

Anónimo disse...

A bem da verdade, terá que agradecer a Socrates, Guterres, Cavaco, Barroso, Santana e até MFLeite pela dieta imposta.

O Congresso do PSD foi confrangedor.

Ninguém falou das PPP's e das (verdadeiras) "reformas estruturais" do estado que ainda não foram implementadas.

Olhe, já nem sequer me apetece participar na política tal é o meu desencanto com tudo isto. Estou farto da direita temerosa, da esquerda lunática. Farto do país, da sua cultura política, dos seus comentadores, dos seus "analistas" (de algibeira), enfim, farto de tudo.

Poderiam pelo menos ser conservadores (neo liberais) a sério como o Britânico Osborne. Mas não, nada disso. São proteicos, amorfos, ambiguos e oportunistas. Não tem coragem nem espinha dorsal. Vão todos berdamerda!!!

Anónimo disse...

Açor

Eu estou tão próximo de si como de Lenine, ou seja, estou a uns milhões de milhas de V Exa.

Situámo-nos em campos diametralmente opostos (sem que isto signifique que somos inimigos mortais, evidentemente).

Não confunda as coisas. Eu sou e serei sempre um liberal Milleano. V Exa é um esquerdista convicto...

Não tente inventar convergências nem concordâncias. Eu, politicamente falando, não simpatizo nadinha consigo.


Nadinha mesmo. Não é exagero.


Anónimo disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Agonism


Agonism, not antagonism[edit]

Agonism is not simply the undifferentiated celebration of antagonism:

Agonism implies a deep respect and concern for the other; indeed, the Greek agon refers most directly to an athletic contest oriented not merely toward victory or defeat, but emphasizing the importance of the struggle itself—a struggle that cannot exist without the opponent. Victory through forfeit or default, or over an unworthy opponent, comes up short compared to a defeat at the hands of a worthy opponent—a defeat that still brings honor. An agonistic discourse will therefore be one marked not merely by conflict but, just as important, by mutual admiration.
—Political theorist Samuel Chambers[5]
Bonnie Honig, perhaps[original research?] agonism's most prominent advocate, writes: "to affirm the perpetuity of the contest is not to celebrate a world without points of stabilization; it is to affirm the reality of perpetual contest, even within an ordered setting, and to identify the affirmative dimension of contestation"

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Esqueceu-se de falar na escolha que Passos fez no Relvas, sim este mesmo, será mero acaso?
Ou o exemplo acabado que Passos necessita dos golpes daquele, para melhor controlar os descontentes, será este o dirigente impoluto que considerava?
Lembra-se quando falei em alianças?
Considerava que existia uma situação objectiva para que a dignidade,honestidade e boa gestão pudessem ultrapassar, circunstancial-mente a dicotomia direita esquerda, existira condições subjectivas para tal?
Eis a questão que o seu desanimo e negativismo, parecem não contribuir para isso, mas penso que rapidamente as circunstancias a isso levarão, já ouviu ou leu que querem retirar mais 4 mil milhões de euros de austeridade?
Será que vamos continuar a aceitar pacificamente este assalto?
Questões para que a realidade nos responda.
A questão de sermos totalmente diferentes, pode ser uma verdade, mas gostava de ter euros, como as pessoas completamente diferentes que confluem em objectivos comuns, ou tão só em opiniões comuns.
A questão que coloquei é que você, quer admita ou não, esta a começar a desacreditar deste governo, independentemente das ideias que tem e da eventualidade de elas coincidirem com muito do que alguns dos personagens deste governo apregoam, mas no qual a sua prática é diametralmente oposta.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Açor

a escolha de Relvas é simplesmente vergonhosa e imbecil...nem tenho palavras para descrever o que penso e sinto acerca deste persona!

a postura que Cavaco adoptou em relação ao Presidente do GRA (visita á comunidade "luso" na América do Norte) é outra vergonha...sinto-me revoltado.

se estivesse na América do Norte, BOICOTAVA (não comparecia) a visita de estado do sr Presidente da Republica Cavaco Silva

o sr presidente ainda não percebeu que a maioria dos que estão na América do Norte são Açorianos ANTES de serem Portugueses.

sou Micaelense, Açoriano e Português....por ordem decrescente de importância.

o Cavaco nunca simpatizou muito com os Açores. chegou á altura de lhe mostrar de que é que somos feitos.

a postura do Presidente do GRA mexeu-me com os nervos. então o sr Presidente ACEITA dois patéticos convites da Presidência da Republica depois de ter sido INJUSTAMENTE excluído da visita de estado???!!!!! que raio!!!!!! não tem dignidade??? é só asneiras.

o Sr Presidente do GRA deveria RECUSAR os dois convites que lhe foram endereçados pelo Sr Presidente da Republica.

o Sr Presidente da Republica foi mal educado.
o Sr Presidente do GRA não teve genica para fazer o que deveria ser feito: mostrar ao Cavaco que o capital político luso na América do Norte é AÇORIANO!!

pois bem: os emigrantes Açorianos que se manifestem! não compareçam nos eventos em que estará presente o Sr Presidente da Republica.

eu não compareceria. de forma alguma.
só compareceria se o Sr Presidente da Republica convidasse o Sr Presidente do GRA, Vasco Cordeiro.

não sou socialista mas Vasco Cordeiro é o Presidente do GRA. foi eleito democraticamente pelos Açorianos. merece respeito.

Anónimo disse...

PS: Açor, esta minha postura não é bairrista. detesto todas as formas de bairrismo. foi o Sr Presidente da Republica que criou este imbróglio quando decidiu menosprezar estupidamente o Sr Presidente do GRA.

a melhor forma de afirmar a nossa inegável pertença á nação Portuguesa (e de reforçar a legitimidade da Presidência da Republica) é a INCLUSÃO. ou seja, o Sr Presidente da Republica reforçaria a legitimidade da republica com a inclusão do Sr Presidente do GRA na visita de estado aos EUA e Canadá. fez precisamente o oposto.

que saudades de Jorge Sampaio, um verdadeiro cavalheiro!!!!!

Z

Anónimo disse...

Açor

veja isto:

preâmbulo para a Grande Reforma...

"German Chancellor Angela Merkel has said she can work with the UK to reform the European Union but it will not be "a piece of cake".

:)

Albion a ultrapassar Hollande pela direita. LOL :)

Anónimo disse...

aqui

http://www.bbc.com/news/uk-politics-26362034

Anónimo disse...


Germany's Angela Merkel urges 'strong' UK in EU


http://www.bbc.com/news/uk-26371989


sabe porque é que Merkel quer que a GB não abandone a UE??

a city londrina (banca) é a capital financeira da Europa e a segunda capital financeira do mundo, a par de nova iorque.

os brits não hesitarão usar este "trunfo" para forçar uma reforma substantiva da UE.

a maioria dos alemães concorda com as propostas de Camerom.

preparem-se...:(




Anónimo disse...

Perdão:

PM David Cameron.