domingo, novembro 25

Gastronomia e outras mordidelas


Por iniciativa (brilhante por sinal) do meu grande amigo Pedro Melo – homem em grande parte responsável pela preservação de um dos mais emblemáticos restaurantes dos Açores -, ontem, o jantar foi no Alcides. E, como não podia deixar de ser, o bife foi o grande eleito.



Uma delícia também, foi a companhia. Rivalizando fortemente com os enchidos regionais e fumados de outras paragens, todos trabalhados para gáudio dos convivas. Não eramos todos mas, eramos muitos(!) e do mesmo sector (amado em várias frentes, maltratado em surdina) o que, só por si, era sinal verde para um grande jantar.


Assim tantos, não nos víamos há muito tempo. Porventura há tempo demais. Até tivemos o privilégio da companhia do colega Carlos Pereira, apelidado de “Homem Montanha” por ser do Pico. O tema de conversa, como não podia deixar de ser, para além das habituais questões fracturantes, assentou nas qualidades gastronómicas açorianas, na excelsa qualidade das matérias-primas do nosso sector primário que, neste exemplar restaurante (com mais de cem anos de História e muitas histórias) e noutros (um pouco por todas as ilhas dos Açores), podem ser saboreadas, de acordo com o importante engenho das almas responsáveis pela sua transformação e adaptação ao nosso paladar.

Um jantar que, para além de reunir os amigos em torno da mesa e da certificação recentemente alcançada por esta “instituição gastronómica”, teve a faculdade de fazer muito mais pelo sector do que algumas magnas e tutelares reuniões.

Oxalá possamos todos navegar no mesmo barco e remar para o mesmo lado.

Obrigado Pedro.

P.S. Quando e se a Direcção Regional da Cultura der continuidade à relativamente recente iniciativa "Roteiros Culturais dos Açores - Personalidades" e eleger  Domingos Rebelo, talvez possa incluir uma visita ao Alcides, a pretexto de uma pintura de generosas dimensões e datada de 1956 que, ao fundo do restaurante, pontua o espaço com a história das nossas gentes, em jeito de apontamento etnográfico.

1 comentário:

FBP disse...

Carlos,
Excelente jantar e companhia e acima de tudo uma demonstração que todos podemos estar à volta de uma mesa e conseguirmos partilhar e trocar ideias, experiências que temos diariamente nas nossas unidades. A ver se repetimos !!!