sábado, fevereiro 23

Zeca Afonso, 2.8.29 - 23.2.87

E este blog não se coíbe de cantar

64 comentários:

Anónimo disse...

O povo que elegeu os Socrates e os Durões deste país não é o mesmo povo que hoje canta a Grândola, decididamente. Estamos a falar de povos diferentes, claro. O povo que mais ordena e que quer mandar a troika á fava nem sequer nos explica como é que pretende pagar os médicos, magistrados e outros funcionários públicos deste país.

Anónimo disse...

Se querem mandar a Troika Berdamerda (o que é muito compreensível e até legítimo!!) então tenham a bondade de explicar o que pretendem fazer e como o pretendem fazer. É o mínimo que se pode exigir aos nossos concidadãos revoltados. Eu gostaria de mandar a troika berdamerda mas a verdade é que não consigo pensar numa outra saída deste imbróglio que não seja ainda mais dolorosa.

Anónimo disse...

Caro Carlos Rodrigues
Não é à toa que canções tão antigas continuem a mexer com os sentimentos, tanto dos que estão mal e sentem a crise, como dos que a provocaram e continuem a ganhar com esta situação.
Os primeiros porque se revêm nas letras e sentem um arrepio de revolta que acontecia antes de Abril de 74, mas que se renova agora nesta situação de crise, os outros porque sempre o consideraram cantor maldito e porque sabem que as suas canções têm uma força intemporal, acima do seu autor ou do seu tempo.
parabéns portanto pela actualidade do post.
Aos digníssimos anónimos, O Povo é certamente o mesmo e as suas circunstancias, o Povo vota e o voto não caça a vontade do Povo, esta muda como mudam as circunstancias que o rodeiam, se juntarmos a isso a propaganda e as amarras que este mesmo Povo tem, saberemos que esta expressão da vontade do Povo é um paro-metro da vontade deste na data do voto, mas muda como mudarão as promessas de não aumentar os impostos e de resolver os problemas do País com que Passos Coelho enganou este mesmo Povo.
Não é o Povo que tem que explicar como governar é ao governo que compete tomar as medidas acertadas e certamente estas não foram nem são as acertadas, ou o anónimo ainda tem dúvidas que eles têm falhado em tudo e pior do que isto não têm medidas alternativas.
O anónimo continua a pensar que os empréstimos são para pagar ordenados, não são como já muita gente demonstrou, mas se fossem, como iriam os impostos pagar agora os empréstimos mais os juros e os ditos ordenados(sem falar nas dividas do BPN,BPP, Finibanco,submarinos, parcerias publico privadas e rendas, estes sim, que estão em causa)numa situação de recessão económica?
As saídas mesmo dolorosas que sejam não podem ser mais dolorosas do que aquelas como a actual que é irresolúvel e constitui uma pescadinha de rabo na boca que só pode se constituir numa espiral recessiva e num aumento da divida e da destruição do tecido produtivo ou económico.
Antes de mais temos que protestar contra a situação que esta, depois pedir responsabilidades à troika e ao governo Português, sem esquecer as responsabilidades politicas e jurídicas de todos os que deram azo à actual situação.
Existem muitas alternativas, até mesmo a estas politicas de austeridade, substituindo por um governo honesto estes testas de ferro, desonestos,(exigindo uma austeridade no mínimo equitativa, estendida no tempo e realista) depois existe a alternativa diplomática de exigir novas politicas à Europa, com condições que tornem a longo prazo possível cumprir a divida, depois existe a alternativa de não pagar, saindo ou não do Euro e da Europa Comunitária, cenário mais radical, mas que se pode constituir no único possível, caso a Europa não tenha o bom senso de compreender que tem que alterar as suas politicas.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Um povo com muitas vontades circunstanciais que gosta de ser governado e que não tem que explicar coisa alguma. Este seria um povo feito à medida para um ditador.

O povo, manipulado pela propaganda, amarrado pela necessidade...Para o Açor, o Povo é um coitadito!!!

Os empréstimos não são para pagar ordenados. São para pagar pelas alternativas miraculosas da Menina Alice do país das maravilhas.

Não podem ser mais dolorosas????

Ai PODEM, PODEM!!!!! Não tenha a menor dúvida.

A "alternativa" de não pagar corresponde á alternativa de ficar sem papel dentro de 1 mês. Acha que os investidores chinocas etc vão financiar a dívida Portuguesa quando perceberem que Portugal não cumprirá os seus compromissos!!!???? Fecham a torneira e finito.

Gostei bastante da "pescadinha de rabo na boca que só pode se constituir numa espiral recessiva"...

Ler isto é uma espiral depressiva.

Contacte com a Alice. Ela tem uma alternativa para si. Um alternativa loura de Buda-Peste.



Anónimo disse...

AÇOR

QUEM FOI O ZEQUINHA QUE DEMONSTROU QUE O DINHEIRO DOS EMPRÉSTIMOS NÃO ESTÁ A SER USADO PARA PAGAR OS ORDENADOS DA FUNÇÃO PÚBLICA????


DIGA LÁ!! QUEM????????

V Exa tirou o curso de AgitProp na Universidade de Vladivostok, certamente.

Anónimo disse...

UmA alternativa loura de Buda-Peste.

Chama-se Petra. Participou nos Jogos Olímpicos, representado a Hungria na modalidade de Lançamento de Disco.

Anónimo disse...

UmA alternativa loura de Buda-Peste.

Chama-se Petra. Participou nos Jogos Olímpicos, representado a Hungria na modalidade de Lançamento de Disco.

Anónimo disse...

Caro Anonimo
De certeza que tem a mesma escola que o Passos, Gaspar e Relvas...
A teimosia é uma virtude quando se defende ideias avançadas fora do seu tempo e que têm futuro, no caso destas pseudo ideias de Gaspar e suas, não só cheiram a mofo, como já provaram conduzir não só aos números de desemprego e recessão sempre crescentes como Gaspar e certamente você como seu disciplino(não fale a pena negar)falham sempre(ou será que um erro de cem por cento é irrelevante)assim diga lá que denominação é que lhe posso aplicar, perante esta teimosia?
Você esta distraído pois é este governo que parece ter aprendido(e você por contagio)as mais "sofisticadas" técnicas de propaganda do KGB, só que esta lavagem ao cérebro já não disfarça que visa servir os poderosos banqueiros e Capital financeiro, com este "socialismo financeiro" a lá acarte.
Deve estar a brincar, então um leitor como você, não sabe dos livros e das teses sobre o assunto da razão dos empréstimos?
Sabe perfeitamente que é para pagar as parcerias publico privadas e o "Socialismo corporativista" das rendas, das autoestradas, dos submarinos, dos BPP,dos BANIF,dos BPP, das subvenções aos partidos etc, etc,
e porque teima nesta tese estafada que o dinheiro é para os ordenados?
Quer que lhe ajude?
A única razão porque teima nesta tese absurda é porque esta é a única razão que arranja para indrominar o Povo, a aceitar esta austeridade anacrónica e contraproducente.
Quando é que você entende que não pagar é mesmo não entregar o dinheiro que foi mal empregue em gastos induzidos pelos credores, os seus amigos do golden sacks(desculpe os erros) sabem bem como enganaram e quanto tiveram que pagar aos testas de ferro Portugueses.
A continuar assim vai enfiar o carapuço de Gaspar e talvez quando chegarmos ao desemprego de 90 por cento e recessão de 50 por cento, acredite na espiral recessiva, ou então acredite nos seus novos gurus Capitalistas/comunistas, para lhe salvar num dia de nevoeiro, quem sabe não são estas as novas profecias de Bandarra?
Para a sua tese que o Povo é um coitado, diria que mais coitado é você que apesar de todas as demonstrações continua agarrado ás teses deste governo como um toxicodependente fica dependente de heroína ou cocaína, tanto masoquismo até doí, ou você pertence à minoria que ganha com este governo?
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Os PM's e os governos deste país foram forçados pela Petra Capitalista a contrair empréstimos. Fomos induzidos pelos credores. É isto. Malditos credores!! Foi o Goldman Sachs que decidiu construir 2 hospitais gigantescos a pouco mais de 30 kms de distância um do outro. Foi a Goldman Sachs que pagou fortunas em derrapagens financeiras à Mota Engil do Coelhone.

Sim, eu trabalho para a Goldman e sou pago uma pequena fortuna em bolas de berlinde para o convencer. O conspirador-mor, Cornelius, disse que eu tinha que forçar o Açor a converter-se ao neoliberalismo. Serei severamente punido se não for bem sucedido.

Então o Sr diz que o povo é manipulado ou amarrado pela propaganda e tal e depois diz que sou eu que penso que o povo é um coitadito. Sim senhor!!! Foi o Sr que insultou o povo.

O que é que V Exa estava á espera?? Que se implementassem políticas de austeridade e que a economia começasse a crescer no dia seguinte???? O povo dos EUA esperou e penou 2 anos até a economia recomeçar a crescer, timidamente.

Sou muito teimoso, é isso. Teimoso e burro, lamentavelmente. É a minha sina. :)







Anónimo disse...

Caro anónimo
leia as minhas questões até ao fim e depois responda ás mesmas(se quiser)e compreendera assim melhor o que quero dizer, e tudo isto, porque como leu teimosia não é, forçosamente sinal de burrice(que me perdoem os burros,azinhos)teimosia é um estado de espírito que pode ser útil e positivo, desde que tenha a justo peso conta e medida, para além disso é um grave distúrbio psicológico...
Em segundo lugar o problema das despesas públicas não é o único, nem o mais importante nesta questão, não só do orçamento publico como da balança de pagamentos e das contas do País.
Não é porque do ponto de vista da despesa publica ela é amplamente inflacionada pela contaminação da despesa privada em que o BPN; BPP e Finibanco é tão só uma parte do bolo considerado.
Por outro lado as despesas privadas lato senso são um problema para as contas do País bem maior do que o desequilibro das contas públicas.
Este facto não desobriga de critica toda a má governação actual ou anterior, tanto a nível politico como jurídico.
Os países contraem divida na suposição de a virem a pagar no futuro, é portanto uma questão de confiança e de psicologia, os Estados Unidos devem muito mais do que nós(per capita)e nada de mal vem ao mundo, o mesmo se passa com outros Países e na Europa tudo se passou até aqui e principalmente enquanto a Alemanha necessitou de fazer os seus ajustamentos inerentes a reunificação, só quando as campainhas tocaram a nível Europeu e Mundial é que foi um tal por travão a um instrumento fundamental para a lógica capitalista, o crédito.
Tudo isto levaria a muitas linhas discrepantes com esta travagem a fundo e descontrolada sobre o crédito...
Deixando estas questões aos seus elevados conhecimentos temos:
A questão da pressão não se avalia como uma acção de terror á moda da máfia(embora também exista)é muita mais subtil e tem os seus testas de ferro como são António Borges,mas de nada serve explicar ao pormenor estas formas sedutoras de interferir na economia dos Países, você irá dizer o mesmo que dizem os defensores das multi nacionais na exploração das matérias primas nos Países do primeiro mundo, é tudo uma questão de mercado e de capacidade, só que a roda do tempo tem desfeito estas concepções permissivas nos negócios internacionais.
Você não tem por incumbência me convencer, nem isto teria interesse prático, não só porque não me convencia como não servia de nada, pois não tenho poder, nem influencio ninguém.
Não deixo de salientar que no entanto, existem incapazes que estão na orla do governo e comem da sua manjedoura e são muito menos capazes do que você.
O Povo é manipulado, eu sou, você é, só que esta manipulação pode não ser permanente, somos sujeitos às nossas circunstancias, numas não entendemos ou estamos frágeis face à manipulação, em outras, estamos mais preparados e fortes e não caímos, se passarmos do âmbito pessoal para o âmbito colectivo, onde generalizamos para Povo, estes fenómenos ganham outra abrangência, se não entender isto, de nada lhe servem os amplos e consubstanciados conhecimentos que tem.
(continua)
saudações Açor

Anónimo disse...

Caro anónimo
(Continuando)
Ser manipulado não é ser um coitadinho(este termo foi você que o usou)manipulado somos todos, é tudo uma questão da circunstancia em que nos apanha esta pressão para que ela possa tomar a forma de manipulação, pois pressões sofremos todos os dias.
"Coitadinhos" é a vontade que tem este governo quando "sonham" em transformar os direitos do Povo em caridadezinha, mas é um sonho que ó nunca se chega a realizar, ou se realiza para mais tarde ser, pela luta do Povo, transformado em lixo histórico.
Você continua a incorrer no erro de considerar este governo liberar lato senso, este governo aproveita o pior de dois Mundos, neste caso é um fiel seguidor do sistema dito "comunista chinês".
Não seja "patético", mas você acredita sinceramente que este governo e estas politicas vão alguma vez resolver os problemas do País?
Se lê-se o meu comentário, até ao fim (e "seriamente") ainda podia incorporar a alternativa que lhe colocava de arranjar um governo sério(se os houver)que seguisse o liberalismo enquanto doutrina económico e social e quiçá algum dia houvesse um reajustamento automático dos mercados, que pudesse resolver o problema, mas nem esta alternativa teórica é viável, com estes personagens incompetentes( e no mínimo suspeitos), a anos luz do liberalismo puro que defende(se isto existe).
Alguma coisa(por pior que seja a realidade Americana)se passou de igual, entre a realidade Politica América-na e Portuguesa?
Os corruptos na América(alguns foram julgados) em Portugal, que amigos do presidente estão presos e julgados?
Muito havia a dizer, mas a realidade é tão rica para você se fechar nas suas certezas, e no mínimo não questionar o falhanço total dos resultados politico económicos deste governo?
Você que não se revê nestes personagens, pensa que uma boa politica económica(mesmo acreditando nesta) pode resultar com péssimos executores desta politica?
saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro anónimo
Existem como é óbvio, muitos erros nos meus comentários, mas não me perdoaria se não corrigi-se este, quando disse primeiro Mundo queria dizer terceiro Mundo e Países em vias de desenvolvimento, onde por norma as Multi nacionais vão "comprar" as matérias primas.
Já agora como explica e responde face à minha pergunta de saber para que servem os nossos impostos, se não dão no mínimo para os ordenados?
Como vamos sair deste buraco e como vamos pagar os empréstimos e juros se o dinheiro que vêm e o que está em divida é para pagar os ordenados?
A não ser que seja como os bancos que financiam o governo com o dinheiro que este mesmo governo negoceia a juros menores, ficando o governo responsável pela divida e pagando não só os juros do empréstimo, como os juros cobrados pelo Banco que serve de intermediário, esta lógica pode ser comparada a esta realidade, seria a troika a emprestar dinheiro que seria exclusivamente para pagar juros, continuando esta divida a se perpetuar, pagando juros de juros sem nunca amortizar divida.
È claro que os empréstimos não são para pagar salários, mas sim divida já contraída(como já expliquei)doutra forma não seria uma espiral recessiva a que nos levava esta politica, mas sim a uma divida em roda livre, com consequências de roleta russa, seria uma questão de tempo para o suicídio.
Saudações
Açor.

Anónimo disse...

Um parte do dinheiro que vem serve para pagar os custos do estado. Uma outra parte foi utilizada para "capitalizar" a banca (a banca extorquiu dinheiro ao estado português. porquê? porque sabe que um colapso do sistema bancário colocaria (ainda +) milhões de portugueses na miséria. chantagem, pura e dura.

Todo o dinheiro dos nossos impostos não seria suficiente para pagar os custos correntes do estado, inc salários da função pública (presumindo a não-existência de quaisquer outros custos)

isto é, mesmo que não tivéssemos quaisquer dívidas com PPP's, Fundações, Institutos, e banca international etc, NÃO teríamos cashula suficiente para pagar a função pública de forma sustentável.

a solução??

criar uma economia de mercado dinâmica não- corporativista que viabilize um estado social sustentável a longo prazo.

como?

1-Apoiar as empresas exportadoras;

2-Transferir tecnologia simples e acessível para a agricultura e outros sectores debilitados de forma a estimular produções de valor acrescentado (vender queijos de alta qualidade a preços elevados em vez de vender leite de alta qualidade a preços baixos);

3-Acabar, de imediato, com as transferências estatais para as PPP's, Fundações, Institutos etc. (salvaguardando apenas as PPP's da saúde, que seriam eliminadas de forma + gradual mas não menos eficaz). Suspensão imediata do actual sistema de transferências de fundos para estas entidades-fantasma. Despedimento imediato de todas as Admins destas PPP's( incl as da saúde, doravante admin da saúde caberia excl ao estado, mais especificamente ao Min das Finanças)

4-TODOS/as os/as que recebem subsídios de desemprego e outros subsídios etc teriam que trabalhar para o estado até conseguirem trabalho no privado. (baixar custos operacionais do estado neste período de transição)

5-Eliminação IMEDIATA de todos os cargos indirectos de apoio às funções do estado (conselheiros, consultórios de advogados, etc) Rescindir imediatamente TODOS os contractos com escritórios de advogados etc.

6-Proibição IMEDIATA de lobbys e de duplicidade na vida política Portuguesa. Os srs deputados SERIAM PROIBIDOS DE EXERCER ACTIVIDADES EM PARALELO. Cerca de 60% dos deputados da Assembleia da Republica exercem actividades em paralelo que não são compatíveis com o ethos democrático. Quem fosse eleito para deputado ou para qualquer outra função de soberania TERIA QUE EXERCER ESTAS FUNÇÕES EM REGIME ABSOLUTO DE EXCLUSIVIDADE.

7-Criação de uma unidade na PJ para investigar crimes de corrupção política.

8-Penas deveras pesadas para todos os envolvidos em qualquer prática de corrupção política.

Quer que continue?????

Anónimo disse...

Os corruptos na América foram julgados??????

Quem? O fdp do Maddof foi mas o Sr Bush, o tal que criou a bolha imobiliária não foi. A Goldman Sachs regressou aos lucros há dois anos e já pagou tudo o que devia ao estado Americano (com juros). O mesmo aconteceu com o Bank of America, Ford e GM e outros que tais. Sim, é verdade o que diz, até certo ponto, mas só porque o Presidente Obama pôs o FBI à perna destes senhores e só porque a op pública estava prestes a transformar a Wall Str no Public Enemy Nº 1....Wall Str percebeu q o clima político estava a mudar radicalmente e que se continuassem assim...daqui a pouco estariam a ser queimados vivos nas ruas de NYC....e não estou a exagerar (muito lol)

em suma, alguns foram punidos mas muitos ainda beneficiam de uma impunidade injustificável..

Anónimo disse...

isto é, mesmo que não tivéssemos quaisquer dívidas com PPP's, Fundações, Institutos, e banca international etc, NÃO teríamos cashula suficiente para pagar a função pública de forma sustentável.

em suma, mesmo excluindo TODOS OS CUSTOS com PPP's, Troika etc....não teríamos monaie para sustentar o nosso estado (social), tal como está configurado presentemente.

SOMOS um país POBRE, a nossa economia gera (comparativamente falando) pouca riqueza. Ponha isto na sua CABECINHA!!!! Bem sei que não é agradável reconhecer isto mas é a P**A da verdade.

Anónimo disse...

Caro anónimo
Em primeiro lugar, parece que não estou a responder ao mesmo anónimo, tal a novidade que nos trás...
Talvez fosse ajuizado começar pela ideia que somos um País pobre...
Somos de facto pobres em governantes, em alguns gestores que fazem da sua meritória actividade, uma procura exagerada por dividendos pessoais, em vez de engenho e arte, para colocarem as suas empresas a produzir e com isto arranjarem emprego, rentabilidade, lucros e valor económico para a sua empresa e País, somos igualmente pobres quando copiamos o que de errado grassa na Europa e no Mundo...
Não somos pobres,( nem isto é o único nem a mais decisiva característica que separa os Países e os Povos)nas pessoas, na capacidade de agir, criar e sonhar, não somos pobres nas condições climatéricas e ambientais, no sol e mar, na nossa história e em tudo o que é mais dificil de ter e ambicionar.
Quiseram nos alienar da nossa agricultura, das pescas e da nossa industria, conseguiram em parte este desiderato, mas nenhuma destas coisas pode ser afastada para sempre, assim haja vontade e politicas correctas e a actividade económica pode voltar, como é o caso da industria naval, que no caso do estaleiro de Viana necessita apenas de 3 mil milhões de euros para poder corresponder as necessidades da produção, mas aqui, talvez, por ser uma ninharia, já não existe a disponibilidade que existe para a banca(que se destinava a emprestar dinheiro à economia, é de rir...)
continua
Açor

Anónimo disse...

Caro anónimo
Em relação aos impostos e à sua aplicação nas despesas correntes, tenho a dizer que se tiver razão, estaríamos numa situação de absoluta e irremediável insolvência, se assim fosse, seria ainda mais incomportável esta politica, e a austeridade consequente, pois a recessão levaria a menos impostos e estes segundo a sua teoria nem os salários conseguiam pagar muito menos o serviço da divida e as outras despesas, assim estaríamos num cenário em que nenhuma politica reformista resultaria e estaríamos no âmbito da necessidade de politicas revolucionárias, no mínimo, o não pagamento, como aconteceu na Argentina e não só.
No fundo o que tenho dito é que, ou se muda de politicas(tanto em Portugal como na Europa)e se viabiliza soluções dentro deste sistema e do eventual pagamento(noutros termos e tempos) ou se entra e passa para um tempo em que o pagamento é completamente impossível e outras soluções se impõem.
As suas medidas não fazem sentido com um governo como este, pois seria jogar num contra-senso,não só pela incapacidade deste governo, como pela sua questionável moralidade.
Quanto as medidas em concreto, levaria muito tempo a escalpeliza-las todas mas vejo umas em que me revejo outras não, seja como for revela que à espaço para a criatividade que lhe dizia e o cortar com as rotinas, talvez gora entenda melhor o que disse.
Seja como for seria impossível as suas boas contribuições para debelar a crise ser aceite ou passível de resultar com este governo, por isso sem outro governo e o entendimento da verdadeira realidade, pela realização duma auditoria credível que coloca-se as verdadeiras contas e os seus responsáveis a nu.
As suas medidas 4 e 8 é que me oferecem as maiores dúvidas, pois colocar os desempregados a trabalhar para o estado é uma medida parcelarmente correcta mas podia(desde que não, me proibisse o despedimento)uma forma de substituir actuais desempregados por trabalhadores em vias de o ser.
O 8 ponto, aumentar as penas não é a solução das soluções(embora se pudesse considerar esta medida)mais importante era levar efectivamente os criminosos de colarinho branco a serem a serem efectivamente acusados e condenados.
Não considero que os culpados da crise Americana tenho sido todos condenados, o que disse é que o cenário em Portugal é ainda pior.
Em conclusão considero os seus comentários um grande avanço na analise e na conclusão de que com este governo, não é possível resolver nenhum dos problemas de Portugal.
É por outro lado um comentário vivo, elegante e criativo, acrescentando ideias e passível de receber os meus aplausos.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

É a mesmíssima pessoa, Açor. Deveria prestar mais atenção ao que eu escrevo e sucumbir menos vezes à tentação de presumir que sou defensor de x, y ou z.

Fico satisfeito por ter gostado dos meus últimos comentários. Vou de viagem e decidi não levar computador ou ligar-me à net. Passei demasiado tempo webenclausurado nas duas últimas décadas. lol

A insolvência não é absoluta ou irremediável. É trágica e dolorosa para um povo que não merece sofrer desta forma. Espero que os políticos deste país e doutros percebam o quão frágil é a nossa situação (nossa = mundo liberal, democrata e capitalista que muito prezo) e que ajam de acordo com os mais nobres ideais da tradição política ocidental a que pertencemos (direitos individuais, democracia representativa, direito à dissidência e ao pluralismo político, direito a mudar as regras do jogo, direito aos mais elementares cuidados de saúde, direito à educação etc).

Gostei bastante das nossas conversas. Espero não ter ofendido ninguém e espero também que ninguém tenha confundido a minha franqueza com má fé.

Felicidades&Boa Sorte para si, para o Carlos e para o :ilhas

Farewell Gents.
Z

Anónimo disse...

Caro anónimo
Nem sempre a mensagem é interpretada correctamente e nisto se converte a insuficiência humana e minha em concreto, se assim aconteceu só sei que não foi com intenção dolosa.
Agora desejo com todo o fervor umas férias acima do espectável, pois viajar ainda é um dos prazeres desta vida, mesmo com todas as limitações.
Felicidades e a sorte que me reserva aumentada para si.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

A Itália votou contra Monti porque os seus adversários patéticos (e demagogos) nestas eleições prometeram o FIM da austeridade, mais estímulos à economia (Keynes) etc.

Prestem atenção ao que se vai passar.

Anónimo disse...

Caro anónimo
As razões da divisão dos votos é antes de mais da idiossincrasia das eleições Italianas, por outro lado, é insofismável que há um mal estar na Europa que não é de somenos importância e que se alastra como a gripe, própria desta época.
Monti é um produto anti natura na democracia,não esta em causa a sua qualidade intelectual, mas se outros argumentos não existirem ele, não só foi escolhido(e não eleito)pelos mercados e por forças(se não contrárias)pelo menos estranhas à vontade popular e em circunstancias de encruzilhada Europeia que não podiam conduzir a outra coisa que não a uma divisão de votos entre as várias forças, mais estranho poderia ser a votação expressiva em
Berlusconi, ou a votação considerada, numa nova força, da blogosfera.
A Itália não está só geograficamente no centro da Europa, ela constitui o olho do furacão que pode dizer muito sobre o futuro da Europa.
Nesta razão estou de acordo consigo, há que prestar atenção ao que se vai passar, mas é também razão para compreender que a questão da crise Europeia não é só de despesa, nem se centra nos Países pequenos ou periféricos como Portugal.
Já escrevi há muito que ou a Europa se salva em bloco, ou se desmorona como um baralho de cartas.
O problema da Europa não se resume nem à austeridade, nem só a estímulos à economia, a questão Europeia deve ser analisada como uma realidade complexa que exige uma analise completa e medidas globais que possam tomar o problema como um todo que se tem que transformar e agir e não como uma manta de retalhos, que se resolve com medidas avulsas.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Açor

Aprox. 60 % % dos Italianos que votaram nestas eleições escolheram não um mas DOIS palhaços!!!!

Preferiram Beppe e Silvio a MONTI!!

Ele foi CONVIDADO pelo Presidente para formar governo após a resignação ignóbil e deveras patética daquela figurinha ridícula e corrupta que dá pelo nome de Berlusconni!!!

Monti é um SENHOR, percebeu. Não foi imposto por ninguém de fora.

O povo que V Exa defende tão veementemente ÀS VEZES é BURRO, IRRESPONSÁVEL e IGNORANTE.

Anónimo disse...

http://www.economist.com/news/leaders/21572763-how-beppe-grillo-and-silvio-berlusconi-threaten-future-italy-and-euro-send?fsrc=nlw|wwp|2-28-2013|5140029|42317375|EU

Anónimo disse...

Caro Anonimo
Em primeiro lugar fico um pouco confuso, mas penso que estou a dialogar com o anónimo do costume, é que pensei que estava em merecidas férias, ou serão heterónimos?
Independente desta introdução um pouco fora do contexto, aqui vai:
Se ler o meu comentário, não encontrará nenhuma desconsideração da figura de Monti, apenas digo o que é conhecido e incontornável, é que Monti, foi cooptado e não eleito, para Primeiro Ministro, que foi figura grata dos mercados e que é um tecnocrata.
Você sabe que ele gerou uma controvérsia, por poder ser uma deriva para soluções não democratas nas escolhas dos governantes, direi que foi dos meus comentários mais circunspectos à realidade confessa e aceite.
Se bem me leu eu disse que as eleições Italianas tinham muito de idiossincráticas, entre outras razões porque são propensas à escolha de candidatos e forças populistas.
Não podemos retirar automaticamente a ideia que os Italianos preferiram uns em relação aos outros, o que os Italianos querem é outras soluções a austeridade e escolheram(neste deserto de escolhas)aqueles que lhes pareceram ser uma alternativa(mesmo errada que tenha sido)nesta crises de soluções politicas, nesta massiva dose de "economicista".
Eu não tenho uma visão"gratuita" sobre a clarividência dum estrato da população, quer ele seja mais abrangente ou não, todos nós e o Povo por maioria de razões, são fruto das circunstancias, aquilo que em certo momento você ou eu dizemos que é uma escolha acertada do Povo, para o outro noutra circunstancia é o contrário, não nos enganemos nestes considerandos, todos os adjectivos que apontou para o Povo, estão hoje a ser considerados como o seu contrário, pelas forças que foram eleitas.
O que se está a configurar duma forma mais clara é a falência das politicas Europeias, e a demora na tomada de consciencia em as mudar.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Parto na segunda de matina, Açor.

Liderança inteligente??

Veja aqui:

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=QNZooBbtZkk&feature=endscreen

Anónimo disse...

O famoso sentido de humor Inglês.

Olhar com atenção para a cara de cú do Sr da ext direita Brit, líder do partido UKIP.

LOL


http://www.independent.co.uk/news/uk/politics/david-cameron-faces-backlash-from-conservative-right-as-ukip-attract-votes-from-bluecollar-tories-8517340.html

http://www.independent.co.uk/news/uk/politics/humiliated-yet-defiant-conservatives-say-they-wont-change-direction-despite-coming-third-behind-ukip-and-lib-dems-in-eastleigh-byelection-8515953.html

Anónimo disse...

Caro anónimo
Boa Viagem, espero que não seja perturbado na partida, pois a TAP vai estar em greve, mas não sei se viaja na TAP ou se apanha este dia...
Quanto ás amáveis citações de lings da Internet, eles devem servir a alguém, mas infelizmente ou o meu péssimo inglês, ou a minha ignorância informática, têm me impedido de ter acesso ás suas (julgo) que preciosas dicas.
Como companhia antes da sua viagem(mas não para se descabelar)eu tenho reparado que à medida que o tempo passa, mais se torna claro que este governo falhou e que a crise não é só de despesa, nem só Portuguesa ou Europeia, deixe que lhe diga, que tudo isto era previsível e que eu próprio com a minha ignorância disse à quase dois anos que o Governo iria sempre negar a necessidade da renegociação da divida, a diplomacia para transformar as politicas Europeias, mas que no fim iria ter que tomar como boas estas alterações, sobre outras desculpas, mas sempre como alterações fundamentais para poder começar qualquer mudança, virá a tempo?
Fica esta pergunta para reflectir, no que penso ser férias internacionais(agora estou eu a adivinhar)e depois sobre a inspiração da distancia e da realidade estranha, talvez seja possível trazer novas ao seu discurso.
Boas férias, com saúde e experiência inolvidável seja onde for.
Açor


Anónimo disse...

mas os francius são muito mais interessantes...

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-21624696


PS: até o Market Socialism de Roemer não é particularmente inovador. Trata-se simplesmente de transpor o cooperativismo (de inspiração Fabian) para as economias de mercado avançadas.

O modelo cooperativista até em Israel falhou!!(kibutz)

Anónimo disse...

TAP em greve???!! Deve ter sido a notícia dos 12 mil de "lucro"!!

Um verdadeiro feudo, sem dúvida. Ganham +++ do que 99% dos Portugueses e ainda assim tentam extorquir + privilégios do estado Luso. Só visto porque contado ninguém acredita.

Anónimo disse...

Caro anónimo
A admiração não é por a TAP estar em Greve a admiração(compreensível,porque o tecido produtivo esta destruído,pelo retirar de dias de salário e pelo medo, entre outros de ser despedido...)é porque é que o País não esta todo em greve, não só porque o salário "quase que não dá para os transportes" como em revolta contra as medidas deste governo, da "tresloucada" comunidade Europeia, da Toika e da justiça que não julga os responsáveis pelo Roubo nas PPPs, das Rendas, das Construções faraónicas, das mentiras, etc, etc, etc...
É fácil demagogicamente meter todos no mesmo saco e dizer que os rendimentos do trabalhador de rendimentos mais baixos da TAP é igual ao administrador da mesma Empresa(que não faz greve)e que empola os ordenados, é fácil querer retirar rendimentos aos pilotos que facilmente(e muitos já foram) vai ganhar muito mais em outras empresas(retirando a mais valia da formação e colocando-a ao serviço do exterior)é fácil aplaudir os milionários ordenados dos gestores Portugueses, como forma de eles não saírem de Portugal(e alguns são tão maus)e não fazer o mesmo com os pilotos da TAP que são reconhecidamente dos melhores do Mundo...
Podia continuar a referenciar que a principal reivindicação dos trabalhadores da TAP, não era respeitante a aumentos de direitos, mas tão só em primeiro lugar a salvaguardar os seus postos de trabalho e a lutar contra uma privatização extremamente ruinosa para Portugal e para a sua eventual estratégia de relançamento económico.
Resta quiçá lembrar que esta administração(bem vista pelos governos) criaram uma divida no investimento na compra da Portugal ia que foi amplamente desaconselhado pelos trabalhadores e que constitui entre outras medidas dos governos PS/PSD, a imensa fatia da divida da TAP.
É possível que seja daqueles que é ferozmente contra o Capital público nas empresas, e eu até posso compreender esta opção teórica liberal, mas o que esta em causa em Portugal, é uma politica de apoios estatais para a alta finança e capitalismo "amigo" e uma retirada de qualquer estado para o Povo, talvez seja a importação do sistema Chinês de dois sistemas num único País, mas aqui com "inovação" ainda mais perniciosa.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Pois. Tal e qual.

Anónimo disse...

A TAP é uma Chinesice invertida.

Anónimo disse...

LOL

Nós, aqueles/as que viajam na TAP somos os Chineses.
Eles/as, os Senhores/as da TAP, são os membros do Comité Central.

Anónimo disse...

Caro anónimo
Esta da TAP ser o Comité Central é tão descabida que perde o possível interesse de ser uma figura de estilo.
Não só a TAP é uma realidade plural, formada por todos os seus trabalhadores e gestores, como uns e outros têm posições e rendimentos diferentes, o mesmo se passa com os seus passageiros não só não são iguais no lugar em que viajam nos aviões, existem os de executiva e os outros, como as suas posições na sociedade são completamente diferentes.
Mas compreendo(mas não o acompanho) a sua intenção de misturar tudo para conseguir oportunamente os seus objectivos, que no fundo são os mesmos do governo de passar a ideia que a TAP privatizada(de preferencialmente para os amigos)é que é a solução das soluções...
Nada mais falso, não só porque tirando as asneiras dos negócios no Brasil, da compra da Portugalia e da falta de investimento, é uma empresa sustentável e constitui um formidável trunfo para a afirmação de Portugal no mundo e constitui também a forma mais eficaz e barata de fazer publicidade a Portugal.
Mas atabalhoadamente, querem sustentar este Governo a toda a força e nada melhor do que serem outros a vender as ideias, que já não passam, se forem divulgadas por Relvas e companhia.
Que a TAP, necessita de reestruturação e de investimento, tudo bem, agora que isto passe por vender ao desbarato a TAP, é que não.
Quem de facto é o comité Central de aldrabões que são uns e o seu contrário, são os Relvas, os Passos e os Borges do Capitalismo Financeiro que inexplicavelmente não estão atrás das grades, e procura a todo o custo se erguer fintando a lei e a vergonha.
Os trabalhadores da TAP, irão lutar, como sempre fizeram e não será vozes reaccionárias e comprometidas com este governo mentiroso e inábil(entre outros considerandos) que os impedirá de exercerem os seus direitos democráticos.
Saudações.
Açor

Anónimo disse...

O Comité Central também tem por hábito invocar os direitos democráticos para justificar as suas práticas de extorsão e exploração. Neste particular, diferem pouco ou nada dos Relvas, Borges, Portas e outros que tais. Nós, viajantes, somos os Chineses. Eles, cadres superiores da TAP, são os Relvas e Portas do mundo aeronáutico.

Eu não me misturo com esta gente nem misturo "as coisas." Uns são uns fdp e os outros são uns explorados.Cada macaco no seu galho. Eu, infelizmente, estou com a macacada dos galhos inferiores, isto é, explorados.

Quem mistura as coisas é o Açor que, á pala da lenga lenga dos direitos democráticos, defende PRIVILÉGIOS e REGALIAS INJUSTIFICÁVEIS.(das admins e trabalhadores da TAP)

Anónimo disse...

A afirmação de Portugal no mundo!!

É isso.Este é o objectivo mais importante: a afirmação de Portugal no MUNDO!!

Porque será que os Portugueses padecem desta maleita de sentirem que tem que se afirmar no mundo a todo o custo?De onde provém esta necessidade obsessiva de afirmação?Terá sido o fim ignóbil do império que impele esta eterna necessidade infantil de reconhecimento?

Anónimo disse...

http://www.tapportugal.com/Info/pt/SobreaTAP/ACompanhia/InformacaoInstitucional/EstatutoRemuneratorio

http://www.tapportugal.com/Info/pt/SobreaTAP/ACompanhia/InformacaoInstitucional/Remuneracoes

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1800775

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1373374

http://expresso.sapo.pt/quanto-se-ganha-na-tap-e-na-cgd=f766679

Pilotos e pessoal de bordo FOGEM ao fisco!!

http://www.ionline.pt/dinheiro/tap-pilotos-pessoal-bordo-fogem-ao-fisco?page=1

Anónimo disse...

Caro Anonimo
Se calhar o mau tempo não lhe deixou ir no "pássaro grande", ou tão só teve receio, que estes que estes "exploradores", pilotos da TAP ou SATA, se "vingassem" deste seu detractor(risos)...
Agora a sério(pois penso estar a responder ao meu anónimo do costumo)estamos a falar somente na luta contra a privatização e perda de direitos que opõe(pela primeira vez,) todos os sindicatos da TAP e os seus trabalhadores à administração e ao Governo.
De que lado è que efectivamente se coloca?
Não sei que golpe de raciocínio foi este de colocar o Relvas e o Portas do mesmo lado dos grevistas, mas afinal, na sua opinião esta greve é contra quem?
E será que o Portas e o Relvas, também estão do lado dos grevistas?
Fiquei baralhado agora, é que à pala de querer atacar a greve, mistura tudo...
O amigo faz -me lembrar o Passos Coelho, que faz tudo pelo desemprego e diz que a sua politica é para criar emprego, só que os números dizem precisamente o contrário e o desemprego aumenta constantemente como seria de esperar.
Quando lhe dá jeito você e este governo confundem tudo, faz-me lembrar o Fernando Ulrich do Banco, fala sobre os ordenados do Jesus, para esconder os rendimentos exorbitantes dele,aqui também escreve que cuidado com os ordenados dos pilotos(que são não só, comparativamente tão ou mais competentes, do que os internacionais, como são mais baratos)mas a sua lógica é completamente dual em relação aos ordenados dos gestores(a maioria maus)e aos ordenados dos pilotos(reconhecidos internacionalmente), mas no fundo esta historia das regalias dos trabalhadores da TAP é um pouco como a ideia que os ordenados mínimos de Portugal deviam descer, como afirmou Passos Coelho hoje na Assembleia da Republica, só que se esqueceu que eles são escandalosamente inferiores à média Europeia, mas como sempre a média Europeia serve para baixar a realidade laboral Portuguesa e nunca para a subir.
Os "pilotos fogem ao fisco" é o seu supremo contribui-to para a discussão, esperava mais de si, mas será só os pilotos, ou não será esta realidade um exemplo mais da ineficiência deste governo?
Mas deixa que lhe diga que a perda de regalias não só é transversal a todos os trabalhadores como não é a única, nem a mais importante reivindicação dos trabalhadores, é sim a boa gestão e a salvaguarda duma empresa fundamental para Portugal.
Não quero acreditar que não tenha entendido que a afirmação de Portugal no Mundo, nada tenha a ver com chauvinismos(ou será que não retirou esta ideia dos longos debates que tive consigo)e por outro lado, não entendo que um capitalista pro concorrência,(como diz ser) não tenha interpretado esta afirmação como uma mais valia para os negócios.
Eu gostava de lhe perguntar se está com a "macacada Inferior" como diz, no propósito(como este governo) de os despromover cada vez mais e de lhes retirar regalias, como fazem os "caridosos" capitalistas numa demonstração de "amor" sádico e à espera que os trabalhadores sejam masoquistas.
Eu disse que a TAP necessitava de reestruturação, mas não no sentido depreciativo e preparativo duma privatização a lá carte dos interesses dos Relvas e Chineses, que finge estar contra, ou então, falha na comunicação e exprime o contrário do que pensa.
No seu caso eu ainda acredito que seja só um problema de comunicação, não permitindo a mesma dúvida a este governo.
Saudações do Açor.
OBS. já agora responda se quiser ás minhas interrogações.

Anónimo disse...

Acho que nunca conversei com o açor mas prontos.

Coloco-me do lado dos cidadãos que contribuem com os seus impostos para manter um regime salarial injusto.O fato dos pilotos serem internacionalmente reconhecidos (por quem?)não justifica os salários exorbitantes que usufruem.A justiça é sempre relacional:porque é que um piloto ganha 9000 p/mês e uma enfermeira ganha 1200??O patrão é o mesmo:o estado.

Não gosto do charlatone Relvas mas gosto do PM e do Gaspar.Herdaram uma situação lastimável.As causas do desemprego atual antecedem a eleição do presente governo.Só um cego ou um fanático é que se recusa a encarar este fato.

Não minta.Passos Coelho nunca disse que os salários deveriam descer.O que ele disse no Parlamento, respondendo a uma proposta demagógica do PS, foi que qualquer subida dos salários no presente contexto aumentaria o desemprego porque poria em causa a capacidade dos empregadores deste país (PME's) manterem no ativo os seus trabalhadores.Foi isto que ele disse.

Os pilotos fogem ao fisco.Ponto final.Deveriam ser punidos, tal como os bancos ou outros ricalhaços que fazem a mesma coisa.Os pilotos são pagos pelo erário publico, não se esqueça.Esperava mais de mim?????

O narcisismo e a petulância(afirmação de Portugal no MUNDO!!)não é coisa boa para os negócios.Se for ao Brasil,por exemplo,perceberá que não são poucos os brazucas que nos consideram uns fala-barato petulantes e com muita "soberba." Pindéricos e petulantes.Acha isto bom para os negócios? Portugal mal se consegue aguentar mas ainda há gente que fala na afirmação de Portugal no MUNDO!!!Triste e ridículo.A modéstia nunca ficou mal a ninguém.

Trabalhadores que ganham 5-10 vezes mais do que enfermeiras (por ex) são MASOQUISTAS?? Os masoquistas somos todos nós porque permitimos que estas justiças na distribuição do bolo estatal persistam no tempo.Eles não são masoquistas.São algo muito diferente:são peritos na arte da extorsão.

Sim senhor, estou com a macadada dos galhos mais baixos desta imensa árvore descambada. E estou em boa companhia.Prefiro a minha macacada a todo os fdp que beneficiam ad eternum do factor C (possibilitado por um sistema estatista corporativista). Até os meninos e meninas do BE e do PCP participam ativamente nesta imensa MAMA que nutre apenas alguns, ou seja, aqueles que tem acesso ás (institucionais) mamas do estado.


Anónimo disse...

Perdão

que estas INjustiças

Anónimo disse...

E não se esqueça de uma coisita: não são poucos os macacos dos galhos inferiores que não se identificam com este sistema injusto que é defendido ad nauseum por movimentos "reivindicativos" que pretendem perpetuar a MAMA eterna.Não se esqueça que 40-50% dos Portugueses NÃO VOTA nem participa em manifs organizadas por uma esquerda destituída de soluções.Não se esqueça que estudos recentes demonstram que a maioria dos excluídos deste país não tem filiação política.São ideologicamente livres.Acha, sinceramente, que o comum dos mortais não se apercebe do que se passa??Acha que o BE e o PCP representam todos os indignados?

Anónimo disse...

Caro Anonimo
Quero pedir as minhas desculpas por o ter confundido, com outra pessoa.
Tem razão que não é só o PCP e B.E que estão contra este governo, e eu sou um exemplo disso.
Dito isto tenho a dizer que o seu primeiro erro é em estar contra Relvas e não estar contra Passos Coelho, mas eles não são uma e a mesma coisa?.
Passos disse que a sua opinião era que o ordenado mínimo devia descer e só não o fazia porque não podia, esta é que é a verdade.
Você não esta contra o ordenado dos pilotos, o que você esta é contra que os pilotos lutem com os restantes trabalhadores contra a destruição da TAP.
Você fala em injustiças, em sistema e em mama, mas só se manifesta contra os trabalhadores da TAP(e não só os pilotos) e não contra os gestores e toda a casta de privilegiados, como são os Banqueiros que têm recebido milhares de milhões como foram o BPN,BPP,Banif, BCP e outros, mais as rendas ilegais para as empresas como a EDP, e também no caso das parcerias publico privadas contratos ilegais que não são alterados ao passo que os contratos legais dos trabalhadores são.
A imensa maioria, mesmo dos simpatizantes do PSD/CDS está contra este governo e as manifestações são prova disso, não querer ver isto, ou é ignorância ou má fé.
Tenho pena de você ao vir com esta cantilena, cai no ridículo, ao não reconhecer que a verdadeira mama é os favores que o governo faz aos seus ,só para o BPN o valor entregue pelo governo já vai em 8 mil milhões de euros, para pagar os crimes dos amigos do Cavaco.
Deixa-me rir, você vem com a pseudo defesa dos ordenados das enfermeiras, como se não fosse este governo que independentemente dos ordenados dos pilotos, tem retirado, não só os ordenados ás enfermeiras como o emprego.
Continua a não entender o que é a publicidade e o desenvolvimento dos negócios a nível dos Países, deve ser por isso que o Governo não tem dignidade nenhuma e aceita que o país seja vendido a retalho e a preços vergonhosos a chineses e amigos Angolanos, é interessante que os comunistas são maus quando defendem os trabalhadores, mas quando são para comprarem o País a preço de saldo, já são os maiores, como acontece com os chineses e os angolanos, temos até o caso do BPN em que em troca de 40 milhões se deu ao BIC(angolano)uma quantia sempre a aumentar, mas que já vai em 8 mil milhões de euros.
Quer que desmonte mais da demagogia do seu discurso?
Esperava mais de si(pois pensava que era outro)mas mesmo assim, é triste alguém vir com a fuga aos impostos, como se isso fosse próprio duma profissão, parece aquela ideia antiga que os pobres eram ladrões e os ricos boas pessoas, a fuga aos impostos é para ser resolvida pelas finanças e pelos tribunais, mas deixa que lhe diga(vem nos livros)que uma carga de impostos como esta é do foro do confisco e proporciona o ditado que ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão, esteja descansado que os pilotos se fogem ao fisco, em função do seu ordenado, é porque a administração da TAP é conivente e o governo como entidade que os nomeou, em igualdade de circunstancias.
Não cheguei ao ilhas agora e no tempo de Sócrates sempre o critiquei no ilhas, mas considero que não só, os problemas não são só de Portugal, mas da Comunidade Europeia e suas politicas, como não é só do governo de Sócrates(embora penso que ele e os outros deviam ser responsabilizados, como Cavaco)e se quiser ser honesto este governo com a sua politica exclusivamente de austeridade e pró finança, aumentou à muito o problema, todos os índices estão piores.
Não contribua para que Portugal seja o coitadinho da Europa, Portugal tem dignidade, e não serão estes abutres que irão destruir ) séculos de História.
Os seus amigos Passos Coelho e Gaspar, são uns tristes, incompetentes, um por ser um teórico sem qualquer identificação com a realidade,e outro que nunca fez nada que se visse, foi um estudante agarrado ao PSD e só por esta razão tirou um curso.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Eu nunca teria transferido 8 000 milhões para o BPN. Os trabalhadores, gestores e pilotos da TAP fazem parte de um sistema corporativista do qual faz parte também os partidos políticos e os seus C-boys.O governo aceita que o país seja vendido?! Sim, talvez aceitem por não terem cheta.Mas mesmo sem cheta falam em se afirmar no MUNDO. Nada menos do que no MUNDO.Talvez fosse mais sensato começar por se afirmarem no seu próprio país.Você parece ter graves problemas cognitivos:eu nunca escrevi que a fuga aos impostos era característica da uma profissão.Disse que apesar de ganharem fortunas, os pilotos fogem aos impostos, tal como os ricalhaços deste país.O açore leu o que eu escrevi.
Bolas, apre, por toutatis, codiacho, você é um obtuso.Diz que eu disse coisas que não disse.Vá chatear outro para a manif!!O Sr não tem que esperar coisa alguma de ninguém.Até parece que é doutorado pela universidade de Heidelberg!! dumm wie Bohnenstroh!!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo
Você não convive bem com a liberdade,não só porque está contra as greves que têm legitimidade constitucional( se calhar ainda vive no outro tempo, em que a greve era proibida)e ao fim e ao cabo, depende da vontade dos trabalhadores da TAP fazerem greve ou não e não a mim nem a si, decidirem nesta matéria,mas você é igualmente contra a liberdade dos outros, na medida que tem a impossível ideia de achar que eu não tenho a liberdade de pensamento e assim achar seja o que for, mesmo podendo estar errado, mas deixe que lhe diga que
eu só considerei esperar mais de si, por estar em dúvida sobre a identidade deste anónimo, coisa absolutamente legitima, pois anónimos podem ser todos ou ninguém.
Mas não se amofine que eu agora sei que não posso esperar grandes coisas de si.
Você não sei se quer explicar esta sua ideia absurda de corporativista, onde coloca todos os trabalhadores, pilotos e gestores, mais os partidos?
Se não, só posso considerar que é uma ideia peregrina que lhe veio à cabeça...
Você(com a devida vénia) não entende nada do relacionamento entre os Países, nem dos mecanismos de comercio internacional e da necessidade dos Países e dos seus mercados se projectarem no mundo conseguido negócios e com isso poderem ter uma balança de pagamentos equilibrada, não é por nada, mas é destes problemas que se fala quando se analisam estas crises...
Enfim acredito que seja daqueles que gostem de falar dos governantes e da politica como quem fala de futebol, esteja à vontade, pois eu penso que mesmo assim, deve participar nos comentários.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Não me recordo de lhe impedir de ser livre, por toutatis!

A greve tem legitimidade constitucional mas não legítima em termos ÉTICOS. Justiça, ética e legalidade podem ser coisas distintas. Os pilotos da TAP recebem quantias exorbitantes que são perfeitamente legítimas (de acordo com a lei) mas que não são justas ou éticamente defensáveis. Percebeu, Açor????

Não me cabe a mim ou a si? Mas você é BURRO?Então o Sr não paga impostos? Os pilotos, as enfermeiras, os polícias etc são pagos com dinheiro dos seus e meus impostos?? Tenho direito, SIM SENHOR.SE e quando a TAP for privatizada, então eles (admin e trabalhadores) que se entendam!! ATé lá, digo de minha justiça sem qualquer problema.

O direito à greve é universal mas não é igualmente válido, se é que me percebe. Um piloto que ganha 9000€ p/m em greve pode ir bugiar para o Dubai ou para a &%&$#%&&//. Já reparou que os Sinhores Pilotos SÓ entram em greve em períodos de grande movimento (Páscoa, Natal, Agosto etc) Estes senhores estão a prejudicar centenas, milhares, de outros operadores turísticos.Sabem que sem eles não há tráfego aéreo e, sem a menor hesitação, fazem CHANTAGEM....EXTORSÃO....não há outro nome. Ah, sim, e tb baixava-lhes o ordenado uns 2000€, transferia €800 para as enfermeiras/os...e ainda poupava €1200 aos cofres do estado. + Equidade na distribuição de riqueza e + poupanças no orçamento. Justiça e rigor orçamental numa só medida.

Todos os grupos poderosos deste país tem as suas corporações. CORPORATIVISMO.Qual é a dúvida Açor?? Os sindicatos não são uma corporação??? Eu NÃO disse que TODOS os trabalhadores fazem parte das corporações!! Ena, porra, tendência da porreta pa mentirada. Os trabalhadores sem corporação ou que pertencem a corporações menos poderosas são maltratados e explorados...os outros, aqueles/as que pertencem a corporações poderosas (pilotos por ex)...são membros do Comité Central!! Percebeu???


Se despedissem 5 pilotos grevistas pode ter a certeza que os restantes acalmar-se-iam rapidamente!!!

Se V Exa não espera muito ou pouco de mim, então não me faça vénias de espécie alguma.Não preciso da sua vénia.Pode achar que sou imbecil, inteligente, idiota o que LHE APETECER e der na gana, meu caro.Sempre aceitei a liberdade dos outros pensarem o que lhes apetecer sobre a minha pessoa.Estou mesmo a borrifar-me.Não preciso de provar seja o que for a ninguém, a não ser a mim própria.Como já o fiz, dispenso mais ego trips.

Amofine??? Estou muito muito amofinado. É o fimdemunde!

Anónimo disse...

Perdão:
A greve é legítima nos termos da constituição mas NÃO É legítima em termos ÉTICOS. Justiça, ética e legalidade podem ser coisas distintas. Os pilotos da TAP recebem quantias exorbitantes que são perfeitamente legítimas (de acordo com a lei) mas que não são justas ou éticamente defensáveis. Percebeu, Açor????

Anónimo disse...

http://www.washingtonpost.com/blogs/wonkblog/wp/2013/03/08/great-news-on-jobs-unemployment-rate-falls-to-7-7-236k-added-to-payrolls/?print=1

Anónimo disse...

Caro anónimo
A sua primeira imprecisão(mas não por esta ordem)é considerar a greve dos pilotos e não da TAP, os pilotos são uma minoria no contexto dos trabalhadores da TAP, e são todos e não só os pilotos que estão em greve.
Outro erro,( desconsiderando a classificação de burro que é uma imagem desadequada da inteligência deste animais)é considerar que você paga a greve da TAP, em primeiro lugar os trabalhadores não ganham nos dias de greve, em segundo lugar o governo não só está impedido pela E.C. de meter dinheiro na TAP, como até lhe deve dinheiro pelos compromissos em relação a viagem de políticos etc,
em terceiro lugar as greves não só são um direito como opõem os trabalhadores ao Governo e as administrações da TAP, se existem razões e responsáveis pela greve elas devem ser apontadas a ambas as partes.
Não sei que tipo de ética é que opõe às greves, ética democrática não é, só se for a do antigo regime.
Mesmo que fossem só os pilotos a estarem em lisa,teríamos que ponderar o exagero dos ordenados dos pilotos ao ordenado dos gestores e outros, sem a mesma responsabilidade nem formação, por exemplo os gestores da EDP ainda pública neste governo era superior a 100 mil euros mensais fora prémios.
A lógica da greve é mesmo criar prejuízos que possam fazer pensar o outro lado, se assim não fosse como é que os trabalhadores conseguiam os objectivos que a greve pretende atingir?
Outro assunto é que embora não queira assumir uma identidade, (mesmo virtual, o que esta no seu direito)provoca algumas confusões, que se incorrer nelas , desde já as minhas desculpas, mas julgo ser uma mulher que se dá ao trabalho de dialogar comigo, e se bem me lembro já discuti alguns assuntos referentes ao governo aqui no Ilhas.
Eu não faço comentários sobre a sua pessoa mas sim sobre as ideias que divulga e mesmo assim enquanto ideias vinculadas por si e não como da sua autoria, pois esta é uma conclusão que não posso retirar.
Você inflama-se um pouco e por isso julgo que tem os traços da dita pessoa com quem dialoguei e que por sinal falhou em todos os prognósticos sobre a crise e a governação, lembra-se.
Normalmente as pessoas mais altivas e pseudo independentes e com as mascaras mais arrogantes são as mais frágeis e menos seguras...
Se aceita a liberdade nos outros, não demonstra(se calhar pela falsa altivez)pois não só não aceita o direito à greve como não admitia que eu pudesse pensar algo sobre si no caso vertente(... eu não teria que esperar nada de ninguém...)não será esta uma intromissão abusiva sobre a minha liberdade, não me afecta você usar todo seu "calão", mas pelo menos assuma que isto é o seu mau feitio e não continue a dizer que não disse aquilo que directa ou indirectamente disse.
Continua
Açor

Anónimo disse...

Cara anónima
Você ainda vive no regime de Salazar e Marcelo Caetano,(pelo menos formalmente)as corporações acabaram no anterior regime, que existem(mormente o governo de Passos)saudosistas deste sistema tudo bem, mas ele não só não é legitimo como não mistura os trabalhadores os sindicatos e s partidos, faço ver que nesta greve estão sindicatos afectos ao PSD/CDS e não creio que por mais liberdade terminológica se pudessem incorporar na mesma corporação toda esta gente, você tem algum trauma com algum piloto que tenha lhe sujeito a alguma aterragem apertada?
É que nunca lhe li nada contra os atropelos à igualdade entre diferentes profissões nem ao ordenados escandalosos dos gestores públicos para não falar nos privados onde garantimos empréstimos como no
caso do FINIBANCO etc.
Eu penso que os ordenados dos pilotos se podiam ajustar, mas nunca poderiam ser o "ordenado mínimo" e teriam que ser equilibrados com as profissões mais bem remuneradas graças à responsabilidade, risco e formação profissional que eles têm.
Mas quero quer que o problema do governo não é os pilotos o problema do governo é os pilotos estarem numa luta com as outros profissionais(a maioria) da TAP e a darem força a estes contra a privatização, não entender isto pode ser desconhecimento, mas penso que é mais uma intenção ideológica.
Faço as vénias que entender como forma de estilo ou como educação, como lhe disse, esta pseudo sua superioridade é complexo de sinal contrário que escusa de ter, para mim todas as pessoas têm o seu valor e o mais importante é termos capacidade para o descobrirmos.
Você apregoa a sete ventos a sua ira contra os poderosos, mas mal vai o mundo se os seus poderosos são os trabalhadores da TAP e não os sujeitos das parcerias público privadas, das rendas, do Capitalismo Financeiro, onde o estado deixa os milhões e que até aqui nada lhe ouvi directamente contra, apesar do sussurro indirecto quase a medo, sobre as "corporações" diria grupos de interesses onde se podem incluir todos os nomeados por si, mas porque é que não vem a terreiro a chamar os bois pelos nomes?...
Você tem uma ideia caricata e mesquinha sobre a luta dos trabalhadores, pensa que estes desistam de lutar(e não diga que não disse,pois eu não uso as suas palavras, mas transmito as ideia que veiculou)os trabalhadores têm dignidade e coragem, contra as policias e contra as chantagens das administrações e dos Governos, consulte a história e verá as lutas dos trabalhadores.
Para este governo e pelos vistos para si, os nossos técnicos podem imigrar e levar os seus saberes que isto não vos importa pelo sim ou pelo não eles pretendem é destroçar este País e a sua economia,e por isso, se calhar este é o caminho mais directo....
Eu não tenho esta ideia, para mim os saberes foram pagos pelo Povo, para serem utilizados ao seu serviço, o desenvolvimento do País, mas estes testas de ferro de outros interesses, só querem é vender o País aos seus donos a preço de saldo.
Contra isso me levanto e não chega dizer que esta com os dos galhos inferiores para efectivamente estar.
Entenda duma vez por todas que este País esta a ser atacado de forma vil e temos que saber estar do lado certo e unir o que pode ser unido e não é por uns(no caso os pilotos)ganharem acima da média que vamos deixar de aproveitar a sua força em prol dum interesse maior que é salvaguardar uma companhia centenária de bandeira e fundamental para Portugal.
A mim não me interessa me colocar nos bicos dos pés que sou isto, ou aquilo, o que me interessa são as ideias que vinculo, e o contributo mesmo que insignificante que posso dar, ao meu País e ao Povo.
Saudações

Anónimo disse...

LOL

Não os pago quando fazem greve mas pago-os quando trabalham.Preferia pagar menos, muito menos, ou melhor, nada.Preferia que fosse a TAP, companhia privada, a pagar-lhes.E oferecia-lhes umas passagens para o Dubai.

Sim,sim,sim, Açor!!!! Gestores públicos, pilotos, directores de fundações,associações,institutos,PPP's etc.É tudo da mesma laia.Merecem ser devorados vivos pelas massas revoltadas.


V Exa é que ainda não percebeu que vive num mundo que ainda é muito Salazarista ou Caetanista. O corporativismo está vivo e de boa saúde.Já não é o Champalimaud...é o Belmiro ou o Pingo!!Até a esquerda radical sucumbiu á tentação sedutora do corporativismo: também metem os seus onde querem, pelo preço certo.Acorde Açor: você ainda vive num sistema corporativista.As moscas mudaram mas a merda é exactamente a mesma...e não vai mudar no futuro próximo...continuará a ser mui mal cheirosa!! A "palavrinha" foi substituída pelo Factor Cunha.Nada de essencial mudou.Acorde homem!!!
Acorde do seu sonho estalinozoide e liberte-se deste seu paradigma anacrónico da luta de classes.

Vender o país aos seus donos deve ser tarefa complicada. LOL

Conceito interessante.:)
``\*l*/´´




Anónimo disse...

Corrupção e a Esquerda Radical.

Seria uma história do caraças, não seria Açor!?!

Imagine só.Ficção,claro.

Anónimo disse...

Sobre a igualdade de género.

"I deny that any one knows or can know, the nature of the two sexes, as long as they have only been seen in their present relation to one another. Until conditions of EQUALITY exist, no one can possibly assess the natural differences between women and men, distorted as they have been. What is natural to the two sexes can only be found out by allowing both to develop and use their faculties freely."

John Stuart Mill

Anónimo disse...

EUROPA-AUSTRIA

http://www.independent.co.uk/news/world/europe/over-half-of-austrians-think-the-nazis-would-be-elected-if-the-party-was-readmitted-to-politics-8528218.html?printService=print

Anónimo disse...

Caro Anonimo ou anónima?
É interessante que você misture coisas verdadeiras com o seu contrário, a sua tese do corporativismo é verdadeira no que concerne ao fascismo(se quiser corporativismo)nunca ter acabado, como poderia, quando a revolução ficou a meio e o capitalismo recuperou os quadros fascistas para prosseguirem o seu desenvolvimento económico,(ao fim e ao cabo é conhecido o aproveitamento histórico dos antigos quadros nos novos poderes) em boa verdade o que aconteceu foi o desenvolvimento económico numa acepção capitalista, deixou de haver as restrições próprias dos medos do "corporativismo" de que fala, ou mesmo dos laivos revolucionários do prec...
Mas esta verdade que apregoa acaba quando os seus medos infantis do "esquerdismo" vêm ao de cima e começa a aceitar governos como este, os amigos do presidente, responsáveis pelo crime do BPN, etc...
Vossa excelência pensa que a TAP privatizada, libertaria o estado(ou este queria)das "rendas e subvenções estatais?
Ponha os olhos na EDP e nas empresas que recebem rendas e outras que são sujeitas as condições das parcerias público privadas e analise, se alterou alguma coisa serem privadas?
Esta das vantagens do liberalismo é tão anacrónico ou mais do que qual ideia colectivista, mas será que existe liberalismo puro em algum local, posso dizer que o falhanço da experiência liberal é mais evidente do que a experiência do Socialismo.
O que é que o motiva neste governo?
Liberalismo é que não é, este governo é liberal no que serve aos interesses dos Capitalistas e ao mesmo tempo utiliza o Estado para servir os desígnios da finança e da alta burguesia com o prejuízo de servir o estrangeiro contra os Nacionais, quer sejam estes trabalhadores ou gestores.
Liberdade, liberdade, e liberdade, são palavras bonitas mas que nem são absolutas na sua aplicação(seja em que contexto for)nem se aplicam mesmo naquilo que seria possível, com estes liberais de pacotilha...
Não havia necessidade de transcrever em inglês(mesmo com o meu péssimo Inglês) uma citação de liberais, para dizer tão pouco.
A liberdade é de facto condição para "libertar a alma humana" mas a liberdade não é um conceito absoluto, a igualdade dos sexos, foi desenvolvida com o capitalismo, mas não atingiu o mínimo desejável e por isso continua a ser desigual entre homem e mulher como esta desigualdade se alarga em relação às classes sociais, por isso não só citação de Stuart Mil é verdadeira mas nada nos diz sobre esta discussão nem a realidade que existe nos países em que erradamente se diz existir a prática prometida pelo Liberalismo, sem esquecer sempre que a liberdade de uns pode ser a castração da mesma liberdade em outros...
Se esta crise serve de alguma coisa, será para revitalizar a ideia da luta de classes contra os seus detractores, a luta de classes não só se revela cada vez mas forte,(neste caso dos grandes patrões, contra os trabalhadores) como aponta o caminho aos trabalhadores, para oporem a sua força a esta avalanche de destruição dos direitos dos trabalhadores.
Estou a ver os amigos do presidente e todos os corruptos do nosso País a serem acusados de esquerdistas.
Se quer verdadeiramente atacar os corruptos, concentre-se em quem tem o poder e não em fantasmas que podem ser justificados em psicologia, mas não na realidade actual, agora são os PS/PSD/CDS que estiveram no poleiro, não ver isso pode ser fervor direitista, mas nada tem a ver com a realidade.
É conhecido a necessidade de chamar de esquerdistas e Estalinistas a quem põe em causa os poderes instituídos(o mesmo se passou em 75 em sentido contrário)mas este folclore não apaga a verdade, e esta é que o que esta em causa é um ataque feroz dos poderosos contra os direitos dos trabalhadores, o resto é fingimento e a vá esperança que o Povo não dê luta a esta Luta de "classes ao contrário".
Há recuos e avanços, mas a sociedade só poderá encontrar o caminho do progresso civilizacional.
Saudações Açor

Anónimo disse...

o corporativismo vem de corpore? lol o sr el Presidente não é comuna, nan sinhor. é o cavaco. deixo-lhe com esta pausa embaraçosa. lol mas há comunas que certamente teriam feito os mesmos investimentos que Cavaco fez...porra, até acredito que teriam criado muitas PPP's. lol lol Cavaco foi um estatista. Os comunas são todos estatistas. Já viu como é que, de certa forma, Cavaco até é parecido com os comunas....Além disso, as elites comunas actuais são todas mega "patrióticas"..isto é...nacionalistas! qualquer observador perspicaz dir-lhe-á o mesmo. as posturas políticas são formats comportamentais. umas pequenas adaptações discursivas fariam de Jerónimo um líder de extrema direita...algumas, cruciais. Em nome da nação!!! Damn. home, paraste no século passado, Jerónime.

Amigo Açor

esta sua avaliação da emancipação política e social do sexo oposto é um mistério envolto num enigma. tou menente. é evidente que ainda não chegámos à paridade absoluta, à equidade de géneros...

mas somos nós (sistema vigente) que caminhámos para lá mais rapidamente. o movimento LGBT desenvolveu-se e progrediu...precisamente...nas democracias LIBERAIS capitalistas...a mim interessa-me mais observar o seu rápido desenvolvimento (e as suas conquistas) e contribuir de que forma puder....do que imaginar que um mundo perfeito pode ser criado de uma dia para o outro. para lá vamos. mas isto não é coisa mecánica, tipo wish come true...


a cena parece-me muito mais complicada do que "recuos e avanços." ora veja: supusemos que estávamos a avançar rapidamente em termos económicos quando na realidade estávamos a recuar. o recuo que é confundido com o avanço ou que se disfarça como "avanço" é um recuo fodidito. lol sacaninha. i tell ya. é o recuo da porra da tolice. lol perdoe-me a carolice mas estou cansadito da meloa.

os quadros fascistas? salve seja. armem-se! se virem um fascista na rua, disparem para as pernas. recompensa de 50 000 por fascista lesionado. fascista morto, desconto de 5€ no Hiper.

Anónimo disse...

Caro Açor

Já alguma vez lhe passou pela cabeça???

Porra...e se a SOCIEDADE não encontra o caminho do progresso civilizacional????? Sociedades perdidas dos seus destinos??? Sociedades doentias, doentes, marradas....???? Há várias por este mundo fora. Não somos a pior. Nem de perto nem de longe.

Anónimo disse...

o mínimo desejável?

V Exa está a falar de Portugal???

É que há muitos países liberais democratas e capitalistas que pareceriam paraísos para as feministas portuguesas.

Julgar o todo pela parte é coisa que não se deve fazer, acho eu.


Anónimo disse...

Stuart Mil é verdadeira mas nada nos diz sobre esta discussão nem a realidade que existe ...


è verdadeira mas nada nos diz patavina sobre a realidade que EXISTE?? lol lol lol Esta vai po montypthon. é a verdade que nada diz acerca da realidade. porra, isto devia ser incluído num filme.

a verdade é irrelevante, sr Açor?

é cada maluco. tou menentérimo. menentississimo.
entrei na menententland a abrir, agora mesmo. realmente.

Anónimo disse...

è verdadeira mas nada nos diz sobre a realidade que EXISTE????

Sr Açor, fui eu que compreendi mal ou foi V Exa que não se explicou como deve ser????

Anónimo disse...

o estalinismo matou milhões de pessoas.

dezenas de milhões.

um sistema horrendo...coisa deveras atroz. porra.

logo

estalinistas e fascistas merecem o mesmo simpático tratamento. ou seja, merecem perder guerras. até o vietname já se converteu. coitados dos estalinistas. cada vez mais sozinhos. LOL LOL

Anónimo disse...

Na (ex) Alemanha de Leste criaram-se Centros de Recuperação de Estalinistas. As psicólogas do Max Planck contribuiriam com o seu imenso know how. Neste célebre Centro transformam Estalinistas em Pequenos e Médios Empresários (PME's). É o futuro, disse-me Maria Schrebber, Head Analyst. Uma outra dedicada psicanalista disse-me que os Estalinistas parecem sentir uma estranha necessidade de saltarem para o Podium ou Pedestal. Adoram marchas grandiosas e de ver a malta toda vestidinha de igual. nooo...

Anónimo disse...

Desk Jobs

Açor

dê uma bistinha de olhos aqui pelas fotos (clikar em baixo, nos quadraditos).

uma sátira brilhante?

http://www.wired.com/rawfile/2013/03/desk-job-louis-quail/

Anónimo disse...

Desk Jobs

Açor

dê uma bistinha de olhos aqui pelas fotos (clikar em baixo, nos quadraditos).

uma sátira brilhante?

http://www.wired.com/rawfile/2013/03/desk-job-louis-quail/

Anónimo disse...

Caro anónimo
Como sabe, não gosto de deixar sem resposta quem dialoga comigo, mas o facto de só agora ter entrado, deve-se a uma impossibilidade do sistema dos comentários que não possibilitava a entrada do comentário que tinha preparado, sendo assim,(e porque saiu de "caixa" estes comentários, irei resumir.
A interpretação falhou do seu lado, na medida em que o que estava errado era a utilização por si, duma citação de Stuart Mil, que não se aplicava directamente áquela situação discutida no texto e por isso eu ter dito, que era verdade, mas não se aplicava a realidade discutida, nesta acessão a sua alegria não tem aplicação prática...
Depois você tem que,( não só demorar o tempo necessário a interpretar bem o que escrevo, e sobre o mesmo retorquir, se quiser...)deixar de disparar sobre assunto e temas que são clichés políticos direitistas, como Alemanha do leste, Estalinismo, extermínio etc, mas que ainda por cima estão totalmente fora do meu discurso...
Por agora é o essencial, sem deixar de considerar que de facto(se não me engano) você é o anónimo de todos os debates...
E agora quem falta à verdade, em dizer que nunca comentou os meus comentários?
Saudações.
Açor