sábado, novembro 14

Musicatlântico



A Korzo Produtions, da Holanda, vai apresentar este mês três espectáculos de bailado contemporâneo nas ilhas de S. Miguel (dia 14), Faial (16) e Terceira (18).

Integrado no programa da Temporada MusicAtlântico 2009, uma iniciativa promovida pela Presidência do Governo dos Açores através da Direcção Regional da Cultura, estes espectáculos terão lugar nos Teatros Micaelense, Fayalense e Angrense, sempre pelas 21h30 horas.

O espectáculo é composto por dois momentos, ‘Butterfly Hips’ e ‘As of when I used to tell all my secrets to my dog’, ambos dirigidos por Pedro Goucha Gomes.

‘Butterfly Hips’ é o resultado de uma co-produção entre dois grandes festivais de Haia (CaDance, um festival bianual de dança contemporânea e o Crossing Border, um festival anual de música e literatura). Bianca Boer, jovem escritora holandesa, foi a escolhida pelo Crossing Border Festival para trabalhar com Pedro Goucha Gomes, coreógrafo do espectáculo que escreveu uma pequena história sobre abusos sexuais.

Por sua vez, ‘As of when I used to tell all my secrets to my dog’ foi originalmente coreografado para a Oficina Coreográfica do Nederlands Dans Theater, de Haia, em 2006.

A coreografia inicia-se com um homem vestido com vestes barrocas caminhando em direcção ao fim da sua vida. À medida que avança, vai despindo as três jaquetas que leva vestidas, como que se desfazendo das memórias do seu passado. Ao mesmo tempo, do lado oposto do palco emergindo da penumbra, um vulto vai surgindo. O dueto termina com o homem retomando o seu caminho, mas obstinadamente carregando consigo o amor que a sua morte tornará eterno.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1972, Pedro Goucha Gomes iniciou aos 9 anos os seus estudos de dança no Centro de Formação de Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e aos 15 anos foi convidado pelo professor romeno Sergiu Stefanchi a completar a sua formação na National Ballet School, em Toronto, Canadá, onde permaneceu 3 anos com uma bolsa da Secretaria de Estado da Cultura.

De regresso à Europa, dançou como solista e primeiro bailarino no Ballet da Ópera de Estugarda, Ballet da Ópera de Berlim, Companhia Nacional de Danza (Madrid) e no Nederlands Dans Theater da Holanda. Nestas companhias desempenhou um vasto repertório clássico, neo-clássico e contemporâneo (Petipa, Balanchine, Bejart, MacMillan, Van Manen, Naharin e Forsythe) e trabalhou com coreógrafos como Jiri Kylian, Nacho Duato e Meryl Tankard entre outros.

Nos últimos 15 anos, tem participado em importantes festivais de dança nos cinco continentes, tendo vindo a apresentar-se em teatros como o Palácio Garnier em Paris, o Lincoln Centre de Nova York, o Herodus Atticus da Acrópole de Atenas ou no Liceu de Barcelona.

Em 2006 decide dedicar-se à coreografia e é convidado pelas Korzo Produtions a realizar a coreografia (Medium Rare) para o festival CaDance. Desde então coreografou vários trabalhos e instalações para o Teatro Korzo, entre as quais Butterfly Hips (2008). Ainda em 2007 participou como coreógrafo e bailarino, no filme ‘Fados’, de Carlos Saura (co-produção luso-espanhola) e coreografa, para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, a peça ‘Zullia’, sendo convidado por Vasco Wellenkamp para a Direcção Artística desta companhia, cargo que ocupou até ao final do mesmo ano.

Paralelamente à sua carreira de bailarino e coreógrafo, lecciona em várias companhias de dança da Europa e Estados Unidos e estuda História da Arte na Universidade Aberta Inglesa.

GaCS

Sem comentários: