quarta-feira, abril 22

Solidão sobre solidão


Hotel by Railroad, Hopper Meditations, Richard Tuschman, 2013.


Solidão. Alienação. Saudade. Richard Tuschman reinterpretou o universo de Edward Hopper, criando narrativas ficcionais muito próximas do trabalho do pintor americano, numa série intitulada Hopper Meditations. Tuschman combinou digitalmente dioramas do tamanho de casas de bonecas, construídos, pintados e fotografados no seu estúdio, com fotografias de modelos humanos em tamanho natural, fazendo emergir das suas personagens e das suas composições uma complexidade emocional, uma passividade física, um despojamento e uma representação da solidão bastante próximas do original.

A janela como moldura para a vida, o livro ou o cigarro como única parceria, o outro como mera presença física.  A sombra maior do que a luz, a postura corporal tensa, o olhar fixado no intangível, o coração apertado pela fronteira intransponível.

Hopper e Tuschman. Solidão sobre solidão. Assim vivemos nós estes dias. Personagens do nosso diadorama, bonecos de carne e osso, reféns da tecnologia digital, delimitados e suspensos, à espera de um artista que resolva restaurar esta composição.

3 comentários:

Anónimo disse...

Conheço-a ??? Conhece-me ???

Presumo que sim

Adoro o que escreve !

Vou reencaminhar o link para o meu brother André Almeida e Sousa.

JNAS

NCD disse...

Há qualquer de Vermeer naquela janela, no gesto suspenso. Obrigado pelo texto e pela escolha tão ilustrativa da espuma destes dias.

Carlos Rodrigues disse...

Cara Maria,

Fica um abraço de boas-vindas ao :Ilhas, onde a solidão desapareceu.

Carlos (Rodrigues)