segunda-feira, março 28

A CRUZ NUCLEAR



Buscava eu uma reflexão nos evangelhos mas, no lugar da Bíblia, encontrei uma velha edição da Enciclopédia Larousse de Arte Moderna!

Sem o querer fui arrastado para a imagem do Cristo de São João da Cruz e, procurando, a Cruz Nuclear, tropecei nestas palavras de Dali:
«O Céu, é o que a minha alma apaixonada pelo absoluto procurou ao longo da vida que pôde parecer a alguns confusa e, resumindo, perfumada com o enxofre do demónio. O Céu! Infeliz daquele que não compreender isso. Quando vi pela primeira vez a axila depilada, de uma mulher, procurei o Céu, quando remexi com a ponta da minha muleta o monte putrefacto e cheio de vermes do meu ouriço morto, procurei o Céu. E o que é o Céu - O Céu não está nem em cima, nem em baixo, nem à direita, nem à esquerda, o Céu está exactamente no centro do peito do homem que tem Fé.»...

...é caso para lembrar um outro poeta e pregador Americano: «We are trying for something, thats already found us».
...

Quadro de Salvador Dali: Cruz Nuclear de 1952, Colecção Privada do Marquês de Cuevas; Texto do ensaio sobre o método paranóico-crítico com o título «A Conquista do Irracional».
....

Sem comentários: