terça-feira, junho 2

Curso



Realiza-se nos próximos meses de Junho e Julho o curso sobre a pintura barroca no Núcleo de Arte Sacra, sob o título “As Paixões da Alma e as Emoções do Corpo”: um olhar sobre a colecção de pintura barroca do Museu Carlos Machado, que contará com a presença dos formadores Vitor dos Reis, Maria João Gamito e José António Fernandes Dias, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e de Vitor Serrão, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Este curso é dirigido a todos os interessados, mas é de lotação limitada, sendo necessária inscrição prévia, através dos contactos habituais do Museu (E museu.cmachado.edu@azores.gov.pt ou T 296 283 814).

A coordenação está a cargo de Vitor dos Reis (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e acontece nas seguintes datas:

1ª parte 24 a 27 de Junho'09
2ª parte 8 a 11 de Julho'09

O curso organiza-se em 9 módulos de 2,5 horas cada (distribuídos por duas partes), com uma duração total de 22,5 horas. Cada módulo é constituído por uma apresentação oral e multimédia e por um período de debate. Tem como formadores Vitor dos Reis, Maria João Gamito, José António Fernandes Dias e Vitor Serrão.

Resumo No tratado As Paixões da Alma, publicado em 1649, René Descartes (1596-1650) dedica-se ao estudo das emoções humanas realizando, de forma sistemática, a sua descrição, hierarquização e explicação. Inspirado por esta obra, o pintor Charles Le Brun (1619-1690) cria um Méthode pour apprendre à dessiner les passions proposé dans une conférence sur l’expression générale et particulière, apresentado na Académie Royale de Peinture et de Sculpture de Paris, provavelmente em 1668, e publicado em Paris e Amesterdão em 1698. Le Brun define tipologias expressivas e propõe, a partir da descrição sumária das suas características, representações visuais para cada uma das principais emoções humanas, segundo um método que, à criação de estereótipos, alia a ideia científica de inventariação e catalogação e a ambição pictórica de visualizar o invisível. Os textos de Descartes e Le Brun e as imagens criadas por este último são uma das mais significativas demonstrações da importância da empatia no projecto visual barroco, do lugar ocupado pelas emoções na comunicação com o sujeito observador e do seu papel na representação e transfiguração do corpo humano – um tema novamente caro à cultura visual contemporânea. O presente curso procurará compreender o modo como esta centralidade das paixões da alma se manifesta em algumas das principais pinturas dos séculos XVII e XVIII da colecção do Museu Carlos Machado e, simultaneamente, a partir delas e de outras imagens, debruçar-se-á sobre alguns dos temas e das questões centrais da arte barroca e suas repercussões e transformações na visualidade contemporânea.

Mais informações em Museu Carlos Machado

Sem comentários: