quinta-feira, julho 19

Cultura vs Erudição.


«Como é fácil confundir cultura com erudição. Na realidade, a cultura não depende da acumulação de conhecimentos, muito menos em várias matérias, mas sim da ordem em que esses conhecimentos são armazenados na nossa memória e da sua presença no nosso comportamento. Os conhecimentos de um homem culto podem não ser vastos, mas são harmónicos, coerentes e, sobretudo, estão relacionados entre si. No erudito, os conhecimentos parecem armazenar-se em divisórias estanques. No culto, distribuem-se de acordo com uma ordem interna que permite o seu intercâmbio e frutificação. As suas leituras, as suas experiências, encontram-se em fermentação e engendram continuamente nova riqueza: é como um homem que abre uma conta a juros. O erudito, à semelhança do avaro, guarda o seu património numa peúga, onde só cabem o mofo e a repetição. No primeiro caso, o conhecimento engendra conhecimento. No segundo, o conhecimento acumula-se sobre o conhecimento. Um homem que conhece de cor e salteado todo o teatro de Beaumarchais é um erudito, mas culto é aquele que tendo lido apenas As Bodas de Fígaro se apercebe da relação que existe entre esta obra e a Revolução Francesa ou entre o seu autor e os intelectuais da nossa época. Por isso mesmo, o elemento de uma tribo primitiva que apreende o mundo em dez noções básicas é mais culto do que o especialista em arte sacra bizantina que não sabe estrelar um ovo.»

Júlio Ramón Ribeyro, Prosas Apátridas, Ahab, 2011.

6 comentários:

Anónimo disse...

um culto que não consiga ser erudito é uma seca tão grande como um erudito que não seja culto.

o problema é que os eruditos geralmente são cultos
e os cultos raramente são eruditos.

este Julio, vou-te contar. a diferença entre o culto e o erudito. ganda totó.

define a coisa de forma binária, como se o culto pudesse ser distinguido desta forma do erudito... excelente escritor mas muito pouco perspicaz. não é raro: escritores excelentes com a perspicácia de um lemingue.

Luís Rego disse...

Concordo plenamente. Ser culto é possuir um conhecimento dinâmico e gerador de mais conhecimento. O erudito, por outro lado, vê a acumulação do conhecimento como um fim em si próprio. O culto expressa idéias novas abertamente. O erudito, incapaz de criar, emite opiniões sob a cobardia do anonimato.

Anónimo disse...

Luís Rego

Além de não conseguir discernir as diferenças e semelhanças que separam e unem o culto e o erudito, V Exa parece incapaz de perceber que não há qualquer relação, real ou imaginária, entre o erudição e o anonimato.

Eu chamo-me EZEQUIEL.

Vamos lá a ver quem é o cobarde.

TU ÉS UM IMBECIL, LUÌS REGO.

ÉS BURRO COMO UMA PORTA!

queres conversar sobre o assunto, ignorante de merda!!!???

Anónimo disse...

Belo texto, o inicialmente postado. Muito bem escolhido:-)

jv disse...

Culto é aquele que cria.
Erudito é aquele que sabe.

Anónimo disse...

Isto é surreal.

Culto é aquele que cria??????????????

Aquele/a que cria é o/a CRIATIVO/A.

Uma pessoa pode ser cultíssima e não criar coisa alguma.

Sinceramente, eu não percebo. Esta malta passou toda pelo ensino superior. Escrevem mal e pensam pior ainda. Isto parece um país do 3 mundo. É triste. Ainda por cima convencidos de que são "cultos." :(

EZEQUIEL