quarta-feira, julho 5

Obrigado Itália! Foge França!

...


...

"Quando o editorialista do Der Spiegel chamou aos italianos parasitas escorregadios e meninos da mamã é difícil não concluir que pensa o mesmo dos espanhóis e portugueses. Seja como fôr, é inegável que existe sempre algum desconforto com os alemães ? sobretudo quando as circunstâncias descomprimem a habitual repressão que exercem sobre si próprios. É por isso que devemos agradecer aos maravilhosos italianos o feito de terem tirado o pipo às pretensões alemãs. Com os alemães e ingleses fora do Mundial, só restam os países onde se come e bebe bem.

O Alemanha-Itália até que foi o melhor desafio de futebol até hoje, se é que eu o consegui ver através do nevoeiro de nervos que precipitou em mim o jogo de hoje contra a França e que me vem toldando a vista quase completamente. Só via os italianos como adversários de Portugal a acenarem do estádio da final e, do outro lado, os malditos alemães, do estádio dos "losers", à ganância para discutir o terceiro lugar.

Até aqui tenho tido sempre a certeza que havíamos de ganhar mas hoje, com a França, oscilo entre os dois polos, desde o mais abjecto pessimismo até ao triunfalismo mais doentio, passando por todos os graus de superstição e de fezada.

Tenho assistido já várias vezes, nos meus pesadelos, ao Portugal-França e ao Portugal-Itália. Mas ontem foi o pior pesadelo de todos: o Portugal-Alemanha. Em vez do Portugal-Itália! Não pode ser!

Sonhar com futebol já é mau sinal, mas sonhar que Portugal perde sucessivamente com os três é bastante pior. Para mais, o jogo mais assustador de todos é o da França, com um Zidane feito artrópode gigante a calcar o campo a oito patas, com a bola a correr entre todas, a caminho da baliza...E vespas inglesas voejando à volta, zumbindo que a França está para Portugal como Portugal para a Inglaterra, picando-se de tão felizes pela enviezada vingança...Socorro!

Só a realidade me pode salvar!

Selecção do nosso coração, despacha lá os franciús como puderes, para que seja por intermédio dos portugueses que a Itália se sagra vice-campeã do mundo!"


O Jogo visto por Miguel Esteves Cardoso


...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: