quinta-feira, setembro 6

Reviravolta agradável



Este meu último dia de férias encaminhava-se para um serão de escrita tendo por objeto a menos-que-feliz gestão do complexo das Termas da Ferraria. Não me agradava passar o serão de fim de férias a refletir sobre como a natureza nos brindou com paisagens impagáveis que teimamos em não saber explorar da melhor forma em prol da nossa economia, mas tive a sorte de ser salva pelo gongo. Ou, neste caso, pelo Gonçalo.

O Gonçalo é o miúdo terceirense de 13 anos que hoje cozinhou o jantar cá em casa. Vi-o cozinhar com uma eficiência, sensibilidade e elegância de fazer corar muitos responsáveis Horeca da região. De ingredientes à solta, vi-o criar e apresentar – na hora e sem guião ou receita – um entrecosto caramelizado com mel e cominhos acompanhado por ananás braseado e basmati agridoce de legumes. Garanto-vos que o jantar estava irrepreensível.

E assim se salvou a noite, relegando as tolices observadas na Ferraria para segundo plano. A nova geração açoriana veio em socorro para mostrar que a indústria do turismo nos Açores não se vai esgotar nas limitações de hoje – antes tem valores com horizontes amplos à espera de se concretizarem. Assim lhes seja dada, para tal, a conjuntura que permita, promova e exija a qualidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabém para o Gonçalo, parece demonstrar uma aptidão e capacidade ao novel de muitos chefes do mundo.

Anónimo disse...

Pesso imensa desculpa pelo erro, mas queria antes dizer nível e não novel.
Obrigado

Anónimo disse...

Cara Lisa Garcia
Assim se faz um bom post de forma enganadora-mente simples, mas com uma fotografia, bem conseguida e uma melhor prosa, sobre um prato e um cozinheiro que até se omite a idade na certeza da sua qualidade de bem cozinhar...
Fixem o nome do Gustavo e fiquemos certos que esta fornada de Açorianos nos trará grandes alegrias...
Parabéns pelo texto, já que infelizmente não pude degustar tal manjar!...
Açor