terça-feira, abril 21

Contos da Loucura Normal #2

“Big Brother”, um termo popularizado entre nós por uma série imbecil de programas televisivos que tiveram início no final do último milénio e alimentaram um voyeurismo coletivo de gosto duvidoso, já faz parte das minhas household memories desde a tenra adolescência, quando li a edição portuguesa (salvo erro, da Ulisseia) do 1984, de George Orwell, que o meu Pai tinha na estante da sua biblioteca. Foi um livro que me marcou muito, a par de outros títulos como O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, ou os Nove Contos, desse genial cometa literário chamado Jerome David Salinger. Mas a narrativa distópica de 1984 e a admirável visão premonitória de George Orwell, que escreveu essa obra em 1949, possuem hoje, mais do que nunca, uma perturbante atualidade, sobretudo quando ouço falar de procedimentos profiláticos de geo-localização conduzidos pelo Estado para controlar a pandemia. Big Brother is watching you! Deus nos livre, diria eu se fosse crente. O Big Brother não é meu brother não, obrigado.



1 comentário:

Anónimo disse...


Caro Carlos Riley todos livros de referência ... acrescentaria nessa lista um que reli há pouco tempo "Admirável Mundo Novo". Recomendo a quem não teve oportunidade que leia o último livro do Philip Roth que é de uma beleza americana rara e inesquecível : "Némesis". Ambos de actualidade e qualidade. Parabéns pelo renovado : Ilhas.
Shalom
JNAS