quarta-feira, janeiro 30

importa, pois, desafiar

Todos, sem excepção!
Para interpretarem a situação e para se prepararem para a acção!


O artigo, muito bem escrito por Rui Jorge Cabral, é, apenas, mais uma constatação. Permite-nos conhecer os números, nos quais tantos gostam de se apoiar como em muletas, na altura das desculpas - algumas esfarrapadas -, enquanto a análise se fica pela rama.

Fala-se do "boom" do Turismo na Região. Fala-se do potencial que o arquipélago dos Açores tem neste tema. Fala-se da crise, nacional e internacional, e, pese embora, o então Secretário Regional da Economia orgulhar-se, na altura da despedida, de ter posto todos os açorianos "a falar do Turismo como treinadores de bancada", a verdade é que começamos a ter medo de ir a jogo.

Importa desafiar a comunidade a perceber o que se está a passar. Importa, por isso, desafiar a comunicação social a assumir um papel ainda mais importante (temos uma rtpA que precisa reinventar-se. Pois, que se reivente!). Promovam-se debates. Promova-se o "Fórum do Turismo Açoriano" (transversal aos vários sectores da economia). Arranje-se comichão para inquietar os que estão sentados sobre o assunto e com os cotovelos sobre as soluções.

É preciso lançar a dicussão(!) e fazer entender o que é necessário produzir para inverter a situação e, sobretudo, fazer compreender (!) o que é isso de Turismo, para que nos serve e qual o papel de cada um de nós, nesta comunidade cada vez mais desterrada de um Mundo em constante ebulição.

(Desculpem-me se isto vos parecer um "Deja vu". Acabo de ter essa sensação)

1 comentário:

Anónimo disse...

Crescimentos?? No plural, porquê? Há tipos diferentes de crescimento no sector turístico? Recomendo fervorosamente que instales esta nova app nos hotéis do Grupo Bensaúde.

Go BANG your friends in the Azores!!!!


http://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/news/bang-with-friends-the-sex-app-that-helps-you-connect-with-your-facebook-friends-on-a-whole-new-level-8473602.html