terça-feira, setembro 18

Palavra da moda


Diz o Dicionário Priberam:

modelar

(modelo + -ar)
adj. 2 g.adj. 2 g.
adj. 2 g.

1. Que serve ou pode servir de modelo ou de exemplo. = EXEMPLAR
v. tr.v. tr.
2. Fazer o modelo de.
3. Fundir em molde.
4. Reproduzir com exatidão (copiando do modelo).
5. Contornar, delinear os contornos de.
6. Planear, dirigir, regular.
v. pron.v. pron.
7. Tomar por modelo.

Ora, se as medidas de austeridade que o governo da República pretende "modelar" desatarem a servir de exemplo, ou a serem fundidas em molde, reproduzidas com exatidão e tomadas por modelo, estamos bem amanhados, estamos.

Senhores... a comunicação não é definitivamente o vosso forte e o vosso forte é algo que continua incógnito da maioria dos portugueses. Pulso forte, será? Um pulso forte é muitas vezes uma coisa boa e também o é em quem dirige os destinos da Nação - quando não dirige a Nação a contra-corrente dos nacionais.

Fica a dica: "moldem" as medidas ao bom serviço do país ou "modulem" as medidas de forma a atingir o resultado de paz social e desenvolvimento económico que todos pretendemos.
Mas não desatem a fazer delas modelo, faz favor.

3 comentários:

Carlos Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Rodrigues disse...

Lisa,
Brilhante análise. Ou devo dizer análise modelar?
O que é certo ainda é o facto de, à palavra Modelo, termos que juntar a palavra Continente. Assim sim, teremos compreendido o que queria o Sr. Primeiro Ministro dizer com as "Modelidas Constrinentais".
E, no entanto, ficam as perguntas: Está tudo doido? http://economico.sapo.pt/noticias/belmiro-recusa-baixar-precos-se-tsu-descer_152018.html
De onde veio esta gente? Terá o país abandonado os desínios do Mar para passar a vaguear pelo espaço lunar? Estará ainda o país a vivenciar um encontro de 3º grau?
Enfim...

Lisa Garcia disse...

"Modelidas Constrinentais" - sir, you coined the term. :-)
Apetece dizer que "não é gente discreta". Ou então dar para o galicismo e dizer como o Obélix - "Ils sont fous ces romains".
Mas serve para se ver como o corporativismo rapidamente vira e faz morder a mão que o alimenta.