sábado, maio 19

G de Gastronomia

"G SPOT"


O "G SPOT", em Sintra, junto à respectiva Biblioteca, é um pequeno restaurante sem estrelas Michelin, onde, por isso, ninguém tem de queimar pneus, a travar a fundo com medo dos preços.
Manuel Moreira – dos escanções portugueses, um dos mais conceituados – é, desde há três anos, uma das jovens promessas da restauração portuguesa.
Os sócios - André Simões e João Sá, dois jovens e promissores Chefs portugueses, ambos com 24 anos e com um passado colorido (Palácio de Seteais, Shereton Porto, Casino Estoril, Hotel Bairro Alto) – cozinham, majestosamente, para o afinado gosto vínico de Manuel Moreira (que conheceram no 100 Maneiras). Tudo posto à mesa, com uma incrível selecção de vinho a copo, para gáudio do palato apurado dos seus clientes, universo dentro do qual tive a honra de me incluir recentemente.
Uma vez lá chegado – de acordo com as precisas e preciosas indicações telefónicas do prestável empregado de sala, que nos veio esperar à rua – introduzi-me com confiança e, descendo as escadas, um restaurante cool, sem extravagâncias e muito aconchegante, foi-me apresentado.
Terá sido amor à primeira vista e, sem rodeios, sem mesmo sequer namorar a carta, atrevi-me com naturalidade a aceitar a sugestão daquela noite para o menu de degustação.

Menu de Degustação
(disponível somente para mesa completa) 
Couvert
Amuse bouche
Chawan mushi de bacalhau com grelos
Pescada e copita de Porco Preto com açorda de pastinaca
Migas de couve flor, com cogumelos e pezinhos de coentrada
Crumble de gila com gelado de noz
27€00 por pessoa


Fui catapultado, sem surpresa, para outra dimensão mas, claro está, sem tirar o rabo da cadeira. Uma estranha sensação de prazer pecaminoso, pois, a satisfação de uma necessidade assim tão básica não deveria saber tão bem.
E o pecado não se ficou por aqui. Guardei para mim(!), e durante largas semanas, este cantinho do paraíso, ali por terras do Palácio Nacional da Pena.
Ontem, tive a notícia que está fully booked para este fim-de-semana e, por isso, maldosamente, fica este postal a pensar já na próxima 3ª-feira, para todos aqueles que estiverem nas redondezas:


Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, 12 – A/B
2710-426 Sintra
Tlm: 927 508 027
e-mail: geral.gspot@gmail.com

3 comentários:

Anónimo disse...

Desde que me disseram que a gastronomia era cultura, tornei-me num ser feliz!

Anónimo disse...

Por falar em gastronomia quem paga os programas do dr. dos tachos na tv de garagem?

Anónimo disse...

Atrevido!