segunda-feira, janeiro 3

Reliquías do meu sapatinho de Natal


Volume I: Powers of ten

Sem dúvida o mais famoso dos filmes de Charles & Ray Eames. Powers of ten é provavelmente uma das curtas metragens mais vistas da era pós-guerra. O DVD inclui também A Rough Sketch, a versão original do filme, feita 9 anos antes.
O primeiro volume desta colecção conta ainda com um filme de Eames Demetrios (neto dos Eames): 901: after 45 years of working.
Este filme é um documento do espaço Eames na Rua 901 em Washington.


Volume II

O segundo volume desta colecção contém três filmes que são a chave para a compreensão do trabalho dos Eames: Tocatta for Toy Trains, Blacktop, e House: after 5 years of living.
Os temas destes filmes tocam assuntos críticos no trabalho de Charles e Ray: o uso honesto dos materiais, a beleza incomum das coisas comuns, e as qualidades da própria Casa Eames.
Os outros filmes deste volume são: Lucia Chase Vignette, Kaleidoscope Jazz Chair, The Black Ships e Atlas.
Os sete filmes deste DVD foram seleccionados para possibilitar ao espectador uma larga amostra do trabalho dos Eames.


Volume III: The World of Franklin & Jefferson

Os três filmes do terceiro volume são centrados nomesmo projecto: a exposição de Franklin e Jefferson feita para a comemoração do bicentenário norte-americano em 1976.
Estes três filmes foram incluidos no mesmo volume para dar aos espectadores a oportunidade de perceberem a forma como os
Eames usaram os filmes para modelar ideias.
O primeiro filme The World of Franklin and Jefferson utiliza as vidas de Franklin e Jefferson como prismas através dos quais evoca a América colonial.
Este volume inclui ainda: The Franklin e Jefferson Proposal Film e The Opening of an Exhibition, mostrando a inauguração em Paris desta incrível exibição.


Volume IV

Se alguma vez vir um filme sobre design, deve ser Design Q&A. Outros dois filmes do panteão Eames estão também neste volume: Goods, um excerto das leituras de Poesia de Charles Norton, e a única versão disponível de um slide-show de 3 ecrãs de Eames, e SX-70, uma introdução a uma máquina que se torna numa meditação sobre a natureza da fotografia.
Outros filmes presentes neste volume são: Fiberglass Chairs, Copernicus e IBM Math Peep Shows.


Volume V

Este volume faz a aproximação mais eclética dos volumes 2 e 4, incluindo títulos como Tops,Computer Glossary, Eames Lounge Chair e IBM at the Fair, Expanding Airport, Kepler's Law, Bread, Polyorchis Haplus e Tops (From the Start of Jazz).

Sem comentários: