sexta-feira, novembro 6

Múltiplos desafios


José Nuno da Câmara Pereira Colectiva 2009

Quando todos vaticinavam uma ida de Ricardo Rodrigues para o XVIII Governo Constitucional eis que algo verdadeiramente surpreendente aconteceu - Gabriela Canavilhas, a dinâmica Directora Regional da Cultura, foi nomeada Ministra da Cultura no governo de José Sócrates. Só quem por desdém ou desconhecimento pode minorar as capacidades da nova titular, quer inclusive, pelo trabalho empreendido ao longo de 5 anos à frente dos destinos da Orquestra Metropolitana de Lisboa ou nestes últimos 11 meses a dirigir a Direcção Regional da Cultura.

Foram muitos os projectos e medidas implementadas na vigência de Gabriela Canavilhas, mas um no qual trabalhou afincadamente, e que visa fomentar o "desenvolvimento de projectos individuais de criação e de pesquisa de linguagens nas áreas artísticas", é o Programa de Bolsas para a Criação Artística, já publicado em Jornal Oficial. Esta medida pretende constituir-se como um incentivo ao incremento de "condições materiais" para que artistas e profissionais residentes nos Açores possam "criar", bem como, no fomento à produção e à difusão das Artes, entre nós. Está prevista a concessão de 2 bolsas por categoria, num total de 14 bolsas anuais, com um valor de € 10.000 (dez mil euros), com a seguinte abrangência: Artes Visuais, Criação Literária, Dança (Coreografia), Dramaturgia, Fotografia e Música.

A política cultural seguida nos Açores é distintamente de esquerda, quer pelo carácter actual e cosmopolita, quer pela "protecção" dos seus Arquivos (e tradições), quer ainda pela abertura à investigação, a par da sua contextualizada difusão. Não obstante, devemos promover o conhecimento, de forma mais ou menos lúdica, bem como, estabelecer uma relação mais estreita com a ciência e as novas formas de tecnologia, de modo a que se estabeleçam cumplicidades e a transferência de conhecimento entre áreas distintas (inspirado parcialmente em António Pinto Ribeiro, "À Procura da Escala", Ed. Cotovia, 2009).

Este será um dos múltiplos desafios legados com que Jorge Paulus Bruno - o novo inquilino do Palacete Silveira e Paulo - será confrontado, cujo conhecimento da realidade cultural da região resultará, esperamos todos, em claros benefícios em prol da política cultural posta em prática pelo actual elenco governativo. A "herança" é, neste caso, frutuosa.


* Publicado na edição de 03/11/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

Sem comentários: