terça-feira, dezembro 17

Luísa Sobral & António Zambujo

Nesta quadra, para todos aqueles que me têm no seu coração, mesmo os que mantêm um certo odiozinho de estimação.

41 comentários:

Anónimo disse...

ódio??? salve seja, Carlos!! q palavra de forte. o ódio deve ser sempre direccionado para gente q n presta e tu, meu caro, és um bom homem, um excelente profissional e, porra, gostas de torresmos!! um homem que gosta de torresmos só pode ser bom home. eu n te odeio (nem sequer um ódiozito é sentido por estas bandas, nem nada q se pareça. muito muito longe disso. desejo-te o melhor. Feliz Natal para ti e para os teus. que Nosso Senhor te dê muita saúde, felicidade e dinheiro para viveres a vida q mereces viver.

abr
Z

Anónimo disse...

Carlos

não gostar da forma como alguém escreve (ocasionalmente) é uma coisa.

não gostar do escritor é outra, muito distinta.

não mistures alhos com bogalhos.

essa coisa da deflexão: ah, criticam o que eu escrevo porque sentem um ódiozito em relação á minha pessoa.

não, meu caro.

eu não gosto é da forma como tu (ocasionalmente) escreves. por vezes, escreves de forma sinuosa, desnecessariamente hiperbólica e não raramente pomposa. mas esta é a minha insignificante opinião. não passa disso. tu, Carlos Rodrigues, és um gajo porreiro.

Feliz Natal e votos de muita saúde.
Z

Carlos Rodrigues disse...

Meu caro Z,
Feliz ou infelizmente, a minha "outer world relationship" não se esgota em ti. "Tá-se bem"!
Votos de muita saúde e muitos "candilhes".
C

Anónimo disse...

Sim, é isso mesmo, candies are koolio, Young Squire.

http://www.youtube.com/watch?v=QX_oy9614HQ

Feliz Natal. ;)

PS: a tua outer cyber life esgota-se em mim e no inefável Açor, meu caro.

Appreciate my niceness and his (Açor)

Nós somos os dois únicos caramelos que comentam os teus posts. lol

O meu presente de Natal para ti, Carlos. Para ti e para todos os que (ocasionalmente) "barroquizam" a língua de Pessoa. (Camões foi e continua a ser o grande culpado)

grande abraço,
Z


Anónimo disse...

Caro Z
Antes de mais as minhas saudações e votos de boas festas para o Carlos e Z...
Eu penso que a razão para tão poucos comentários não é da responsabilidade da boa ou má escrita de A ou B, julgo que esta tem mais a ver com a falta de condições de diversa ordem(cultural certamente)no Universo fechado dos Açores(penso que em Portugal passa-se mais ou menos o mesmo(um pouco de desinteresse, comodismo, seguidismo, crise económica, medo e uma série de outras razões, mesmo algumas validas.
Não será um comentário negativo ou positivo que determinará a continuação da participação de A ou B como autores no Ilhas, as coisas têm uma relatividade de valor negativo ou positivo que não devem limitar ninguém, nem nos textos nem nos comentários, por isso que siga a dança da liberdade.
Votos de festas felizes
Açor

Anónimo disse...

Universo cultural fechado, Açor??? Nem por isso. Há muito que há muita gente nos Açores que tem boas relações com muitos países europeus, especialmente a GB, mas também com a Alemanha, França etc. Não se esqueça que estamos no meio do atlântico. Visite todos os blogs Portugueses. Está tudo às moscas. Tem que ver com o Twitter e com outras tecnologias de comunicação que relegaram o blog para segundo plano. Até o sedicioso e controverso 5dias.net está às moscas.

A malta do cuntinente tem a mania que os Açores são um desterro, um fim de mundo, um universo cultural paroquial (fechado). Ligue a rtp 1 e veja o que se passa em Portugal continental. É igualmente "atrasado." Esta mania dos Portugueses em se armarem em pavões condescendentes e patéticos irrita-me tanto como como as diatribes flatulentas dos separatistas. Estão bons uns para os outros.

Anónimo disse...

Quanto ao resto, Açor: é evidente que a boa ou má escrita não tem nada que ver com nada. Eu fico tremendamente excitado sempre que sei que estou prestes a ler um naco de prosa merdosa. A boa escrita atraí. A má escrita repele. Muito simples.

Se V Exa ou eu começássemos a escrever como o Pessoa garanto-lhe que teríamos milhares de caramelos a comentar os nossos comentários.

:)

Anónimo disse...

PS: as primeiras frases do último comentário foram irónicas. LOL

PS: só o Nuno Costa Santos e o JONAS é que podem salvar este blog do oblivion literário.

O Alexandre transformou isto num placard pub do PS-A e o Carlos é o Mestre de Criptografia Literária.

A Renata não escreve, tristemente. Tem mais que fazer.

Anónimo disse...

Caro Z
O Universo Cultural fechado, mau grado a Universidade a net e a facilidade maior em viajar, é uma realidade que decorre de sermos ilhas, mas também dum certo atraso relativo que os índices de literacia não deixam enganar...
Nada do que referi nos incapacita para sermos iguais ou melhores do que os que quisermos comparar.
Estou de acordo com as razões que indicou para o Ilhas estar no marasmo em que se encontra, aliás já as tinha referido e se bem me lembro, não colhi o seu apoio...
Não basta escrever como Pessoa ou Antero só para situar, para ser lido e comentado, se assim fosse os livros deles, seriam profusamente lidos e vendidos.
Não faltam livros "merdosos" a serem best sellers...
É pena existirem boas intenções que não passam disso mesmo, vem ao caso as promessas do Alexandre em melhorar o Ilhas e é vê-lo...
O mal está mesmo em não existir a vontade em escrever e participar para além dos compromissos e dos interesses, é por isso que prefiro a má escrita livre à boa escrita "mercenária".
Independentemente da ironia facilmente reconhecida, há a distinguir o conteúdo da forma, sem dúvida que uma boa forma dá brilho ao contudo, mas boa forma sem um bom conteúdo é como um prato de autor sem sal.
Cai frequentemente no erro de generalizar a partir dum caso uno e concreto, como a ver o estado da floresta pela observação duma única árvore...
A malta do continente, neste momento, salvo as más opiniões, tem uma opinião positiva dos Açores, mas a questão não é analisar um caso ou outro, a realidade é que nos mostra uma região com os mais(não o mais) fracos índices académicos do País, este facto não valoriza uns em prejuízo dos outros, até porque isto dos índices escolares tem muito que se lhe diga.
Seja como for esta questão esta deslocada, porque eu sou açoriano e fui eu que considerei(sem complexos)os Açores como um circulo cultural fechado(outra coisa não se poderia considerar de ilhas no meio do Oceano, como é óbvio isto não ofusca os vultos açorianos por este mundo fora.
saudações e um bom Ano.
Açor

Anónimo disse...

Olhe Açor

Eu conheço pescadores analfabetos que são mais abertos, inteligentes e curiosos do que muitos patetas alegres formados nas nossas universidades.

Já li (muitos) trabalhos de professores universitários Portugueses com erros elementares de Português e de lógica.(isto é, de raciocínio)

Sinceramente, Portugal precisa de um sistema gymnasium Alemão, implacavelmente rigoroso. Para alunos e professores!!!!!

Sim, os índices académicos nos Açores são de facto desastrosos. Estes governos PS dos últimos anos souberam apenas fomentar o turismo e apoiar (justamente) os mais desfavorecidos. Mas, apesar de todos os programas de formação etc, os tais índices persistem. Uma vergonha!!!


Concordo com o que disse. A má escrita livre é infinitamente melhor do que a boa escrita mercenária apesar da escrita mercenária raramente ser boa. Quanto aos best sellers: não sou um snob mas nunca li um best seller. Dito isto, já folheei alguns exemplares do género (Roth, Miguel Esteves Cardoso etc) e devo dizer-lhe o seguinte: um best seller raramente é MAL escrito. Poderá dizer que a narrativa é merdosa, que os conteúdos são merdosos etc mas a escrita per si tende a ser cativante, acirrando a curiosidade infantil que persiste em todos nós, seduzindo-nos com os do mistérios mais ridículos etc...

Para mim, a má escrita é a escrita incompreensível, petulante e sinuosa. Como não sou muito dado
à literatura a minha op vale pouco ou nada.

Cada um é que decide, evidentemente.


Anónimo disse...

Ou o Gymnasium Alemão ou o sistema Kibbutz Israelita (o aluno aprende música, carpintaria, poesia, filosofia, línguas e matemática no mesmo dia...um sistema profundamente influenciado pelo ideal Marxista de que o homem, como ser social, tem de tudo um pouco na sua natureza). A educação é um bem demasiado precioso. Quase tão precioso como a saúde.

Anónimo disse...

Só + uma nota, Caro Açor,

O facto de livro x não ser um best seller não significa (n estou a dizer que V Exa defende este argumento) que é um bom texto.

Há muitos neo-snobs que acreditam q tudo o que não é "comercial" é intrinsecamente bom, o que não é verdade, evidentemente. Há muitos best sellers que são boas obras (literárias, musicais, artísticas).

Deixo-lhe aqui um exemplo de um best seller musical que, na minha op, é sublime:

Uma sátira musical brilhante dos jogos da Guerra Fria.

http://www.youtube.com/watch?v=3xZmlUV8muY

Hans plays with Lotte, Lotte plays with Jane
Jane plays with Willi, Willi is happy again
Suki plays with Leo, Sacha plays with Britt
Adolf builts a bonfire, Enrico plays with it
-Whistling tunes we hid in the dunes by the seaside
-Whistling tunes we're kissing baboons in the jungle
It's a knockout
If looks could kill, they probably will
In games without frontiers-war without tears
Games without frontiers-war without tears


Andre has a red flag, Chiang Ching's is blue
They all have hills to fly them on except for Lin Tai Yu
Dressing up in costumes, playing silly games
Hiding out in tree-tops shouting out rude names
-Whistling tunes we hide in the dunes by the seaside
-Whistling tunes we piss on the goons in the jungle
It's a knockout
If looks could kill they probably will
In games without frontiers-wars without tears
If looks could kill they probably will
In games without frontiers-war without tears
Games without frontiers-war without tears


Anónimo disse...

Açor

um circulo cultural fechado...outra coisa não se poderia considerar de ilhas no meio do Oceano

---

o facto de vivermos em ilhas não significa que somos fechados.

os fechados da meloa são fechados.

há muito alemans a viver no centro dos centros da Europa cujas mentes são mais fechadas do que o rectum de um seminarista...

o determinismo é uma ideologia falida, até na biologia.

uma certa Senhora, de seu nome Fátima, um belo dia deu-me boleia do Liceu Anthero de Quental para a minha querida terra, a Ribeira Grande.

eu, jovem, estúpido e rebelde disse-lhe que o mar era uma coisa sufocante que nos impossibilitava de sair etc

ela disse-me isto, que jamais esqueci: o mar une continentes, é uma ponte e não uma fronteira e é o mar que faz com que sintas a necessidade de procurar (a aparente impossibilidade de transcender o limite imposto pela natureza engendra a necessidade procurar...a saída do soi-même eternizada pelo grande Levinas...)

aprenda com a Dra. Fátima, Açor.

outra coisa não seria de esperar O TANAS!!

os Açores tem tantas mentes brilhantes por metro quadrado como qualquer outra parte do mundo.

Anónimo disse...

Açor,

veja/ouça isto com muita atenção.
só para q perceba q eu n dou muita importância
ao mundo virtual.
para mim, isto é uma brincadeira, uma escapadela para a brincadeira.

http://www.youtube.com/watch?v=JzWiv-1wzk8

Anónimo disse...

Caro Z
Sermos um circulo cultural fechado, não significa que somos fechados nem que não procuremos saídas e contactos.
Eu ao contrário de si(talvez por ser menos rebelde e adorar o mar...)nunca achei o mar um obstáculo, nem tive o gosto de sair da minha terra...
O circulo ser fechado é pelo facto de ser reduzido e de mais dificil contacto com o exterior(apesar dos avanços modernos da comunicação)é inegável que os meios são mais reduzidos, mas de melhor acesso e por isso existir uma elite que os utiliza a proveito...
Os açorianos têm o mesmo nível de neurónios que os demais humanos, o que altera(umas vezes para melhor outras para pior)são as suas circunstancias, eu pessoalmente penso que temos uma capacidade introspectivo e de pensamento(se calhar influenciada pelo mar)acima da média, por isso não veja nas minhas palavras qualquer demérito do açoriano.
É possível que os açorianos tenham até mais mentes brilhantes, aliás não é por não serem conhecidas que as mentes deixam de serem brilhantes, podem é estar na sombra(este governo do Passos esta a contribuir para isso)...
Eu não defendo o determinismo, mas sim a influencia das circunstancias no desenvolvimento das capacidades e das vontades.
As condições exteriores são condições propiciadoras mas não determinantes, um exemplo o ovo para se transformar em pinto necessita de calor, mas fundamentalmente de estar galado, se quiser o estar galado é uma condição necessária principal, mas não suficiente...
Um filho de carpinteiro não esta determinado que seja carpinteiro, nem um licenciado que seja brilhante.
Como seria de esperar porque as dificuldades existem numa sociedade como a Açoriana, basta ver que a maior parte das mentes brilhantes Açorianas, necessitam de imigrar para serem apreciadas e poderem desenvolver as suas capacidades...
Muitas razões existem, os costumes a religião, a proximidade e a critica alheia, etc, etc.
Seja qual for a nossa ideia(até pela escala)o mercado cultural é reduzido nos Açores, por isso fechado...
Seja como for a dona Fátima estava carregada de razão.
Não discordo no essencial com nada do que disse, talvez possamos a estar a "carregar mais numa cor do que na outra"...
Não consigo aceder ao ling que referiu, mas não penso que leve muito a peito o virtual, nem entendi o sentido, pois eu estou na mesmíssima situação.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

A Luisa Sobral deve cantar com uma prisão da roupa no nariz!

Anónimo disse...

Então concordamos, Açor. O Sr viu, ouviu e compreendeu o video do link q lhe enviei.
Fico muito satisfeito por isso.

Quanto ao Passos, discordo inteiramente. Considero-o o melhor PM que este país já teve, apesar de não ser dos meus (liberais), longe disso. Tem sido honesto, corajoso e audaz (tal como todo o seu governo) a resolver os problemas criados por sucessivos governos irresponsáveis e despesistas (incl. governos do PSD) que nos arrastaram para o lamaçal em que nos encontrámos. O fim está á vista e o futuro será auspicioso. O desemprego já começou a descer no continente. A Grécia tb está em vais de recuperação, tal como a Irlanda.

Ainda há muito a fazer: eliminar PPP's, re-organização do estado social, reformas profundas no presente sistema tributário etc etc.

Por cá, está tudo na mesma, ou seja, de mal a pior. Se isto continua assim por cá, vamos viver a nossa pior crise de sempre quando o resto da Europa está em pleno crescimento. Estamos a viver numa perigosa "bolha especulativa" que em muito se assemelha ás bolhas financeiras. Os fundos Europeus é que nos mantêm à tona de água. A verdade é que TODOS os sectores vitais, com a notável excepção do turismo e da energia (crédito ao GRA pelo bom trabalho desenvolvido neste sectores), estão em CRISE. Temos excelentes contabilistas mas poucos bons economistas. As contas públicas estão equilibradas mas a economia está num estado de colapso iminente.

Precisamos de exportar mais, muito mais.

Anónimo disse...

perdão:

com as notáveis excepções do turismo e da energia

inicialmente escrevi apenas turismo mas depois lembrei-me da energia

não alterei as palavras anteriores para o plural

perdonas com chocolatito

Anónimo disse...

Caro Z
Não pude aceder ao sitio referido e por este motivo não sei se concordo consigo neste ponto, já que no essencial concordei no restante.
Quanto ao Passos como sabe não concordamos nada e fico até admirado como pessoas como você, amplamente informadas concordem com um "boneco" uma marioneta que aprendeu a falar sem dizer coisa com coisa, mas a dar ares de importância, sem verdadeiramente ter importância nenhuma.
Diz que os índices estão a melhorar, mas onde e porque?
O desemprego teve um pequeno decréscimo, a partir dum numero demasiado alto e considerando que o chumbo do constitucional permitiu o recebimento dos subsídios e com estes se animou o consumo interno, estamos num período pós verão, onde o turismo animou com a crise na segurança nos Países Árabes, a exportação teve números que não se irão repetir, pois se deve a operações com a refinaria de Sines que não se irá repetir(não me pergunte o quê, porque não sei...)o desemprego não tem em conta a emigração e com esta a diminuição do Universo a considerar.
Por fim estamos em presença duma diminuição do preço da mão de obra insustentável.
A divida aumentou, o tecido produtivo também, as capitalizações com as privatizações não se irão repetir, etc, etc, depois disso o que dizer?
Onde é que é sério o Passos?
Só se for quando não se ri, a seu devido tempo se saberá as falcatruas que ele fez em seu próprio nome ou permitiu fazer sobre o seu comando, as maroscas com os estaleiros de Viana, são só a ponta do icebergue.
Mas cada um acredita no que quer, uns acreditam na Nossa senhora de Fátima, outros no Passos Coelho.
Em relação aos Açores a seu devido tempo, disse que césar estava a enveredar pela politica do betão e com isto hipotecou o seu capital de esperança que trouxe quando da sua eleição, mas também é necessário considerar que os Açores sofreram com a crise da Europa e de Portugal e são uma economia frágil que necessita de cuidados especiais...
A questão não é nem nunca foi de despesa mas sim do tipo de despesa efectuada, esta má despesa continua com este governo de Passos com entrega de somas avultadas á banca a empresas privadas e a gabinetes de advogados e conselheiros económicos etc, etc.
Não estivesse a Europa a por a mão aos disparates deste governo e aos seus erros(erros que o FMI e a Comunidade chama igualmente da sua autoria)e outro calo cantaria.
Fraude, charlatanice e burla são as palavras apropriadas para este governo.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Z
O que foi feito foi a destruição do País quem vier a seguir que apague a luz...
Queria dizer diminuição do tecido produtivo...
Todos os predicados que enumerou para Passos são aqueles que fazem dum toto um ditador, Hitler seria um exemplo, Salazar e Mussolini outro, a questão é só saber o tempo que ele fica no poder e os condicionalismos históricos.
Não sei sinceramente é como um liberal como se diz, defende uma personalidade assim?
Nem sei onde fica o seu rigor com uma personagem que é um farsante, um Chico experto que viveu à conta das jotas e do compadrio politico, foi apoiado e levado ao colo por Miguel Relvas e só o afastou, porque foi obrigado, etc, etc...
Diz que não acredita em amanhã que cantam, mas acredita no milagre do Pós Troika como se ele não fosse a continuação da troika, quer se chame resgate ou outro nome qualquer.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Z
A sua admiração por Passos, só pode ser a afirmação plena da sua ironia...
Não me esqueço de o ver tecer tamanhos elogios a Gaspar, é interessante que este ao sair escreveu sobre o falhanço da troika e da aplicação e adaptação das mesmas politicas, por ele Gaspar,(comuns a Passos)e também as várias personalidades da troika que arrasaram as politicas da Troika sem que ninguém retira-se as devidas consequências do falhanço.
Eu sei que você irá dizer o mesmo rol de ironia que usou em outros momentos que lhe disse ter já escrito sobre o que realmente escrevi, mas nada disso afasta a realidade que tudo o que se esta a viver nada é a mais do que uma estratégia do Capital para diminuir o preço da mão de obra ao mesmo tempo que lhe retira a normalização duma legislação reguladora das relações de trabalho, deixando assim o trabalho ao sabor dos interesses do Capital.
A questão desta crise não é de despesa como lhe disse, mas sim de politica, uma politica que decorre do Capitalismo internacional e que tem uma manifestação concreta na Europa e na variante financeira agressiva, deste mesmo capitalismo, não será possível combater num único País este capitalismo, mas pode-se criar movimentos que unem os interesses dos Povos na Europa e no Mundo para combater esta visão desreguladora e que arrasta os Países para o fosso que estas politicas criaram.
A Europa não pode prosseguir politicas anacrónicas duma Europa unida, mas que funciona como se não fosse, em que todos os Países são levados a tomarem posições defensivas ao livre mercado, defendendo os seus mercados internos, como é o caso da Alemanha que paga abaixo do previsível para a sua produtividade, como forma de controlar a sua balança de pagamentos, no fundo é uma concepção contrária ao mercado comum e muito mais ao aprofundamento politico da C.E.
A questão que tudo isto nos leva é ao aumento das desigualdades e ao colapso do sistema capitalista, um movimento semelhante à queda do dito socialismo soviético, no fundo é a compreensão que o sistema Capitalista ou se reinventa ou morre, será um pouco o mesmo que as experiências do comunismo internacional, morreram e ainda não surgiu alternativas ao debate que se seguiu...
Não digo que o Capitalismo esteja moribundo, mas se esgota dia a dia, na sua contradição fundamental(sem usar termos marxistas)que é a sua avidez pelo lucro que é contrária a salários capazes de esgotarem produções cada vez maiores,(que visam aumentar este lucro)situação que levará a desemprego e a necessárias crises, no fundo é uma pescadinha de rabo na boca, aumenta-se a produção para ganhar mais, mas ao mesmo tempo esta maior produção vai levar à queda dos preços, e com esta à diminuição dos salários e do emprego, e por aí adiante, se complicarmos tudo isto com as manobras financeiras, este carrossel será mais rápido, no fundo foi o que aconteceu com a bolha imobiliária, etc.
Eu já escrevi(a seu devido tempo)que não querer resolver o problema da devida com tempo e adequação dos juros(reestruturação da divida) iria levar a uma situação em que o incumprimento era o destino, pois as dividas dos Países, não são pagas abruptamente, alterando as politicas financeiras pré definidas, as dividas dos Países são pagas gradualmente ou mesmo em relação ao serviço da divida e não ao montante em divida.
Muito havia a escrever, mas não tenha dúvidas que a situação de Portugal depois de Passos será pior do que aquela herdada de Sócrates.(por maior que tenha sido os erros desta politica, que eu a seu devido tempo contestei, ao contrário da finança que hoje apoia Passos).
Lei atentamente e não tenha ideias pré concebidas sobre o que escrevi, a questão é mais profunda do que a mera contestação da dualidade Capitalismo/socialismo.
E eu limitei-me a ideias soltas, despreocupadas, ao correr do teclado, sem qualquer preocupação de rigor ou de ciência.
Açor

Anónimo disse...

Eu já coloquei aqui a carta de demissão de Gaspar, publicada no i.

V Exa não a leu e continua a mentir acerca do seu conteúdo.

O Gaspar foi o melhor e mais honesto ministro das finanças de SEMPRE deste país.

Terá sempre o meu respeito.

Não podemos culpabilizar o inocente e exonerar o culpado.

Qualquer pessoa medianamente inteligente sabe quem são os culpados.

Bem sei que a situação económica ainda é dramática. Estamos todos no mesmo barco. Mas já se pode ver uma luz no fim do túnel...Na Irlanda, na Grécia e por terras Lusa.


Um bom dia para si
z

Anónimo disse...

Açor

V Exa parece um administrador de uma empresa publica falida.

A dívida ERA o destino?!?!?!?! Salve seja, minha nossa, por toutatis! V Exa transformou o destino em algo que acontece no...passado!! O meu destino foi-se. Um futuro passado, como diria Koselleck. Você é um filósofo, carago.

Anónimo disse...

Todos os investimentos públicos que nos arrastaram para este lamaçal foram e continuam a ser rigorosamente REGULADOS.

A regulação não garante a sensatez nem a racionalidade. Aliás, contrariamente ao que se presume, TODOS as bolhas especulativas foram e continuam a ser reguladas.

Você debita frases feitas e raciocínios de prateleira a uma velocidade estonteante...

Mas cada qual tem direito à sua opinião...

Feliz Ano Novo para si
ezequiel

Anónimo disse...

Isto não é despreocupação, meu/minha caro/a Açor:

"A Europa não pode prosseguir politicas anacrónicas duma Europa unida, mas que funciona como se não fosse, em que todos os Países são levados a tomarem posições defensivas ao livre mercado, defendendo os seus mercados internos, como é o caso da Alemanha que paga abaixo do previsível para a sua produtividade, como forma de controlar a sua balança de pagamentos, no fundo é uma concepção contrária ao mercado comum e muito mais ao aprofundamento politico da C.E."

Isto é NÃO SABER exprimir ideias de forma clara.

Bendito Nuno Crato: EXAMINA ESTES CARAMELOS TODOS!! SEM EXCEPÇÃO!! PROFESSORES E ALUNOS.

Anónimo disse...

Caro Z
O Nuno Grato é um "asno presunçoso",(me desculpem os burros que não têm culpa) que não conseguia dizer nada de interesse, ou não entendeu ainda que o rigor a mais é para disfarçar a ignorância e a falta de novidade?
Eu disse e você não quis reter, que o que escrevo foram frases soltas, próprias para este meio, mas nenhuma delas estão no seu conteúdo erradas, podem não ter a forma mais adequada e serem diferentes das suas, mas aprenda a respeitar as ideias dos outros e não fazer como o Nuno Crato e empurrar com a estupidez os assuntos, começando por se colocar no lugar do saber e da exigência e com isso criar o medo nos outros, mas engane-se, estas lições de sabedoria ficam mal a quem as prega e normalmente, mostram a verdadeira mascara da insignificância, o Nuno Crato antes de mais devia começar a se examinar, para ter a certeza que é um Chico experto,( ele veio aos programas do Medina Carreira armar-se em mau e em exigente e com isso ganhou um lugar no Ministério, mas que fez ele de útil, tanto antes como depois de Ministro?) como Passos que se usou sempre da politica para singrar na vida, Nuno grato era e é um radical, no 25 de Abril como era conveniente foi de(extrema se quiser) esquerda, agora é de direita e nada melhor do que jogar na exigência e no radicalismo, para os outros(excluindo-se dela como lhe convém,) uns tristes e você esta a colocar-se neste rol, julgando que com isso dá ares de intelectual, medite, use os neurónios, não acredito que no seu são juízo, não saiba que Passos e Crato são uns sabujos que nem para moços de recados servem.
Você tem a sua ideologia e eu tenho a minha,mas não queira dar lições de saber desconsiderando o saber dos outros, ninguém com esta concepção tem muito a ensinar e não sou eu que lhe dou a carta de pedagogo, seja humilde e respeite os outros, pois no fundo o seu saber é zero se visto a outra luz, aprenda alguma coisa...
Você confunde controle regulador com órgãos burocráticos que não controlem nada, ou não foi isso que aconteceu com o Banco de Portugal, versus BPN?
Porque se foi embora então Gaspar?
Se tudo isto esta a dar certo, o que podemos concluir, é que a culpa era do Gaspar e a saída dele resolveu o problema, ou que Gaspar é que estava certo e estes é que mentem e o sucesso económico é um embuste?
Eu podia usar a sua estratégia e dizer que você era a expressão do erro, do desajustamento intelectual e de tudo o que fosse a forma radical de o desconsiderar, mas se o fizesse estava a ser efectivamente o espelho de tudo o que queria desconsiderar no outro, a pessoa humana é um caldo de conhecimento aptidões e de insuficiências que podem ser supridas pelo esforço, estudo e experiência, já os convencidos não estão abertos ao saber, porque dentro deles só cabe a soberba.
Um bom Ano e que neste novo ano aceite que as suas ideias não são as únicas, mesmo que para si( e não para os outros) elas sejam as certas.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Onde leu escrito por mim que a divida era o destino?
O que disse foi que "...o incumprimento era o destino..."
Para além de retirar frases fora do contexto, ainda as distorce tentando com isto impor os seus pontos de vista.
Vou lhe explicar com a paciência com que se ensina a uma criança, o incumprimento era o destino, porque as politicas estavam mal orientadas como nos disse o FMI a Comunidade Europeia e o senso comum ou o mais erudito estudo económico, neste momento devemos mais do que devíamos antes do resgate, temos um tecido produtivo muito inferior e uma psicose depressiva colectiva apreciável, como não entender que o incumprimento é o destino?
O texto não esta brilhante, nem as condições como o escrevi o podiam fazer brilhante, não obstante isso é compreensível que a ideia central do comentário é que a prática e politica da Europa Comunitária é um contra-senso aos objectivos duma Europa Unida com objectivos Económicos comuns e tendente à uma cada vez maior União politica, como se afirma nos tratados ser o objectivo desta mesma Europa.
Os Países chegam ao ridículo de fazerem campanhas para um consumo Nacional quando o espírito da União é o livre comercio.
O controle dos salários feitos na Alemanha é uma tentativa de reduzir o consumo na Alemanha e com isto reduzir a capacidade dos outros Países em exportarem para a Alemanha quando a produtividade daquele País permitia salários superiores...
Estou certo que sempre entendeu(não o quero desconsiderar nas suas capacidades cognitivas)mas agora entenderá melhor, a não ser que o que esteja em causa é uma vontade doentia de contradizer(ou mesmo desconsiderar) os outros...
Depois disso tudo venha-me dizer que a sua "adoração" deste governo nada tem a ver com militância?
Açor

Anónimo disse...

Açor

Um Feliz Ano Novo para si.

PS: o futuro era, o destino era...

o futuro e o destino acontecem no futuro...apre!!

não é!? (ou será: não era???LOL LOL)

já percebi o q pretende dizer. já o disse. já o li. prontos. cada qual na sua.

os militantes não criticam os seus líderes. logo não sou militante e Passos NÃO é o meu líder. a minha líder chama-se Pink Panther e é muito muito mais gira do que o Passos além de ter quatro perninhas, uma vantagem considerável.

prefiro o Passos, o Gaspar, a Maria Luisa, o Crato (etc) aos restantes, que são manifestamente péssimos.

esta é uma mera op de cidadão, a q tenho direito. não pertenço a nenhum partido ou movimento político.

prefiro os menos maus, por outras palavras.

boa tarde,
z

Anónimo disse...

Açor

V Exa anda a falar do incumprimento há mais de 2 anos

Não aconteceu nem vai acontecer com este governo.

Quanto ás mui invocadas metas (os supostos falhanços do génio Gaspar): tentar prever com precisão o que acontece no meio de uma crise como esta é um pouco como tentar adivinhar qual a onde que vai atingir o barco no meio de uma tempestade tropical...

nenhum ministro Europeu ou Americano acertou nas metas.

mas acertaram na solução...que já está a produzir melhorias...da Irlanda á Grécia...e a Portugal.

falamos daqui a dois anos,não se esqueça! ou melhor, falamos daqui a 1 ano!!!! (estou a falar da situação do país. a situação da nossa terra preocupa-me muito mais do que a situação do país, mas esta é outra história)

votos de felicidades e muita saúde para 2014 para si e para os seus.
ezequiel

Anónimo disse...

"O controle dos salários feitos na Alemanha é uma tentativa de reduzir o consumo na Alemanha e com isto reduzir a capacidade dos outros Países em exportarem para a Alemanha quando a produtividade daquele País permitia salários superiores..."

Açor dixit
---------

V Exa tem a noção do quão absurdo é este seu argumento????????????????????????????????????????????????? Então os alemans não aumentam os seus salários porque querem baixar as importações de bens/serviços provenientes de outros países da UE?!?!?!? Já considerou a possibilidade que o aumento dos salários beneficiaria, em primeira instância, o consumo interno de bens e produktos alemans!?!?! Além disso, garantiria a re-eleição de qualquer governo. etc etc.

Os alemans, se n aumentam os salários, é para preservar a competitividade dos seus (muitos) productos no Leste Asiático e nos EUA, os seus principais mercados (os EUA são o maior mercado da deutschland)

Eu aceito outras ops na boa.

Mas tenho alguma dificuldade em digerir asneiradas desta magnitude.

É preciso talento para dizer asneiras destas.

Talento e soberba. Se não sabe, informe-se.

Não há desculpas para tal ignorância.




Anónimo disse...

Caro Açor

n quero acabar este ano com má onda consigo

se calhar á V Exa q tem razão.

pouco me importa, sinceramente

fique bem. saúde, acima de tudo, e que todos consigamos sair do tormento que é esta crise.

https://www.youtube.com/watch?v=Vg1jyL3cr60

Anónimo disse...

Açor

Uma anedota que percorria e ainda percorre a Europa de Leste:

O socialismo é o mais longo caminho do capitalismo para o.....(ver resposta abaixo)........................























































capitalismo.

captou a mensagem? :)

Anónimo disse...

Vocês que se acomode!

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Desejo-lhe um 2014 melhor do que o desejo dos mais ambiciosos acrescentado com a saúde dos mais sadios atletas...
Eu e você, enchemos linhas e linhas, como se não houvesse amanha e ninguém nos liga pevide, estamos como os marretas cada um a vociferar para o seu lado, sem ninguém a "comprar as nossas ideias"...
Só gostava que entende-se que ideias sobre politicas e economia, não é o mesmo que perguntar pelo resultado duma conta de somar, no geral todas as opiniões estão certas quando vistas por determinado prisma.
Não tenho dúvida que a austeridade um dia(muito distante)iria ter um resultado, nem que não fosse quando metade da população estivesse morta e a economia renasce-se das cinzas, a questão é saber o caminho com menos custos sociais e económicos.
Você e eu temos o direito a dizer as maiores asneiras, seria até um sacrilégio não termos este direito quando os profissionais que nos desgovernam, comentem erros sobre erros e ainda por cima, mentem e voltam a mentir, ao sabor duma estratégia de destruição deliberada do País que não é deles mas dos seus mentores.
Tem(em parte) razão que o socialismo tem sido um caminho do Capitalismo, mas não só o capitalismo, também tem inovações socializantes, como no estado em que estamos, existe um caminho relativamente largo para o Capitalismo se desviar dos caminhos da irregularidade com que as suas derivas financeiras o têm conduzido.
Se quiser entender, em bom rigor, não existe, no mundo actual, uma prática dos Países e das politicas
totalmente Capitalistas ou Socialistas, o que existe é um comando predominantemente Capitalista, mas com práticas socializantes...
Mas o facto de não existir outra realidade que não a capitalista, não implica que não possamos ter desejos de outras práticas e que estes desejos não se venham a concretizar, costuma-se a dizer que o sonho é o inicio da realização, o tempo para se concretizar é que é uma incógnita.
Tem todo o direito a defender o Burro o Periquito e o papagaio, o que se devia lembrar é que é necessário conhecera história verdadeira dos nossos heróis, para que mais tarde eles não sejam uma tormenta nas nossas vidas, Passos não casa bem com a ideia que transmite da sua Pessoa, não só porque ele toda a vida foi um Parasita da politica, como o único emprego que teve, foi uma empresa que viveu à custa do Orçamento do Estado em negociatas no mínimo duvidosas, quanto a governação deste governo que já vai na nona remodelação, os factos falam por si, e terá todo o tempo e capacidade para ponderar nos seus méritos.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Desejo-lhe um 2014 melhor do que o desejo dos mais ambiciosos acrescentado com a saúde dos mais sadios atletas...
Eu e você, enchemos linhas e linhas, como se não houvesse amanha e ninguém nos liga pevide, estamos como os marretas cada um a vociferar para o seu lado, sem ninguém a "comprar as nossas ideias"...
Só gostava que entende-se que ideias sobre politicas e economia, não é o mesmo que perguntar pelo resultado duma conta de somar, no geral todas as opiniões estão certas quando vistas por determinado prisma.
Não tenho dúvida que a austeridade um dia(muito distante)iria ter um resultado, nem que não fosse quando metade da população estivesse morta e a economia renasce-se das cinzas, a questão é saber o caminho com menos custos sociais e económicos.
Você e eu temos o direito a dizer as maiores asneiras, seria até um sacrilégio não termos este direito quando os profissionais que nos desgovernam, comentem erros sobre erros e ainda por cima, mentem e voltam a mentir, ao sabor duma estratégia de destruição deliberada do País que não é deles mas dos seus mentores.
Tem(em parte) razão que o socialismo tem sido um caminho do Capitalismo, mas não só o capitalismo, também tem inovações socializantes, como no estado em que estamos, existe um caminho relativamente largo para o Capitalismo se desviar dos caminhos da irregularidade com que as suas derivas financeiras o têm conduzido.
Se quiser entender, em bom rigor, não existe, no mundo actual, uma prática dos Países e das politicas
totalmente Capitalistas ou Socialistas, o que existe é um comando predominantemente Capitalista, mas com práticas socializantes...
Mas o facto de não existir outra realidade que não a capitalista, não implica que não possamos ter desejos de outras práticas e que estes desejos não se venham a concretizar, costuma-se a dizer que o sonho é o inicio da realização, o tempo para se concretizar é que é uma incógnita.
Tem todo o direito a defender o Burro o Periquito e o papagaio, o que se devia lembrar é que é necessário conhecera história verdadeira dos nossos heróis, para que mais tarde eles não sejam uma tormenta nas nossas vidas, Passos não casa bem com a ideia que transmite da sua Pessoa, não só porque ele toda a vida foi um Parasita da politica, como o único emprego que teve, foi uma empresa que viveu à custa do Orçamento do Estado em negociatas no mínimo duvidosas, quanto a governação deste governo que já vai na nona remodelação, os factos falam por si, e terá todo o tempo e capacidade para ponderar nos seus méritos.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Ter dois comentários meus iguais é obra dificil de aturar, mas sinceramente não sei como aconteceu as minhas desculpas.
Como gostava que tivesse razão, mas infelizmente 2004 está à porta e com ele vem mais uma brutalidade de aumentos e retirada de direitos mais a diminuição das deduções no IRS, não é fácil, quando os grandes lucros vão ver diminuída a taxa do IRC,as PPPs vão ficar no essencial iguais, os estaleiros de Viana, agora que se preparam para ser entregues ao privado, o estado desbloqueou o ferro para os Navios, não são coincidências a mais?
Enfim, O ex. secretário de estado saiu depois de privatizar os CTT, amplamente rentáveis e com uma antiguidade centenária, outros são dispensados da policia para irem para cargos milionários no estrangeiro, enfim a tudo isto, temos que pensar que é o caminho do Paraiso, será mas para alguns destes protagonistas politicos, para o Povo é certamente mais do mesmo, miséria, perda das casas e carros para os Bancos e todos nôs a salvaguardarmos com o nosso dinheiro todos os deslizes dos Bancos.
Agora só nos resta um milagre para 2004, valer a pena.
Açor

Anónimo disse...

Caro Açor

Uma anedota e pouco mais do que isto. Não merecia uma dissertação de economia política.

Concordo consigo, até certo ponto. As PPP's persistem, a Banca tem usado a sua (real) descapitalização (sim, estão tesos...pedem dinheiro todos os dias a bancos estrangeiros) para extorquir os nossos parcos fundos estatais para cobrir as perdas resultantes da sua irresponsabilidade e ganância. Tudo isto é verdade. É por isso que não lhe digo que Passos é um dos meus (liberais).

Todavia, apesar destas e doutras imperfeições, prefiro-o a ele, ao Pires de Lima, ao inefável Portas, á Maria Luisa, e ao Crato a QUALQUER outro membro da classe política nacional.

Todos os lamentáveis factos que menciona (a crise que nos atormenta) tiveram a sua origem em políticas desastrosas. A verdade é que Passos herdou uma situação horrenda. Não tivesse ele e Gaspar feito o que fizeram estaríamos como a Grécia. Bem sei que isto parece demagogia mas asseguro-lhe que não é. As pessoas pensam, erradamente, que a nossa situação não poderia ser
pior. O que eu lhe digo é que poderia ser muito muito pior, especialmente se charlatões como Socrates, Galambas e companhia tivessem ficado no poder. Teria sido muito pior.

Gaspar, repito, fez o que tinha q ser feito e fê-lo com competência e sentido de estado. Assumiu responsabilidades por ninguém desejadas. Deu a cara ao manifesto.

Ou seja, diria que no essencial (manter o navio á tona de água no meio de uma tempestade) este governo de Passos tem sido competente.

Acredito também que este será o único governo que implementou políticas de austeridade na Europa que ganhará as próximas eleições (se for Seguro o candidato pelo PS. Se for Costa, acredito que o PSD perca).

Vivemos num mundo interdependente: a retoma já se faz sentir nos EUA de forma inequívoca, há várias economias que importam muito de Portugal que começam a regressar ao crescimento, as exportações aumentam, em grande parte graças aos esforços de Portas (compensando pelas diabruras de outrora???)...

A grande questão, para este governo, é esta: será que a retoma económica vai transformar-se em credibilidade política a tempo do PSD ganhar as próximas eleições.

Quanto aos estaleiros de Viana, tenho muito pena, mas a minha op mantêm-se. Fechem-nos e transfiram tudo para a MartinF.

Veja se percebe uma coisa: NÃO faz qualquer sentido termos uma companhia publica q põe em causa a capacidade do estado manter serviços públicos. As únicas despesas públicas que não devem ser interpretadas em termos de lucro-prejuízo são as despesas com a Educação, Saúde, Segurança e Justiça.

As restantes são simplesmente INJUSTIFICÁVEIS e devem ser terminadas, sob pena de pormos em causa o Estado Social que pretendemos manter.

Os ENVC, administrados por sindicatos estalinescos e retrogradas e por boys dos sucessivos governos, NÃO se modernizaram. Nada fizeram para manter a sua competitividade. Não dependiam do seu know how e da sua capacidade de inovação. Dependiam apenas do estado. Não se esforçaram patavina.

O estado desbloqueou o ferro ao privado porque sabe que a companhia em causa será viável a curto prazo, não acarretando quaisquer despesas adicionais para o estado. 2 terços dos despedidos serão contratatos pela MartinFer. Desbloqueou mas a MF tem 180 dias para pagar o ferro dispensado. As coisas tem que ser claras.

Factos, há muitos. Os que mais me interessam são os que indicam uma melhoria da nossa situação económica nacional. A situação da nossa região preocupa-me muito mais.

Um Feliz Ano Novo,
ezequiel

Carlos Rodrigues disse...

Meus caros Açor e Zeke,
E tudo isto a propósito da Luísa Sobral e do António Zambujo ou, melhor, a propósito de um certo odiozinho de estimação.
Desejando-vos, independemente do governo ou desgoverno do país, uma execelente entrada em 2014, ambiciono que (todos) consigamos ter a capacidade de tornar 2014 um grande ano para todos aqueles que se relacionarem directa ou indirectamente connosco.

Anónimo disse...


Caro Carlos Rodrigues
Agradeço os votos de um bom ano de 2004, e retribuo com tudo de melhor que a imaginação pedir.
Concordo que a discussão tenha sido massuda, mas foi também inevitável, quando dum lado existe um feroz contraditor da(falta de) politica de Passos Coelho e do outro um não menos feroz defensor de semelhante pessoa, vai-se lá saber quem tem razão, principalmente quando mais ninguém vem à liça...
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro Ezequiel
Não há dúvida que a discussão chegou
a um ponto que é uma questão de fé, um "glorifica Passos o outro crucifica-o", quem tem razão, eis a questão que só pode ser resolvida, por terceiras pessoas...
Um bom ano de 2004.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

1.9% de crescimento projectado para a Irlanda (a situação da nossa banca é pior do que a da banca irlandesa)

a comissão europeia reviu em baixa o crescimento eco da irlanda = 1.7%

http://www.irishtimes.com/business/economy/ireland/ireland-and-germany-take-lead-roles-in-euro-zone-recovery-1.1624766


grécia

http://www.oecd.org/eco/outlook/greeceeconomicforecastsummary.htm

http://www.cbc.ca/news/business/greece-forecasts-gdp-growth-in-2014-for-1st-time-in-6-years-1.1928398

é verdade que estes gráficos e estatísticas não fazem justiça á nossa lamentável situação.

um gráfico nunca poderá representar de forma adequada o sofrimento (muitas vezes injusto) de muitos Portugueses, Gregos e Irlandeses.

uma discrepância temporal separa os indicadores da vivência real (o país real, a rua)...


todavia, os indicadores são CLAROS. nos EUA a retoma já se faz sentir. as nossas exportações continuarão a crescer. há que canalizar os desempregados para os sectores q mais exportam e investir em start ups que possam complementar os produtos que já exportámos. esta é a estratégia inteligente que está a ser implementada por Pires de Lima, homem inteligente e experiente.(q nada tem que ver com os charlatões mentecaptos que acompanham Seguro)

gostaria bastante que Pires de Lima chegasse a PM deste país. tem sido incansável, um verdadeiro Senhor ao serviço do nosso país.

este governo foi um governo de salvação nacional.
não tenham quaisquer dúvidas.