quarta-feira, julho 19

"a partir de hoje viaja-se de avião para as Flores ao mesmo preço que se viajaria por barco na Transmaçor"
Rui Jorge Cabral, quinta-feira 13 de Julho no Açoriano Oriental
...


Poisson-avion
de Jacques Resch
...

ENTRE O PROLONGAMENTO DA MARGINAL E A JAMANTA DE BETÃO

"O trabalho de qualificar e proteger uma orla marítima como a que se inicia na Pranchinha e se alonga até às Praias do Pópulo é uma tarefa que exige muita reflexão e a colaboração de especialistas ambientais e de defesa de património militar, cujas contribuições poderão enriquecer os objectivos de valorização daquele local, com a criação de valias culturais atractivas para quem o percorre, e incluir também locais de lazer e usufruto do mar, locais protegidos onde seja possível o saudável banho de mar que não em piscina fechada, agora que se tem como certo que o único espaço natural da cidade para esse fim será destruído pelo majestático empreendimento das Portas do Mar."

Soares de Sousa, sexta-feira 7 de Julho no Açoriano Oriental

LEXICOGRAFIA POLÍTICA

"Depois do léxico político açoriano ter sido enriquecido com a expressão "violas e brasileiras", cujo significado é dinheiro dos contribuintes gasto em festanças, o vocabulário dos políticos ganhou uma expressão bem mais infeliz: "reles". Na Assembleia Municipal de Ponta Delgada foi usada por socialistas e no dia seguinte, no Parlamento açoriano, por social-democratas. Cá por mim, que não sou nem de uns, nem de outros, digo como os utentes lá da Caixa: reles é a política que se anda a fazer por estas ilhas e todos vão parecendo farinha do mesmo saco. Olarila."

Maria Corisca, Domingo 16 de Julho no Correio dos Açores.

NÃO ERA PRECISA TANTA SOCIOLOGIA PARA CHEGAR A TÃO COMEZINHA CONCLUSÃO !

"A idade, mais do que a posição social, é determinada para a compreensão das diferentes motivações do frequentador do Centro Comercial Parque Atlântico.
Os mais jovens visitam o centro comercial pela diversão e convívio. E os adultos, por sua vez, procuram o Parque Atlântico, porque este permite satisfazer necessidades diferenciadas num só espaço comercial. A conclusão é do estudo realizado, em 2005, por Maria de Deus Rego, no âmbito do seminário de investigação da licenciatura em Sociologia. No trabalho, que teve por base a aplicação de um inquérito a 110 pessoas, a investigadora conclui que, quando se desloca ao centro comercial, grande parte dos frequentadores mais jovens (45,5 por cento) procura lojas e serviços e apenas 10 por cento vai ao hipermercado. Mas, ao contrário, os adultos (23,6 por cento), deslocam-se à grande superfície comercial pelas compras de hipermercado e só 13,6 por cento pelos restantes serviços e lojas."


Paula Gouveia, quarta-feira 12 de Julho no Açoriano Oriental.

AINDA A SAGA DAS NAUS DA TRANSMAÇOR.

"O processo que levou à contratação da Transmaçor como concessionário do serviço público de transporte de passageiros e viaturas entre as ilhas dos Açores tornou-se um cemitério para a credibilidade do secretário regional da Economia e do Governo Regional dos Açores.
...
Ao contrário do que afirmou o presidente do Governo no parlamento, não é a "oposição que rói as unhas de inveja" da política de transportes do Governo. Creio que é o Governo ? para utilizar a mesma expressão ? que "rói as unhas" de desespero."


Pedro Gomes, quarta-feira 12 de Julho no Açoriano Oriental.

QUOTE OF THE WEEK



"Marques Mendes não faz parte de uma certa Lisboa, que se julga social e culturalmente superior. E por puro preconceito de casta : se Marques Mendes tivesse um metro e oitenta e olho azul toda a gente o acharia perfeito. Ainda há disto ?"

Vasco Pulido Valente, Domingo 16 de Julho no Público.

Sem comentários: