segunda-feira, dezembro 2

"Conversas na Lagoa" - Arte e Arquitectura

A Lagoa continua a "dar que falar".

Já foi fabril e já "valeu a pena".
No entanto, com a sua "Costa Dourada" por explorar, dá-se, agora, a ares de cidade. E eu ainda acredito que Lagoa tem pinta para o vir a ser de facto.

Apesar de tal fato ser, por enquanto, de utilidade duvidosa, inegável é a importância relativa que o "Instituto Cultural Padre João José Tavares" vem assumindo no panorama actual.
Aqui fica mais uma iniciativa que merece atenção:



28 comentários:

Anónimo disse...

Perdoem-me a ignorância mas onde fica a Costa Dourada da Lagoa?

Anónimo disse...

Começa na Atalhada e acaba na Caloura (para quem vai de poente para nescente, bem entendido)

Anónimo disse...

Dourada, porquê??? A rocha é preta e o mar azul, se bem me lembro. Onde está o dourado da Costa Dourada?? Nunca ouvi tal termo para descrever aquela costa. Invenção recente, certamente. O objectivo é atrair turistas ou o nome já existe há muito e eu, na minha ignorância, desconheço-o????

Anónimo disse...

Caro Carlos
Hoje morreu um homem impossível de ser repetido, Nelson Mandela faz ter confiança na humanidade e apesar de não ter conseguido ver a sua África do Sul dar as condições económicas e de dignidade e igualdade ao seu Povo, certamente será sobre o seu exemplo que o Povo Sul Africano lutará por uma África do Sul mais igual e progressiva.
As minhas mais sentidas condolências ao Povo Sul Africano.
Açor

Anónimo disse...

Ao meu querido amigo, que nunca abandonou o seu ideal:
http://www.youtube.com/watch?v=--sDBQuz6DY

Anónimo disse...

Não é costa doirada. É "dêêráaada".
Porquê?
Porque lhes deu na cabeça!

Anónimo disse...

O Povo Sul Africano ficou sensibilizadíssimo com os pesamos aqui apresentados.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 3.06PM
Se calhar não ficou também com muitos outros pesares expressos em todo o mundo, mas nem por isso este gesto teve menos mérito...
Se uma atitude fosse tomada com a certeza do resultado, certamente muito resultado ficaria por acontecer, mas a verdade é que ficou expressa a minha admiração e justa homenagem a Mandela, é possível que sinta algum mal estar com este facto, dai não vem mal nenhum ao mundo, o pensamento e a sua expressão, deve ser livre, mesmo para quem não se compadece com esta mesma liberdade.
Açor

Anónimo disse...

O Povo Sul Africano agradece ao Açor a amabililidade, não vem mal ao mundo, nem a si, nem á Tia Josefina, que também deve ser livre, e homenageada, especialmente a sua piripilona, com esta mesma liberdade, á noitinha, sabendo a certeza do resultado, apesar de, ficar por acontecer, sem a certeza do resultado, que até pode ser calamitoso, nunca se sabe, mas que também pode ser proveitoso, no sentido carnal da coisa, com a minha eternamente grata admiração, e não é, o bobby ladra, a cadela gane, o austrolopiteco gageja, o camelo bufa, e tudo volta ao normal, com muito merito.

Gosta assim ou prefere a coisa ainda mais complicadita???

Obrigado Açor.

Anónimo disse...

O Sr. Açor elogiou o Mandela apesar de não ter qualquer certeza acerca do "resultado." Aliás, relendo o naco, percebe-se facilmente que o resultado poderia, sabe-se lá, ser positivo....Poderia ser lido por mais alguém como eu, par example???? E qual era o resultado que sonhava?? Não lhe bastava prestar homenagem e prontos??? Porquê a necessidade do resultado??? O FDP do Marx não lhe ensinou nadinha mesmo acerca da racionalidade instrumental, aquela racionalidade que determina, por exemplo, qual o papel higiénico mais fofo para o seu delicado circulo oval???

Anónimo disse...

Caro anónimo(putativo Ezequiel)
Há uma questão sublimada no seu comentário que é a sua eventual não concordância com a figura de Mandela, esta não só no seu direito, como seria até corajoso que discorda-se abertamente do elogio e da figura(pois as concordâncias, nem sempre são verdadeiras)mas em vez disso "enveredou por jogos florais" sem nexo e a desproposito...
Eu elogiei o Mandela sem qualquer condição nem á espera de resultado, coisa diferente é a de saber se os Sul Africanos souberam ou não dos meus(e variadas manifestações expressas por todo o Mundo)sentimentos, este era de facto a sua questão inicial e que possibilitou o meu contra comentário...
Com a devida vénia aconselho-o a ter lições de interpretação(se é que isto resulta)pois a verdade é que vossa excelência, mistura tudo e não acerta uma...
Não entro nas suas deambulações anatómicas, mas sempre lhe digo que o Freud, talvez tenha uma justificação para a sua insistente fixação neste tema...
Quanto ao resto, das duas uma; ou quer arranjar tema para as suas divagações e devaneios, ou não sabe como discordar da figura de Mandela, sem ficar mal visto.
Açor

Anónimo disse...

Não me chamo Putativo Ezequiel,apre!Cena estranha!!Pois fique a saber V Exa Buteo buteo rothschildi que eu gostava muito do Mandela e,ao que parece,o falecido Madiba não era insensível a uma boa gargalhada.Fica-lhe muito bem ter espremido (com a força expressiva que caracteriza a sua inefável escrita!!) a sua solidariedade para com tão ilustre personalidade.Um bem haja para si,Buteo Buteo.

PS: Acho que Freud seria capaz de explicar a sua quase imensa capacidade de se espremer a todo o custo.Não me recordo de ter comunicado consigo antes.Não pode,por isso,falar de uma "insistente fixação,"

Anónimo disse...

Quando V Exa andava a sobrevoar ápices e vortexes procurando pelo ratinoide ocasional eu já adorava o Xhosa Tata, Madiba, ou Mandela.Nasci em África.A não-concordância por si imaginada é, por esta e outras razões,inocuamente imaginária.

Anónimo disse...

Açor

Você deu-me uma excelente ideia para uma telenovela: " O Ser Sublimado." De toda esta sua sublimação repressiva surgirá um tratado vanguardista que será publicado nos Annales.Você controla a sublimação ou intervêm nela activamente?Já há quem ofereça lições de sublimação por aí?Quanto custa?Com ou sem preservativo?

Anónimo disse...

Anó(rmal)nimo strikes again! Essa é que é uma cena muito estranha. Oh rapaz, larga o computador que o teu cérebro está a fritar

Ass: Pyrrhula Murina

Anónimo disse...

O que é que há de estranho em vir até aqui conversar com o meu amigo Açor, hey, hey?? Quanto ao meu cérebro, espero que esteja a fritar. Você é um original: do majestático Açor para o simpático Priolo??

Mas bom bom é discordar da figura!!! Eu adoro discordar com a figura, uma perversão da sombra, enganando-a, desdobrando-a, qual Luky Luke maleável. :)

Um bem haja para si,Priolo.

Anónimo disse...

Esta coisa de discordar com a figura existe?? Será a obesidade uma forma de discordar com a figura??
LOL Mas você,esguio como um pincel endurecido pelo tempo e altivo como um marreco Albanês, não cede ao meu bom humor.Chama-me logo de anormal e tal.

Anónimo disse...

Açor,

Vocemessénio já ouviu falar do humor NON-SENSE??
Foi inventado durante a era Victoriana na velha Albion e o seu principal propósito era o de perverter a repressão (anal, diria Freud) e o puritanismo Victoriano.Bem vistas as coisas, não podemos afirmar, com Zizek, q esta perversão da moralidade pueril victoriana fosse movida pelo desejo de confrontação com a ordem estabelecida. Não!! O non-sense pervertia a repressão pela vio do escapismo into non-sense (sem sentido, desprovido de sentido). A premissa desta estratégia era a de que o escapismo, ao revelar um mundo de possíveis novos sentidos (objectivo algo ridículo) pervertia a serenidade opressiva do regime instituído.

http://en.wikipedia.org/wiki/Literary_nonsense

Na prática psicanalítica, a Associação Livre geralmente produz muito (aparente) non-sense. Terá que procurar nestes espasmos pseudo-literários um padrão, uma lógica subterrânea, que possa iluminar-lhe esta sua parca visão.

Já viu? Fácil. Super fácil. É mais fácil do que atar os sapatos.

Tente. Seja louco e autêntico por uns instantes.

Anónimo disse...

Perdão, codiacho, porra: pela via do...

PS: O Zizek nunca defendeu tal coisa.O acimo descrito é um modesto escape em direcção á ficção.

Anónimo disse...

Caro anónimo ou anónimos
Ser ou não ser o Ezequiel é um mistério, que eu não posso decifrar, mas lá que parece parece...
A confusão aqui criada(quer seja real ou visionada)resolvia-se facilmente, se em vez de anónimos, escolhe-sem um pseudónimo, estão no seu direito em não se apresentarem sobre este modelo, mas que retirava estas confusões retirava, mas eventualmente o objectivo é mesmo confundir...
Numa coisa têm razão, não aprecio o non- sense, nos comentários que são escritos entre iguais que têm como principal intenção colocarem as suas ideias de forma livre e respeitosa...
Por outro lado encontro alguma lógica no seu raciocínio, mas não o acompanho, eventualmente por limitação minha...
O seu nascimento em África não é infelizmente, um atestado de valorizar os vultos como Mandela que lutaram ou lutam por uma África livre, muitos estão efectivamente ao lado dos racistas que sonham pela África, da descriminação do racismo e da exploração, se não é o seu caso os meus parabéns, quanto o a mim, não nasci em África, mas senti a necessidade de fazer com que o "ilhas" escreve-se(que mais não fosse pela minha escrita de "priolo" ..)sobre Mandela...
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Açor
"O que parece...",diz o ditado.Sim,o que diz o sr é verdade.O fato de ter nascido em África não significa coisa alguma, Até poderia ser um racista inveterada.Então sentiu a necessidade de que no ilhas: se escrevesse sobre o grande Madiba.Fez muito bem.Vive num país livre mas mal governado.

Escreva sempre.Exprima-se.Diga o que lhe passa pela cabeça.Só uma sociedade assim merece ser defendida.Uma sociedade de amorfos, de indiferentes,de apáticos,não nos interessa.

Bem haja para si,Açor.Sabe:ontem um Açor embateu contra um membro da minha família.Voou literalmente em sua direcção, embatendo-lhe no corpo,como se desejasse companhia.Nunca tinha tido um entre mãos.Uma ave linda,absolutamente deslumbrante.

Fique bem,Açor.
Votos de boa saúde e um Feliz Natal para si.(eu sou ateu por isso não conto)

Por falar em non-sense, dê uma vista de olhos neste jpg:

O non-sense é muito simples: transpor x de contexto y para contexto z, reviravolta semiótica do senso comum.Não é mistere ninum!

Abraço,
http://www.prof2000.pt/users/misabel/blog/stress.jpg

Anónimo disse...

A orquídea azórica depressa transformar-se-á em publicidade turística.

http://www.bbc.co.uk/nature/25259754

Anónimo disse...

Camarada Açor,

Numa entrevista concedida a um tal de Sampson, Mandela reconheceu que acabou por preferir o mercado "livre" á nacionalização dos bens de produção.

O que me diz? Concorda com o volte face de Mandela?

When Mr. Mandela was released from prison in 1990, he told his followers in the African National Congress that he believed in the NATIONALISATION of South Africa’s main businesses. “The nationalization of the mines, banks and monopoly industries is the policy of the A.N.C., and a change or modification of our views in this regard is inconceivable,” he said at the time.

Two years later, however, Mr. Mandela CHANGED his mind, embracing CAPITALISM, and charted a new economic course for his country.

http://dealbook.nytimes.com/2013/12/09/how-mandela-shifted-views-on-freedom-of-markets/?_r=1&&pagewanted=print

Anónimo disse...

As minhas condolencias à Africa do Sul, à África Austral e ao continente Africano. As minhas condolencias aos euroafricanos, aos Boers e aos Zulus.
Pesames também para a humanidade toda, a nascente e a poente do meridiano de Tordesilhas e ao notabilissimo Açor.

Anónimo disse...

Caro Anonimo ou anónimos
Já somos dois a sermos ateus(não sei se sou tão absoluto nesta definição, mas agnóstico serei)...
Um homem nem sempre tem o tempo de se envolver em mais do que uma transformação histórica...
Mandela conseguiu acabar com o aparteit e constituir uma sociedade multi-cultural e multirracial,construindo a sociedade possível, para a imensa população negra, não foi a suficiente para aumentar a igualdade e o nível económico e social de seu Povo, mas foi um passo pequeno para a transformação, mas imenso para a sociedade Sul Africana.
Não seria expectável que Mandela sai-se da prisão aos oitenta anos e fosse transformar a economia para uma economia socialista, quando o mundo estava a sofrer um fervor capitalista ensurdecedor...
Foi limitado neste objectivo, ou simplesmente racional?
Não sei, eu preferia que ele tivesse sido mais ousado, mas não sei se no tempo ele teria melhores resultados, pois não é um único Homem que opera as transformações revolucionárias.
Que ele foi um Homem integro, foi e que isto é imensamente precioso nos dias de hoje é, que ele transformou e edificou uma nação sobre outra perspectiva social, transformou, se isto foi suficiente para a humanidade, penso que não.
Eu sou um simples priolo(gostei da imagem)de notabilíssimo não tenho nada...
Talvez consegui-se usar o non-sense(com menos refinamento, certamente)mas não o considero apropriado numa conversa franca, verdadeira e sem ironia...
Quanto ao Natal(erradamente é certo) não o vejo como uma manifestação religiosa, mas sim como uma comemoração do nascimento, da vida e de certa forma, da estética e da arte popular,(do revivalismo da Infância, também) bem como da convivência e humanidade.
Saudações e se não se importar um bom Natal também.
Açor

Anónimo disse...

Açor

Não se demova sem necessidade. Se é Açor então seja Açor, sem qualquer demérito do simpático e inteligente Priolo.

Concordo em absoluto com o que escreveu sobre Madiba. Acho que teve mesmo a ver com pragmatismo. Aliás, o artigo acima menciona precisamente isto: que Mandela percebeu que se enveredasse pela nacionalização o desinvestimento de países como a GB, EUA, Canadá etc seria colossal. Além disso, a nacionalização forçada dos bens de produção certamente faria com que os Afrikaners Apartheidescos ficassem sem nada a perder o que seria = a guerra civil.

Cumps

Anónimo disse...

Perdão: não se despromova (até prefiro o Priolo)

o corrector enganou-se na palavra a ser corrigida e inseriu o demova. lol

Anónimo disse...

As minhas condolencias à Africa do Sul, à África Austral e ao continente Africano. As minhas condolencias aos euroafricanos, aos Boers e aos Zulus. Pesames também para a humanidade toda, a nascente e a poente do meridiano de Tordesilhas e ao notabilissimo Açor.


LOL LOL LOL

E o t*t*mi foi fixe????