sexta-feira, julho 27

Online



Por vezes – e cada vez mais frequentemente – a Europa irrita-me. É daquela irritação que queima frustração como combustível. Hoje um senhor Christian, operador de um centro de contactos de um comércio online baseado no Reino Unido, informou-me que “For orders to Portugal, you have to visit our Spanish website. Unfortunately it's not possible to ship to the Azores islands”.

Ora, na resposta, expliquei ao Christian algumas coisas, entre elas:

- O vosso “spanish site” não é “spanish” coisa nenhuma se engloba Espanha e Portugal. Faça favor de referir-se a esse vosso site como site ibérico;

- Quanto a não enviarem para os Açores (também não enviam para a Madeira e Canárias), convirá, para a saúde do vosso negócio, e, já agora, num plano mais metafísico, para a noção de Europa, tratarem de melhorar o vosso jogo – sou uma cliente frequente de outro comércio online do mesmo ramo que o vosso, mas com uma substancial diferença: esses outros senhores estão do outro lado do mundo, em Hong Kong, e colocam os seus produtos à porta de minha casa em 5 dias e com uma muito bem-vinda particularidade que dá pelo nome anglófono de “free shipping” (e interface em português e preços competitivos e bónus de lealdade). Aposto que existem madeirenses e canarinos que podem atestar o mesmo.

O mais espantoso disto tudo é que os produtos que estes dois comércios online vendem são iguais. Igualinhos em todas as suas características, entre elas a ocidentalidade de origem. Num e no outro caso estamos a falar de perfumarias online que vendem marcas como Lancaster (Mónaco), Collistar (Itália), Lancôme (França) e Clinique (EUA).

A diferença é que os chineses conseguem colocar estes produtos à porta da casa de açorianos a preços convidativos e sem considerações de custos de envio, ao passo que os europeus parecem não conseguir movimentar os seus próprios produtos dentro do seu próprio espaço comum – e fazê-lo sem custos de envio é miragem.

Porquê? Não sei. Desde complicações regulatórias, burocracias insustentáveis, falta de sageza comercial, excesso de umbiguismo e mais o que puderem lembrar, parece-me valer tudo.

No entretanto, não faltam comércios online baseados em países asiáticos prontos a oferecerem Free Shipping Worldwide, em parangona nos primeiros pixéis dos seus websites, por onde desfilam paradas de produtos europeus e norte-americanos.

Para comprar um creme italiano, o dinheiro vai parar à China via PayPal.

Garanto-vos que não é chinesice. É e-comércio global.

[Global e-commerce, including travel and auto purchases as well as online retail sales, will increase 13.5% annually for the next four years and reach an estimated $1.4 trillion in 2015. Fonte: Cisco Systems Inc.’s Economics & Research Practice]

[Throughout 2011, in most markets, online spending has proved quite resilient, with significant growth in e-commerce revenues. Online retailers not only survived the recession but thrived in the midst of it. Fonte: Innopay, Online Payments 2012]

24 comentários:

Anónimo disse...

Cara Liza
O seu texto recorda-nos claramente o que essa Europa dita comunitária anda a fazer...
É agora claro que não é só, na falta de organização politica, na falta de solidariedade ou na solução dos seus constrangimentos económicos comuns, é também no que diz respeito ao comercio dentro e fora de portas, onde pelos vistos existe uma falta de dinamismo e de adequação ao comercio que é obra.
Enfim os burocratas da Europa Comunitária se perderam nas suas, mordomias dos seus cargos e esqueceram-se de dinamizar os negócios internos de acordo com uma comunidade de comercio comum.
È por isso e não só, que tenho dito que a comunidade e os seus representantes(incluindo os Portugueses)não têm dinamismo na discussão dos problemas da Europa(e dos seus próprios Países) e coisas essenciais escapam ao debate Europeu, será que as questões menos óbvias são discutidas?
Assim vai a Europa Comunitária.
Bom texto, parabéns
Açor

Anónimo disse...

Lisa


tens a certeza que o Clinique etc que recebes em casa, via simpatico chinoca, é genuino????????

Anónimo disse...

http://www.ft.com/cms/s/0/eab1c7a2-d667-11e1-bd9c-00144feabdc0.html

(pharmaceuticals and cosmetics)

Anónimo disse...

o link acima tem um re-router. se clikares nele, não te leva ao artigo mas ao site do jornal...

se quiseres ler o artigo do FT, insere googla estes termos:

| financial times china source of most counterfeit |

repara: pharmaceuticals & cosmetics são uma especialidade chinoca.

clika no X da subscription

&bob is your uncle.

Lisa Garcia disse...

Açor, o seu comentário, para mim, revela um espírito crítico de sinal positivo. Agora vou tentar ajudar o anónimo a ver além dos olhos em bico, o que, está visto, vai resultar em coisa que daria para mais um posting.

Anónimo, o seu comentário faz-me lembrar um jantar, não há muito tempo, com pessoas cujo calibre intelectual eu respeito, em que uma delas afirmou “a China não é um problema, eles não sabem fazer qualidade”. A este tipo de visão afunilada eu chamo autismo de circunstância. Uma mistificação tantas vezes repetida, que mesmo quando a realidade muda perante os nossos olhos, a nossa visão continua a passar-nos o velho filme familiar ao invés de registar a realidade de facto.

Que a China é a mãe de todas as contrafações, é indisputável. Que a China é *apenas* a mãe de todas as contrafações é incorreto, ultrapassado, e, em última análise, é uma postura intelectual perigosa para o Ocidente, embalado em sonhos confortáveis de superioridade a todos os níveis.

À frente das grandes companhias chinesas estão hoje indivíduos formados nos grandes bastiões da intelectualidade ocidental. O tipo de pessoas que estão a dirigir a economia chinesa num sentido que dificilmente será abalado, pelo menos exogenamente, por considerações de qualidade. A China produz iPads. A China tem o segundo maior orçamento para pesquisas e desenvolvimento do mundo. A China produz o míssil terra-ar DF-21D que pode alterar o equilíbrio estratégico no Extremo Oriente.

A China produz muito mais além de “knock-offs”, mas isto de escrever postings é também sobre dar pistas para permitir que aqueles que com bonomia nos leem, possam expandir os seus horizontes fazendo a sua própria pesquisa de forma a - neste caso - poderem eventualmente um dia olhar para oriente e ver mais além do que “simpáticos chinocas”.

No que respeita especificamente à região administrativa especial de Hong-Kong e à sua força no mercado global online de venda de cosméticos, deixo-lhe aqui algumas pistas para compreensão, lembrando também que a China desenvolveu um sistema de transporte de mercadorias sem paralelo no mundo. Fê-lo para colocar os seus produtos a custo baixo no ocidente, e, como qualquer rede de transportes, esta também tem dois sentidos - leva e traz.

http://www.nzte.govt.nz/explore-export-markets/market-research-by-industry/Biotechnology-and-agritechnology/Pages/Skincare-and-cosmetic-products-market-in-Hong-Kong.aspx

http://forum.hktdc.com/topic/2066/1/en/Cosmetics-Import-Tax-in-Hong-Kong.htm

http://www.ems-tracking.net/ems-china.html

Anónimo disse...

Cara Lisa

vou ser muito sincero

"bullocks"

A China não produz iPads. Monta-os.

A tecnologia militar Chinoca é ainda menos vanguardista do que a Russa. Ou seja, de avançada n tem coisa alguma. Leia revistas ou periódicos de estratégia militar e perceberá porquê. (JANES, por ex) A industria militar americana é privada. a chinesa é estatal. os burocratas não sabem inventar. percebeu??

Biliões de biliões gastos em P&D não significa liderança tech. A criatividade tech depende de muitos outras capacidades q a china não tem. Quer q as enumere??? Não basta atirar dinheiro para o prob.

A China, minha cara, não tem 1 google ou 1 apple ou 1 SAP. não fazem BMW's, nem Boeings (mas vão começar a fazer uma versão antiquada do Airbus)

Na China, o partido-estado controla tudo e faz tudo.
A centralização sufoca a criatividade. É por isso que os Chinocas mandam os seus filhos estudar no ocidente.

Todos nós sabemos que os estados totalitários não são bons gestores. o estado chines vende mao de obra barata a multinacionais que MONTAM os seus productos na China (mas muitas estão a sair da china e a mudarem-se para países como o vietname, onde a mão de obra é ainda +++ barata!



Quem precisa de aprender mais qualquer coisiinha sobre a China e expandir horizontes é V Exa, perdoe-me a sinceridade. Aquilo que o seu amigo lhe disse é mais pura das verdades. A China ainda é um tigre de papel. Pode deixar de o ser, evdt.

quando olho para a China vejo muito mais do que os chinocas simpáticos. também vejo chinocas simpáticas, muita contradição,tensão crescente entre poderosos e alienados que ameaça todo o sistema (tensões laborais imensas), tensões entre regiões, uma transição democrática que alterará por completo os custos de produção (+ altos = China menos competitiva no comércio mundial), corrupção
a uma escala que faria um oligarca russo corar de vergonha etc etc

A China, Lisa, é um tigre de papel.

Talvez terá oportunidade de testemunhar a imensa superioridade tech do ocidente brevemente. o irão possui armamento chinês.

posso garantir-lhe 1 coisa. são os chineses que vão ficar de olhos em bico. :)

Anónimo disse...

PS: mas produzem um chá excelente. Acerca disso não há dúvida.

Lisa,

Aponte-me 1 producto chinês tecnologicamente vanguardista???

Qual foi a última grande inovação Chinesa???

Quer um conselho. Faça um scan dos productos que comprou e envie-o para a Clinique etc. Confira a autenticidade dos productos.

Anónimo disse...

Espero que não me diga q o CFR é um instrumento da política norte americana.

Poderia citar +++ outros estudos e think thanks.

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/china/8369442/Military-Balance-report-China-wont-threaten-US-in-Pacific-for-a-decade.html

http://www.cfr.org/china/chinas-military-power/p18459

http://www.iiss.org/publications/adelphi-papers/buy-adelphi-papers-now/?entryid9=50772


ps. desculpas pelo português cacafónico

massive hangover.

boa tarde
z

Anónimo disse...

The IISS said however that China's goal of closing the technological gap with the West could be undermined by "serious STRUCTURAL (1) weaknesses".

in Telegraph
---


1)
1.1. Burocratização excessiva = submeter inovação tecnológica ao regime temporal das burocracias = lentidão

1.2. Ausência de um sector militar privado e dinâmico = military/industrial complex (US)



Quanto à questão china/irão, ver:

http://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/occasional_papers/2012/RAND_OP351.pdf

Tensões laborais na china:

http://www.clb.org.hk/en/files/share/File/research_reports/unity_is_strength_web.pdf

Atraso tech no domínio militar:

http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-14470882

http://www.nytimes.com/1996/12/03/world/china-s-military-stumbles-even-as-its-power-grows.html?pagewanted=print&src=pm
----


espero n ser chatinho. mas n gostaria que ficasse com a impressão q estou a implicar consigo.
a única coisa de que eu gosto verdadeiramente são os factos. o resto são tretas, incl egos, nomes, protagonismos de cariz literário e divagações diversas lol.

uma boa tarde para si.
cumps

Liao Ping

Lisa Garcia disse...

Caso a exuberância de exclamações e interrogações com que nos brinda o Anónimo fossem, por qualquer arte, um tónico capaz de energizar esta Europa que se enrola em acusações cruzadas sem que consiga ser verdadeiramente competitiva com alguns dos seus produtos de maior difusão, estaríamos bem servidos. No entanto, essa via, não nos serve. Prefiro que procuremos avaliar sem preconceitos os nossos competidores no mundo e, de forma igualmente desassombrada, avaliemos as nossas forças e as nossas fraquezas. Coisa que, concedo, não é particularmente fácil de se fazer num estado de ressaca massiva, Anónimo. Talvez quando os vapores passarem possa mostrar-se mais esclarecido e cordial.

Anónimo disse...

Lisa

As ressacas não me afectam o juízo.

Apenas o temperamento.

A pessoa com quem conversou no jantar
está mt bem esclarecida.

Não se precipite com conclusões.

Lá por ter escrito Chinocas simpáticos não quer dizer que os considere + ou - (thats quite beside the point!) Civilização antiga que merece todo o nosso respeito. Não me interprete mal, Lisa. A estratégia Chinoca tem sido muito muito sagaz e astuta. Respeito-os mas não compro por atacado a histeria e os simplismos dos media ocidentais que depressa transformaram um país em ascensão numa hiper puissance. Nada como um contraste sensacionalista (China up, US, Europe down) que abale velhas certezas e venda muitos jornais e docs. O prob é que esta tendência para empolar o poder da China tem pouco q ver com a realidade.

Lamento não ter sido esclarecedor e cordial

Boa noite.
Z

Anónimo disse...

>>>>Transição para x em sistemas fechados/totalitários = conflito entre elites = fragmentação das elites = algumas elites (com menos poder estatal) aliam-se a movimentos grass roots pela democratização/liberalização = + conflito >>>>>> etc.


http://www.spiegel.de/international/world/chinese-leaders-using-summer-vacation-to-decide-on-coming-changes-a-846409.html

" China's new leadership will face enormous challenges. The last five years have seen economic growth drop by roughly half in the world's manufacturing giant. New instances of SOCIAL UNREST continue to flare up around the country. Recently, locals in southwestern China even managed to stop the construction of a heavy metals factory that would have hurt the environment.

For years, China's one-party dictatorship even won admirers in the West, and everything seemed to be going according to plan for its Communist Party. But, now, it's precisely the fact that the country isn´t based on the rule of law that threatens to bar it from even greater success. If the party wants to TRANSFORM the nation from a CHEAP-GOODS FACTORY into a HIGH-TECH laboratory, it must have the courage to make political reforms. More specifically, it needs to limit the power held by STATE-OWNED enterprises and allow CREATIVE PRIVATE companies more freedom and legal security."


Talvez a Der Spiegel esclareça a Lisa melhor e mais cordialmente do que eu.

Publicado hoje.

Anónimo disse...

oops. perdão
publicado no dia 26 deste mês.

Lisa Garcia disse...

Anónimo, tenho pena, porque reconheço que atrás do seu anonimato estará um ser pensante, mas não debato com temperamentos que se alteram sob anonimatos e ressacas.

Anónimo disse...

Pois. Debateu antes. Agora não. Tem tudo q ver com o anonimato, temperamento e ressacas de festas de baptizado. Sim senhora. Honesta e corajosa.

Passe bem.

Lisa Garcia disse...

Mas anónimo, é tão fácil tirar a prova dos 9. Retire da equação o anonimato e o insulto fácil e introduza sobriedade e reflexão.
Nunca sentiu curiosidade em saber como será debater no terreno da honestidade e coragem? Quando quiser, lá o espero, porque desse terreno eu não saio. Entenda porém, que se insistir em entrar, com credenciais abaixo do nível, nesse terreno onde eu me movo, terei que o afastar, o que farei com grande pena mas com igual determinação.

Anónimo disse...

Lisa

insultei-lhe onde???? li e reli e não encontro nenhum insulto à sua pessoa.

terá sido o bullocks?? esta é uma expressão parecida com BS. o bullocks referia-se a uma mui propalada tese (a da china ser ultra sofisticada em termos tecnológicos etc) e não à sua pessoa. mega sensível.

para que perceba uma coisa: eu NUNCA insultei alguém recorrendo ao anonimato. insulto sempre na primeira pessoa.

chamo-me ezequiel m m silva. oki doki.

eu raramente coloco o meu nome pq qd venho aqui tenho mt pouco tempo e pachorra para ego trips.

deixe-me explicar-lhe uma coisa. um belo dia um bom amigo disse-me que não tinha questionado um post meu aqui no ilhas porque ele...é meu amigo. não queria magoar o meu egozito, disse-me ele.
é uma pessoa cujo "calibre intelectual" eu respeito muito. tivesse eu escrito o post como um anónimo, ele teria dito o que lhe passou pela tola. foi isto mesmo que ele fez umas semanas depois quando eu meti o pé na argola quando escrevia sobre as Constituições de tradição continental (europeia). aprendi mais com ele como anónimo do que como amigo.

tá a ver?? o anonimato tb tem os seus charmes. depende do uso que dele se faz. se for usado para insultar cobardemente, ai não. aliás, de visitar os arquivos do ilhas, constatará que insultei dezenas de pessoas como ezequiel.

a única coisa que me interessa aqui são argumentos frases e palavras. as pessoas não me interessam patavina, perdoe-me a sinceridade. eu não a conheço. para mim V Exa poderia chamar-se Ludmilla, Constantina ou que V Exa quiser. é anónima na mesma. eu não a conheço, percebe!!! nem vou conhecer.

tivesse V Exa sido insultada por mim enquanto anónimo, concordaria inteiramente consigo. mas a verdade é que eu NÃO A insultei. trouxe referências, artigos para V Exa reconsiderar a tese bullocks que proferiu com infantil veemência num tom algo condescendente de sermão Politicamente Correcto.

procure nos arquivos IP do ilhas. se encontrar um único INSULTO pessoal que tenha sido feito sob a capa do anonimato, ofereço-lhe uma viagem a Hong Kong.(sem direito a cosméticos falsificados)

agora releia este seu naco de prosa:

" Que a China é a mãe de todas as contrafações, é indisputável. Que a China é *apenas* a mãe de todas as contrafações é incorreto, ultrapassado, e, em última análise, é uma postura intelectual perigosa para o Ocidente, embalado em sonhos confortáveis de superioridade a todos os níveis."

Escapou-lhe por completo o facto de eu NUNCA ter escrito que a CHINA é APENAS a Mãe de todas as bla bla...

Eu nunca disse tal coisa. Você literalmente took that out of your arse!! lol

Lisa, você tem um talento irreprimível para a criação literária. Posso garantir-lhe que quando publicar o seu primeiro livro, este apreciador anónimo de boa prosa, compra-lo-á.

ezequiel motta moreira da silva
nascido a 20 de agosto 1968
natural da ribeira grande
1 cicatriz de 18 cms no joelho esquerdo
2 cicatrizes nas costas (estilhaços de granada)
devorador de vegetarianos
apreciador de break beat e de cozinha japonesa

agora, &%&$#%$, with cherries on top, dear Lisa.

zeke

Anónimo disse...

"...terei que o afastar, o que farei com grande pena mas com igual determinação."


uma frase épica. melo-d.
mt bom

ciao
z

Lisa Garcia disse...

Pronto Ezequiel, ora vê? Agora já só falta não ser absolutamente desagradável para poder ser uma entidade com interesse.

ezequiel disse...

"entidade com interesse." LOL

http://www.youtube.com/watch?v=lWDdcD-1xoo

Anónimo disse...

Lisa

tu és jornalista, correcto??

quais são as areas que + te interessam?????

cumps
ezequiel

zeke disse...

It also needs to be said that the love of truth is no less a passion because it desires truth rather than some less elevated end. In our field the love of truth cannot be isolated from the passion for truth to ourselves and truth in human relationships.
In other fields, too, the scientist is filled with love for his object precisely in his most creative and ‘dispassionate’ moments. Scientific detachment in its genuine form, far from excluding love, is based on it. In our work it can be truly said that in our best
moments of dispassionate and objective analyzing we love our object, the patient, more than at any other time and are compassionate with his whole being.
(Loewald, Psychoanalytic theory and the psychoanalytic process, pp. 297)

Anónimo disse...

It also needs to be said that the love of truth is no less a passion because it desires truth rather than some less elevated end. In our field the love of truth cannot be isolated from the passion for truth to ourselves and truth in human relationships.
In other fields, too, the scientist is filled with love for his object precisely in his most creative and ‘dispassionate’ moments. Scientific detachment in its genuine form, far from excluding love, is based on it. In our work it can be truly said that in our best
moments of dispassionate and objective analyzing we love our object, the patient, more than at any other time and are compassionate with his whole being.
(Loewald, Psychoanalytic theory and the psychoanalytic process, pp. 297)

Anónimo disse...

O Free Shipping já não é o que era há dois três anos atrás.

Muito negócio online de HK acabou com o "free shipping".

E a questão dos envios basta ver a quantidade de países e regiões que são "riscados" da lista.