terça-feira, janeiro 12

Melo Antunes homenageado em S. Miguel



Esta é uma homenagem que se impõe ao homem por muitos considerado o ideólogo do MFA e o principal autor do documento «O Movimento das Forças Armadas e a Nação» e do programa do MFA. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros durante os Governos Provisórios e o primeiro subscritor do «Documento dos Nove» no Verão quente de 1975, cuja visibilidade e reconhecimento tem sido, por vezes, minorado.

Inserido no conjunto de iniciativas alusivos aos 10 anos passados sobre a sua morte, e que têm decorrido um pouco por todo o país, está uma edição recente da Tinta da China intitulada: «A Oposição ao Salazarismo em São Miguel e em outras Ilhas Açorianas (1950-1974)», com organização de Mário Mesquita, contendo os testemunhos de inúmeras figuras que com ele privaram, nomeadamente, António Borges Coutinho, Bruno da Ponte, Carlos César, Mota Amaral, José Medeiros Ferreira, Mário Barradas, entre muitos outros.

Na apresentação Mário Mesquita escreve o seguinte: «(...) a sua acção política activa, enquanto opositor ao Estado Novo, inicia-se e desenvolve-se na ilha de São Miguel. Ernesto Melo Antunes bem merece ser designado, pelo papel cívico, político e cultural que desempenhou em São Miguel, cidadão honorário dos Açores».

Registo e aprovo esta sugestão do autor que pode e deve ser acolhida pela Região.

Sem comentários: