sábado, janeiro 19

Causas do Ilhas

Hoje, ficamos a saber que Sua Excelência o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, que mudo o encontramos durante toda a cerimónia do 37º aniversário da Universidade dos Açores, foi ao Hawai.

Apesar de irrepreensivelmente bem escrito e do gostoso tom nostálgico que nos transmite, o desabafo (não encontro outra classificação) deixa-me preocupado.

Fico sem perceber o que nos pretende transmitir com a sua alucinação - "tão rápida quanto aterrorizadora". Será que pretende ser um "Farol" e avisar a navegação sobre os malefícios do "grande Turismo" quando o seu desenvolvimento é mal estruturado e sem consequência para além da sua "fileira" mais visível?

Será que nos pretende alertar para a necessidade de procurarmos, urgentemente, incorporar na estratégia turística para os Açores o seu valor intrínseco e o das suas gentes?

Será que quer avisar que a promoção se sustenta na capacidade de entrega e que a capacidade de entrega depende de todos os habitantes destas nove ilhas de lava enrijecida pelo tempo?

Será que nos pretende alertar para a necessidade de procurarmos inovar em vez de copiarmos, massivamente, modelos que não nos servem?

Independentemente do aviso (espero que haja um, pelo menos), a “Cultura” não se pode demitir do seu hercúleo papel na afirmação de um desenvolvimento turístico condito. E o que o texto não pode mesmo ser é a crítica simples e desdenhosa de um momento menos feliz, neste percurso traçado por alguns míopes com cérebros empedernidos.

E para que o Turismo seja verdadeiramente (e não ironicamente) grande, da “Educação” e da “Cultura” espera-se um contributo inefável que, aliás, já devia ter sido dado (!).

Ficamos por isso à espera que, de mentes brilhantes, possam vir, de facto, contributos brilhantes também.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ja percebi que o melhor contributo que se pode dar a este blog é simplesmente não passar por aqui.

"Hercúleo papel", sim sinhor.

Anónimo disse...

Estou para M-O-R-R-E-R!!! e esta coisa não se demite!?

Anónimo disse...

Parece o RR que quando iniciou funções no governo logo avisou que não queria, na região, turismo de massa pois não estava para levar com esta gente toda como quando ia .. ( já não me lembro onde)! o melhor é que nem era Sec. de turismo. ( eu ouvi da boca dele por isso não é boato nem nada que se pareça)

Almofariza disse...

E as Malassadas Sr Secretário, nem direito a uma linha?? Eu gostava era de saber se são mesmo iguais às nossas :/

Cadês
Almofariza