sexta-feira, janeiro 21


A Relíquia de Eça de Queiróz
Companhia de Teatro A Barraca
Encenação de Hélder Costa
21 e 22 de Janeiro | 21h30 no Teatro Micaelense

«Espectáculo cómico e musical sobre um texto clássico de um dos maiores romancistas do século XIX. A história conta as peripécias de Raposão, sobrinho de D. Maria do Patrocínio, a "Titi", velha beata conservadora e extremamente pueril nas suas crenças religiosas. O sobrinho tudo faz para conseguir a herança da Titi, e para isso traz uma relíquia de Jerusalém que "teria pertencido ao Senhor"... Uma troca de embrulhos conduz à derrota dos projectos de Raposão, e reforça o constante espírito de farsa satirizando a problemática social e religiosa»

...quer saber mais? Então clique aqui!

Não sendo eu um grande fã das artes de palco produzidas em Portugal o cartaz promete e Eça de Queiróz merece a devida reverência. A «Relíquia», a par de o «Crime do Padre Amaro», é das obras mais populares do maior escritor Português de sempre. Talvez essa popularidade se justifique,porquanto, malha em alvo certeiro: o serôdio beatismo que dominava a burguesia constrangida por um genuflector clericalismo dos costumes.

Um breve friso biográfico de Eça de Queirós pode ser encontrado aqui.

Quem quiser ler ou reler a «Relíquia» pode fazê-lo digitalmente aqui, através da memorável Edição Original da Obra disponível na Biblioteca Digital Nacional.

Sem comentários: