terça-feira, agosto 31

Dizem que é mágico.

...


...
Dizem que o amor é mágico, às vezes é trágico e quando falta é sádico. Sob escuta continuamos com a nova música Portuguesa agora com os Expensive Soul. New Max e Demo são do Norte e sem sotaque constroem canções estrangeiradas com o tempero do Soul, do Hip Hip e do R & B. Aqui neste hit do Verão 2010 uma excelente prova de como a língua de Camões se cruza na perfeição com a alma do outro lado do Atlântico. A miscigenação na música também melhora a raça lusitana. Esta fica aqui postada, com estima, para a educação musical do(a) Garganta Funda.

segunda-feira, agosto 30

Pelas Sombras



É um filme de Catarina Mourão que nos faz mergulhar no universo de Lourdes Castro, monstrando-a no seu quotidiano, na casa que construiu com Manuel Zimbro (falecido em 2003) na Madeira.

Pelas Sombras ultrapassa largamente o formato de "documentário sobre artista" para ser um belíssimo e cúmplice retrato de uma das mais singulares artistas portuguesas.

Passa esta noite, pelas 21h30, na Sala 2 dos Cinemas Solmar e marca o início de um novo ciclo, do 9500-Cineclube, dedicado ao documentário sobre artes plásticas. A não perder.

sexta-feira, agosto 27

+ LOGO

...


...
Macacos do Chinês no campo de São Francisco numa iniciativa do ANIMA com "entrada livre". Rolling na Reboleira for free...até para os falsos moralistas que andam por aí a pregar públicas virtudes.

Em trânsito.

Acid Washed from Anthony Burrill on Vimeo.

quinta-feira, agosto 26

Aviso à navegação

Novo header :ILHAS com panorâmica do canal Faial > Pico (& S. Jorge em fundo!) da autoria de Luis Sebastião por oportuna sugestão de Frederico Cardigos. A gerência agradece.

Curiosamente, e fruto do acaso, este acaba por ser o post 6.000. Um duplo 'aviso', portanto.

Portugueses confiam mais em Bruxelas que no Parlamento e no Governo


"No estudo, hoje divulgado por Bruxelas, 67% dos portugueses dizem não ter confiança no seu Parlamento, número que sobe para 76% quando a pergunta é sobre o Governo de José Sócrates (...)"

Curioso? Talvez não.

Não obstante, esta é uma situação à qual ninguém deverá ficar indiferente e não se esgota na relação directa que, com alguma facilidade, se estabelece.

Debaixo do tapete, há mais. Muito mais!

quarta-feira, agosto 25

Como num dormente >> Fast Forward

Na costa Sul. Numa viagem absolutamente insustentável mas, real. A uma velocidade alucinante, assente numa quantidade de ultrapassagens ferozes e num curvar quase rodopiante. Num daqueles, cada vez menos raros, momentos em que se vê a vida fugir à frente dos olhos. Na vontade rápida de chegar ao próximo compromisso. Sem preocupações com rimas nem métricas, apenas o milímetro que nos separa do abismo importa. Eis que estava escolhida a minha música preferida de “Gulag Orkestar”, o primeiro trabalho da banda de Zach Condon – BEIRUT.
Scenic World, a faixa 7, cujo ritmo makes us push forward.

à espera do mês de Setembro



" (...) A Yuzin distingue-se das restantes publicações porque oferece uma “informação futurista” e é a única assumidamente para jovens, com um design que foi concebido de forma a destacar-se das demais, apostando assim numa imagem forte e de fácil compreensão (...) A Yuzin tem ainda a particularidade de publicar os preços dos sítios “para que as pessoas possam fazer uma melhor gestão do dinheiro e saberem quanto vão gastar se decidirem ir aos eventos” (...)"

O Lado B do Azores Island Pro

But we are young, we run green,
Keep our teeth, nice and clean,
See our friends, see the sights, feel alright
...

domingo, agosto 22

Em repeat

...


...
Podiam ter parado nos anos 80 acaso fossem contemporâneos da era dourada da synthpop britânica. A verdade é que os membros desta promessa da pista de dança de 2010 nasceram quando morriam os anos 80. Eu nasci muito antes dos anos 80, e por lá passei, daí o guilty pleasure desta nostalgia de uma pop saturada de electrónica. Estes Ou Est Le Swimming Pool não sendo a revelação da estação ficam a ela associados com a misteriosa morte de Charles Alexander Haddon que depois de um gig, no festival de Pukkelpop na Bélgica, trepou um mastro de uma antena de telecomunicações e mergulhou para a eternidade com o testemunho de inúmeros fãs chocados com o salto para a morte do vocalista da banda. Charles Haddon aterrou subitamente em cima de uma fã que ficou literalmente chocada. Ele tinha 22 anos neste dia 22 de Agosto. Dela não reza a história. Para memória futura fica um som tutti-frutti ... tontinho como a estação. E ainda um vídeo clip premonitório.

sexta-feira, agosto 20

quarta-feira, agosto 18

Mar, Sol & Queijadas

Este administrador vai a banhos para o Grupo Central, onde há mais vida para além do Triângulo.
Durante esta semana o blog ficará aos comandos da restante administração... Ou à deriva, se for esse o caso.
header :ILHAS é de Jorge Góis. A gerência agradece a deferência.

sábado, agosto 14

Upgrade

O Turismo dos Açores tem um novo site. Um ugrade fundamental para uma melhor 'acessibilidade'. E um oportuno contributo para a melhoria dos serviços prestados a quem nos procura turisticamente e/ou por motivos profissionais.

Para conferir em www.visitazores.com

sexta-feira, agosto 13

Wake Up...sunshine

...


...
Acordar finalmente com a luz de Agosto e mais uma canção dos Arcade Fire. Wake Up é o som deste despertar aqui gravado no final do memorável concerto de Madison Square Garden. Dizem que vêm cá, isto é, à catedral dos mega concertos no Pavilhão Atlântico. Por enquanto continuam em New York city e vamos nos cruzando com eles aqui nestas : Ilhas a meio do caminho.

quinta-feira, agosto 12

10 anos

João Decq @ ArteLisboa'09

Pode até parecer pouco… Mas 10 anos na vida de uma galeria de arte, na periferia da periferia europeia, é um feito considerável.

A intenção dos seus proprietários, expressa na inauguração em 18 de Julho de 2000, foi a de disponibilizar aos artistas, de forma regular, um espaço adequado para a exposição das suas obras, e ao público, uma programação qualitativa e a oferta de condições propícias à fruição estética.

A "única galeria açoriana de arte contemporânea de perfil nacional" (Vanessa Rato, Público 26 Out’09) iniciou a sua actividade com um núcleo restrito de artistas, maioritariamente naturais dos Açores, mas, no decorrer destes 10 anos, que agora culminam, conseguiu ser um espaço atractivo para artistas nacionais e estrangeiros.

Para que tal tivesse acontecido, traçou, desde o início, uma linha programática consistente, exigente e atempada, com carácter anual. Coisa rara entre nós.
Esta prática possibilitou e possibilita a gestão eficaz da informação junto dos visitantes, a aproximação às comunidades educativas, a criação de uma "zona de conforto" junto de coleccionadores e no agenciamento das suas aquisições.

O primeiro acto público da nova Galeria aconteceu simbolicamente com "Os primeiros frutos", de Urbano, que marcou o "regresso à ilha" deste artista, depois de uma ingressão pela Slade School of Arts, de Londres, e pela Galeria 111, em Lisboa.

Este momento marcou o início de um percurso importante para a comunidade artística residente e fez com que houvesse um incremento no "mercado de arte" local, embora tenhamos de ter em conta a sua dimensão diminuta mas, ainda assim, interessante.
São vários os artistas que marcam o histórico destes 10 anos de actividade, dos quais gostaria de destacar: Ana Vieira, Augusto Alves da Silva, Bartolomeu dos Santos, Catarina Branco, João Decq, Maria José Cavaco, Pedro Cabrita Reis, Pedro Proença, Rui Chafes, Sandra Rocha, Sofia de Medeiros, Tomaz Borba Vieira, Victor Almeida, entre tantos outros.

Mas nem só de exposições vive o espaço da Galeria. No decorrer desta década, tem organizado um número significativo de actividades complementares, que funcionam como elemento formativo e informativo, bem como tem desenvolvido uma acção de relevo na captação e na fidelização de um público que se quer, e que é, nestes dias que correm, mais exigente.

Este espaço cultural tem cumprido uma verdadeira missão de serviço público na promoção dos seus artistas e da Região no exterior, por intermédio da participação em feiras nacionais e internacionais, com menção obrigatória para as presenças na "Arte Lisboa", bem como, em Espanha, nas feiras de Cáceres, Santander, Vigo, Valencia e Madrid, naquela que é a mais mediática feira ibérica e uma das mais reputadas a nível mundial - a "ARCO".

A Galeria Fonseca Macedo é um bom exemplo de uma entidade que soube capitalizar e potenciar os apoios institucionais que lhe foram atribuídos, utilizando-os em prol do aumento da sua notoriedade.

Esta estratégia tem produzido os seus frutos e tem vindo a colher uma atenção crescente de críticos de arte, galerias e coleccionadores internacionais, o que não deixa de ser apreciável, se considerarmos as cumplicidades do meio, as suas complexas regras de funcionamento e a incerteza, fruto da crise por que passa este mundo globalizado.

Pelo contributo e pela singularidade da actividade em questão, deve ser dado todo o estímulo e reconhecimento aos seus responsáveis, artistas, colaboradores e público, que fizeram desde espaço cultural um caso de sucesso. Os meus sinceros Parabéns!

Alexandre Pascoal
Julho 2010


* Adaptação do voto de congratulação efectuado a 15 de Julho’10 na ALRAA
** Publicado na edição de 29 Jul'10 do Açoriano Oriental

...Eu hoje deitei-me assim !

...

...
Live from the Madison Square Garden provavelmente a maior banda dos anos zero do novo milénio

terça-feira, agosto 10

rtp-AÇORES

...


...
A RTP Açores é um dos pilares da Autonomia. A nossa estação é o espelho da nossa realidade e ainda a plataforma política da nossa identidade. A par da organização administrativa descentralizada - (São Miguel-Terceira-Faial) -, e da Universidade dos Açores, a RTP-Açores contribuiu significativamente para a consolidar a unidade do "Povo Açoriano". Hoje, regressamos ao passado, e com as memórias da primeira emissão há 35 anos pela mão do mesmo Paulo Martinho que ficou na nossa memória colectiva e que agora regressa para registo da emissão comemorativa. Convidar Paulo Martinho para voltar a fazer o Telejornal neste dia de aniversário foi uma boa prenda para os telespectadores que ainda têm memória da fundação da televisão Açoriana. A nostalgia convoca ainda outros nomes como, por exemplo, o de Emanuel Carreiro, Fernando Balsinha, Maria José Azevedo, e tantos outros cuja omissão é, por certo, injusta. Hoje importa mais falar do futuro e esse exige a autonomia administrativa e financeira da RTP-Açores. Sem personalizar é tempo também de se aquilatar outras possibilidades de gestão que passem, designadamente, por modelos electivos inter-pares de quem dirige a estação ao invés da directa indigitação pelos donos do poder. Por certo e seguro fica a certeza de que enquanto Açorianos, sob pena de trairmos a nossa identidade, nunca defenderemos a extinção do canal e a sua diluição numa qualquer "janela" de programação nacional. Queremos mais e melhor televisão regional. Arrumado o tempo das brumas e dos seriados fatalistas de recorte etnográfico temos o direito de reivindicar uma televisão do Século XXI. Não deixemos que em Lisboa decidam por nós. Façamos nós próprios a defesa daquilo que tem a nossa marca e o engenho. A televisão nos Açores precisa de imensos recursos humanos e técnicos e só a ignorância (ou a má fé) é capaz de sustentar que ambos são suficientes. A competitividade desta nova geração não se compadece com amadorismos e queixumes que ainda arrastam os esqueletos da ditadura e das promessas frustradas dos baladeiros de Abril. O mundo não parou em 75! A televisão também não. De lá para cá demos um "quantum leap" enorme e a recente plataforma multimédia da nossa RTP-Açores é um meritório exemplo de que, mesmo à nossa escala, somos capazes, querendo, de passos gigantescos acompanhando o ritmo do mundo globalizado que nos envolve. Parabéns a todos aqueles que ao longo destes 35 anos têm mantido a emissão da nossa televisão. Votos de audácia na defesa dos Açores aqueles que recebendo o legado fundacional o projectem para o nosso futuro.

Aviso à navegação


O surf mundial está a partir de hoje na praia do Monte Verde @ Ribeira Grande.

Para acompanhar no site oficial a emissão em directo.

A foto do header é da Aquashot/ASPEUROPE.COM.

segunda-feira, agosto 9

domingo, agosto 8

Aviso à navegação

A foto do header, gentilmente cedida pela  USBA, é de João Melo e o rider é Ivo Baptista.

A prova, se o mar estiver para isso, termina hoje na praia do Monte Verde @ Ribeira Grande.

sexta-feira, agosto 6

Um tiro de cupido no meu coração de marketeer, ou a estória de como mudei o toque do telemóvel

Estava eu na terça-feira passada a “sobre-ouvir” rádio (aquele estado de audição radiofónica em que a telefonia é um aprazível ruído de fundo enquanto trabalhamos) quando algures entre os meus pensamentos entrou a voz fenomenal da Sónia Tavares a cantar uma música cuja melodia me lembrava algo mas era ao mesmo tempo desconhecida.
Pelas artes mágicas - e tantas vezes ilusórias - das sinapses, dei comigo a pensar no extraordinário que seria se a Região investisse numa melodia daquelas para promover o destino Açores. Até parecia que já ouvia a palavra-mãe Açores rolar pela garganta da vocalista dos The Gift.

Não dei logo conta de que a Sónia cantava “Puro Açores, paraíso de cores perdido”. Isso foi só depois, quando terminou a música e a voz da rádio me despertou daquele sonho em que eu via a Região promovida através de uma hit-song na rádio. A voz dizia que acabávamos de ouvir os The Gift em “Puro Açores”, a banda sonora das 5 maravilhas naturais dos Açores. Portanto, a voz afinal não me despertou de um sonho, certo? Pois. Acordou-me para uma realidade saborosa.



Foi um tiro de cupido no meu coração de “marketeer”, que antes mesmo de saber, já se tinha apaixonado.

Ok, pensem lá o que quiserem, mas eu fiquei tão feliz que se diria que a ideia tinha sido minha, a excelente ideia de encomendar aos The Gift um hino às maravilhas açorianas. Não me calei a tarde toda, e quem se cruzou comigo pode atestar: louvei sonoramente os créditos desta boa acção de marketing.

“Puro Açores” tem tudo o que um marketeer pode querer: associa o destino Açores às sensações de evasão, horizonte, dinamismo, sonho. E de bónus ainda lhe empresta sofisticação – os The Gift são… bem, são os The Gift. Uma das bandas mais interessantes no panorama nacional.

Se ainda não ouviu vá a http://www.acores5maravilhas.com/, o (bom) site criado para promover as candidaturas dos Açores à eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. De caminho pode descarregar o toque real da música para o seu telemóvel, mais um tiro certeiro dos promotores da campanha. E até pode treinar o refrão para acompanhar os The Gift neste sábado nas Portas do Mar, na apresentação oficial da música.

Caída nos ouvidos dos urbanitas - esse segmento apetecível de turistas continentais -a banda sonora Puro Açores e toda a campanha na qual se inclui tem trunfos capazes de ajudar muitos a desempatar a decisão sobre o destino das próximas férias. Sim, porventura somos mais caros do que a Tunísia, mas valemos o gasto extra e começamos a saber mostrar que valemos.

Os Açores são puros, mas já sabem seduzir.

Coisa de Lagartos

Dino @ Portas do Mar, Jul'10

Dizem que este ano é que é.
Dizem...
Mas parece-me que o lagarto será outro.

quinta-feira, agosto 5

The World is a Vampire

Foto Daniel Berehulak/Getty Images @ Guardian

Rússia enfrenta 600 incêndios que já causaram 50 mortes
Cheias no Paquistão já afectam 4 milhões de pessoas

O Lado B de It's The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine).

E que teríamos nós de fazer, para que isto nos acontecesse um dia?


"Táxis londrinos votados os melhores do mundo.

Diz-se muitas vezes que o táxi é o primeiro contacto de um turista com o país que visita, e é um facto já que este é o principal meio de transporte escolhido pelos turistas logo que saem do aeroporto para se dirigirem ao hotel. Por isso a Hotéis.com realizou um inquérito sobre este meio de transporte, e a conclusão nem se quer é de espantar: os táxis de Londres foram escolhidos como os melhores do mundo.
Sem grande admiração, pelo terceiro ano consecutivo, os táxis londrinos foram votados como os melhores do mundo no relatório anual de táxis compilado pela Hotéis.com, concentrando 59% das escolhas dos inquiridos.
Aliás, os táxis londrinos ficaram em primeiro lugar em diversas categorias, nomeadamente simpatia, limpeza, qualidade da condução e conhecimento da área. Não tão positivo, mas também em primeiro lugar: os táxis de Londres são considerados os mais caros do mundo.
E, segundo lugar, com 27% das escolhas, ficaram os táxis de Nova Iorque, que mesmo assim foram escolhidos por mais 10% de inquiridos comparativamente ao relatório do ano passado. Muito perto ficaram os táxis de Tóquio, em terceiro lugar, com 26% das preferências. A completar o top 5 encontram-se Berlim (17%) e Banguecoque (14%), famosa pelos seus táxis tuk tuk.
Se em vez de uma viagem segura o turista preferir velocidade, então deve escolher andar de taxo em Nova Iorque, e se preferir a emoção da má condução, então deve aventurar-se neste meio de transporte em Roma já que, de acordo com os resultados do inquérito os taxistas romanos foram eleitos os piores condutores do mundo.
A pesquisa revelou ainda que os táxis são a forma mais popular de transporte do aeroporto para o hotel, com a maioria dos inquiridos (55%) a declarar que utiliza frequentemente este meio de transporte na chegada a uma cidade estrangeira, contra 16% que utilizam carro privado e 14% que preferem aventurar-se num comboio.
O inquérito global pontuou os táxis das cidades de acordo com os seus níveis de limpeza, valor, qualidade da condução, conhecimento da área, simpatia, segurança e disponibilidade."

quarta-feira, agosto 4

Lucro da PT terá recuado 23% até Junho


É o que os analistas estimam aqui.

Muito boa gente há de estar à espera que Zeinal Bava, com a sua habitual eloquência, se explique e demonstre que isto nada tem a haver com a sua habilidade para o negócio.

Colocar a Leitura em dia...



Um dos objectivos para este mês de Agosto e a propósito de uma entrada amiga.

Em complemento: o sítio e uma crítica.

terça-feira, agosto 3

Aviso à navegação

Aproveitando a boleia das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, em que a Lagoa das Sete Cidades e a Paisagem Vulcânica do Pico estão muito bem posicionadas para vencer nas suas categorias, o :ILHAS promove uma das 5 Maravilhas Naturais dos Açores com esta excelente foto, gentilmente cedida pelo autor - o fotógrafo Mário Nelson. O nosso Obrigado!

segunda-feira, agosto 2

Morreu Mário Bettencourt Resendes

Nasceu em 1952 em Ponta Delgada e começou a sua carreira no jornalismo em 1975, depois de ter sido “apanhado” pelo 25 de Abril quando estava no quinto ano do curso de Gestão de Empresas e Economia.

Um homem cuja opinião seguia e estimava.

Com o seu desaparecimento a Região e o País ficam mais pobres.

A preto e branco.

...
Depois de noites brancas, (ou em branco), seguem-se manhãs negras de regresso ao trabalho porque a vida, para alguns, não é um festival de verão. Para os dias cinzentos nada melhor do que um som que puxe o ritmo e anime o "astral". Aqui mais uma de Janelle Monáe...a preto e branco como os dias que correm.

domingo, agosto 1

Sabor?! Verão...



She and Him
Volume 2

O regresso da k7 que não é pirata e que também já não é k7 - é o formato que '1' homem quiser.

E o teledisco? Esse pisca o olho, e bem, a Glee.