segunda-feira, agosto 22

...as horas


IWC "A Portuguesa" Modelo ref. 3714

Na linha do tempo sucedem-se, irreversivelmente, os aniversários que se celebram ou se felicitam. Há a "melhor juventude" que faz 30, há quem se aproxime da linha do paralelo dos 40, outros, como eu, que já passaram essa meta, e há também aqueles que já atingiram o meio século com a marca dos 50. É esta a nossa "geração". Mas, a partir de quando é que entramos em "downhill" ? Esse é outro mistério do tempo. Se pudéssemos decifrar o tempo, para além de vermos as horas, de certa forma também saberíamos o que somos. Recordo sempre nestas "horas" a perplexidade de Santo Agostinho, meditando, e interrogando-se : "O que é tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; mas, se alguém me puser a questão e eu quiser responder, já não sei." Com o timbre do nosso fado Português o Padre António Vieira deixou-nos esta resposta, que se dá de presente ao amigo Alexandre Pascoal, um dos aniversariantes de hoje, : "Nem todos os anos que passam se vivem: uma coisa é contar os anos, outra é vivê-los. Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos". Que lhe dê bom uso.

Sem comentários: