terça-feira, janeiro 18

Directamente do meu puff.

Depois de escrever em comentário que, após uma leitura externa, o congresso do PSD não apresentou nenhuma solução corajosa para verdadeiros problemas do povo açoreano, o João Nuno diz que eu não li o seu post. Aqui vai uma versão possível de um resumo, visto por mim, do post, cheio de vitalidade do JNAS, sobre o congresso do PSD.

Victor Cruz aceita a devolução do poder porque ninguém, nem os mais críticos, tiveram coragem para o aceitar de mão beijada.
É preciso credibilizar a oposição.
É preciso preparar desde já a conquista do poder. É preciso ganhar as autárquicas, pois o Poder Local é hoje um balão de oxigénio para o PSD-Açores.
Valorização do património histórico do partido retomando o título de campeões da autonomia.
Vitalidade preconizada pelas intervenções dos "históricos", que fazem parte do elenco que não teve coragem de ocupar a liderança.
Mais poder às bases do partido. O repto de um referendo interno.
A usual vasta Comissão de Independentes.
A renovação em 50% da actual direcção política do Partido e a eleição de um novo Secretário-Geral.

A cereja no topo do bolo, o desafio a Mota Amaral à sua candidatura a Belém.

Entusiasmado com esta vitalidade, o Pedro Gomes faz um comentário, ao qual me atrevo também a fazer um resumo que se segue.

PSD não perdeu muito tempo a lamentar o resultado eleitoral.
Tem uma nova liderança e uma re-orientação estratégica, uma nova ambição: afirmar um projecto de alternativa política.
Um novo objectivo imediato: ganhar as eleições autárquicas.
Uma nova estratégia em matéria de presidenciais, ver Mota Amaral como candidato presidencial.

O PSD definiu que a revisão do Estatuto Político-Administrativo (EPA) não se deve limitar a uma alteração cirúrgica, em resultado da revisão constitucional: o PSD quer mais competências regionais, definidas duma maneira ampla e ousada (gestão do domínio público marítimo, gestão de solos e urbanismo, arrendamento rural e urbano, regionalização dos serviços de registos, notariado e administração de finanças).
O PSD deliberou fazer um referendo aos seus militantes.

Prontos! Aqui está um resumo, feito directamente do meu puff, e através das palavras de dois dos mais importantes representantes da vitalidade do PSD.
Fico, no entanto, com esperança na revisão do EPA.

Sem comentários: