quarta-feira, janeiro 27

Wikipedia para sempre



Há coisas que se não existissem, seríamos todos mais pobres e mais burros. Nessa categoria, a taça vai para a Wikipedia, o gigantesco milagre da Web 2.0.

Catorze milhões de artigos em 270 línguas compõem a maior colectânea de Conhecimento que o mundo alguma vez viu.

Tudo com base no mais simples conceito: se sabe, dê a saber e faça-o de graça. E não interessa quem você é. Entre e edite. Sem registo, sem login, sem BI, carta de condução, recomendação da mãezinha ou seja o que for. Uma receita para o caos e a anarquia, portanto. E assim, meio que de repente, eis que os humanos, num mês de Janeiro como este mas do ano 2001 (o conhecimento é um bom legado para contrabalançar o legado do terror), viram-se a braços com um enorme poder de fogo e… pasmem-se as hostes: não lixaram tudo.

Pelo contrário.

Criaram uma obra prima da humanidade abastecida por uma fonte inesgotável – o poder do conhecimento de milhões e milhões de pessoas ao serviço do conhecimento de outros tantos milhões e milhões de pessoas.

É por isso que me alegro por saber que “they did it again”: na já tradicional angariação de fundos de final de ano, a Wikimedia Foundation, a fundação sem fins lucrativos que gere a Wikipedia, conseguiu ultrapassar as expectativas e arrecadou uns fantásticos 7.5 milhões de dólares. Dinheiro integralmente doado pelos tais milhões de pessoas no mundo que todos os dias produzem a Wikipedia, à borla, para que a Wikipedia possa permanecer gratuita e livre de publicidade.

Apetece dizer como uma senhora colombiana, que doou 10 dólares para esta causa maior do conhecimento:

Ojalá todo funcionara como Wikipedia: hecho por la gente, para la gente.

Sem comentários: