quinta-feira, junho 13

Memorável


Discurso memorável de Charlie Chaplin, em The Great Dictator. Palavras a que devemos sempre regressar. Para que nunca as esqueçamos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Cara Renata Botelho
Muito oportuno numa época em que a sociedade é sujeita a um retrocesso civilizacional inaudito.
É um discurso intemporal que podia ser um despertar para os nossos dias. todos sabemos que estamos mal, mas falta-nos um sobro que nos faça erguer e escolher outro caminho a este completamente louco de incompetentes ao serviço de interesses inconfessáveis.
Quando acordarmos desta letargia e tivermos corrido com este governo do Passos, Gaspar e Portas, iremos nos perguntar, como foi Possível?
Excelente post, atento, com bom gosto e apontando o caminho correcto da alteração do estado das coisas.
Parabéns.
Açor

Anónimo disse...

temos q pedir ao sherlock para desvendar a enigmática questão do "COMO FOI POSSÍVEL??????????????"

o próprio deslocar-se-á a PDL com o seu bem-amado companheiro (relação oficializada com União de Facto) Watson para explicar ao Açor e aos restantes membros da comunidade de bípedes humanoides as verdadeiras causas do presente descalabro....

eu estarei lá para assistir á palestra do Sherlock!!

nem os alemans escaparam á sedução e voracidade das GRANDES OBRAS! eleitorais!!

neste particular, a esquerda radical portuguesa comportou-se como il faut ao longo dos anos.

sempre criticou os projectos MEGA financiados pelo crédito fácil.

http://www.spiegel.de/fotostrecke/photo-gallery-germany-s-big-building-headaches-fotostrecke-97926-2.html

Anónimo disse...

perdão.

projectos ESTATAIS...

Anónimo disse...

Cara Renata
Passados dois anos e um gigantesco "travestir" de todos os que juravam a todos os santos que esta era a receita e de preferência ainda mais musculada na austeridade do que aquela que a troika imponha, eis que estes mesmos já clamam por reestruturação da divida perante uma Europa desvairada entre um boneco chamado Durão Barroso e o FMI e a comissão Europeia que se comportam como esquizofrénicos furiosos nuns dias foi o FMI que se enganou na receita, no outro foi a Europa a Merkel e não sei mais quem, mas uns e outros(se calhar não têm outra receita)dizem com a clama dos psicopatas que a receita foi errada, mas continua até ao fim, de preferência mais brutalizada...
E ainda existem pessoas que insistem em dizer que sabem que foi a despesa(quanto muito a má despesa, determinada pelos mesmos senhores que querem impor as mesmas receitas) que criaram o problema...
Não necessito que me expliquem a razão porque estes senhores se instalaram no poder, foi a mentira e as falsas promessas, que lhes abriram o caminho para eles ganharem as eleições, o que não sei é a forma como eles irão sair?
As massas populares podem ir atrás de demagogo como Passos e Gaspar, mas é significativo como os seus pares se riem à despregada de Gaspar com o caricato das chuvas serem o resultado do descontrolo económico!...
Este filme lembrado exemplarmente, pela Renata Botelho, é um excelente mote para nos fazer pensar sobre o momento que passamos e como tudo se conjuga para o Governo e o PR virem clamar, por tudo aquilo que era sacrilégio,a reestruturação das dividas(onde as maturidades é só o parente pobre desta mesma escolha)mais tempo e menos juros irão ser o folhetim dos próximos tempos, e quiçá não será a Merkel ou quem a substitua a considerar que a despesa pública é não só necessária como urgente para o relançamento da economia Europeia.
Parabéns mais uma vez pelo Post.
Quanto aos outros, ou perdem o comboio da compreensão da realidade ou na última irão entender que esta história das dividas e da falta de dinheiro dos Países está muito mal contada.
Açor

Anónimo disse...

O duo Passos/Gaspar contraiu a dívida que nos lançou para esta situação?

NÃO.

"(quanto muito a má despesa, determinada pelos mesmos senhores que querem impor as mesmas receitas)"


MENTIROSO!

Não foram os MESMOS senhores.


A despesa pública de um estado PARALELO (PPP's, Institutos e Fundações), que NADA tem que ver com o estado social, é que nos colocou neste trágico imbróglio.

Chegamos aqui pela via da despesa publica.

Dizer que a despesa pública é necessária/urgente para o relançamento da economia Europeia é SURREAL.

É como tentar curar um cancro do pulmão com tabaco.

Informe-se, Açor.

Hollande prometeu + despesa pública para acabar com a crise.

O que é que ele está a fazer???

Aumentou a despesa pública??????


Anónimo disse...

Austeridade de Esquerda?

Daniel Oliveira, Bloco de Esquerda.

http://expresso.sapo.pt/austeridade-de-esquerda=f792929

Anónimo disse...

"Não necessito que me expliquem a razão porque estes senhores se instalaram no poder..."

Então, se sabe quais as razões que levaram estes e outros incompetentes ao poder, não pergunte: "COMO FOI POSSÍVEL????"

LOL LOL

Anónimo disse...

Cara Renata
infelizmente existem "falsas virgens" que atacam os outros de terem feito despesa, mas esquecem-se(esperando que ninguém repare)que não só os seus partidos fizeram a mesma despesa e inauguraram as PPPs com cavaco e a Luso Ponte(no mínimo)mas para além disso, já neste governo, continuaram a fazer despesa, nos lugares que arranjarão para os amigos, nas despesas com nacionalizações desastrosas e com pareceres jurídicos e económicos previsivelmente desnecessários e encomendados a sociedades de advogados, "amigos" quando tinham os advogados, funcionários públicos, dolosamente desaproveitados, muito mais se poderia dizer, mas mais não fosse, esta desastrosa politica económica criou desemprego e aumento da despesa e diminuição da receita.
Não foi a razão como eles se instalaram no poder que eu me admiro, admiro-me com a demora em eles serem corridos e o alcance, dimensão do desnorte e gravidade das consequências.
A despesa e a austeridade não é toda igual, pode haver controle da despesa havendo investimento e este não é necessariamente igual ao efectuado por Cavaco e Sócrates, o mal é pensar que as questões têm que ser ou preto ou branco e mesmo estas duas cores terem de ser iguais à cartilha.
As dificuldades do Hollande serão as dele e das suas circunstancias, como as facilidades das politicas intervencionistas nos Estados Unidos da América, terão as suas circunstancias diferentes das nossas.
Não necessito chamar mentiroso seja a quem for, para revelar o interesse do seu post, nem repetir que chamar nomes aos outros foi e é a técnica Nazista e Fascista e tentar calar as vozes incomodas, e neste rosário eu não caio, em primeiro lugar por respeito à digníssima autora do texto, que não tem culpa nenhuma que existem comentadores que não saibam como descalçar as botas do servilismo a este governo, mesmo sabendo que ele é posto em causa em todos os quadrantes políticos, intelectuais e económicos.
É patético continuar a insistir(apesar dos erros de Sócrates e Cavaco)que esta crise é resultante exclusiva ou maioritariamente pela despesa pública, sobretudo quando o adiantado estado de discussão e aprofundamento da crise nos dá razões muito mais abrangentes.
Resta reforçar a oportunidade e o bom gosto do Post, característica de qualidade que define bem a autora do post.
A autocrítica, mesmo tardia, é um reflexo da inteligência de quem a exerce, não a exercer ou é ignorância, ou arrogância...
Açor




Açor

Anónimo disse...

Esta falsa virgem não tem partido.

Estou a debater com V Exa.

Não gostaria nem poderia calar-lhe.

Fale á vontade, homem.

Com que então a crise não resultou da "despesa pública"!?!?!?!!?

Resultou de quê?

Intervenção divina??

Isto é mesmo um caso para o Sherlock!!!

Precisa de fingir que está a falar com a Renata para me dirigir a palavra????? Está a usar a Renata como pombo correio??????



Anónimo disse...

"razões muito mais abrangentes."

QUAIS (são) AS RAZÕES MUITO MAIS ABRANGENTES????????

Estou curiosa.

Anónimo disse...

Perdão: estou curioso.

Anónimo disse...

Perdão outra vez:

está a usar a Renata como pomba?????

Anónimo disse...

Açor

eu gosto tanto do Cavaco como de V Exa.

Ele e outros laranjas corporativistas deveriam ser igualmente responsabilizados pelas asneiras (PPP's, Luso Ponte etc) que fizeram.