quarta-feira, fevereiro 16

E DEPOIS DO DEBATE...

O meeting estava anunciado como «Debate Final». Pelo tom grave e derradeiro senti um calafrio pois parecia que anunciavam o último estertor da democracia em Portugal!

Atentamente ouvi e vi o debate. Cedo fiquei profundamente desiludido com o putativo Primeiro Ministro de Portugal. Sócrates é apenas um sub produto do Guterrismo.

Com honestidade poderá dizer-se que a sua prestação foi, no mínimo, sensaborona, despojada de qualquer «paixão» e rendilhada em banalidades. Como se tal não bastasse Sócrates colocou-se num pedestal de tiques e maneirismos que, «pelo amor de Deus», são vincadamente ridículos. O debate também serviu para redobrar a minha convicção que este PS de Sócrates anda a reboque do BE de Louçã!

Depois de remoído o debate também fiquei a perceber porque razão as baterias anti aéreas da esquerda, em geral, e do Bloco, em particular, estão apontadas aos passarões do PP. Embora com pesar e custo, tenho que admitir que a prestação de Paulo Portas bem poderia ter terminado com uma épica legenda: «veni , vidi, vici». De facto, Paulo Portas, com muitos pontos de vantagem, ganhou o debate, credibilizou-se como alternativa e imprimiu seriedade ao slogan: «voto útil». Fê-lo com uma argumentação sólida, com garra e excelente oportunidade de intervenção. Quanto a Santana Lopes, apesar de muitos o terem por ferido de morte, acredito que ainda não chegou a hora da sua «extrema-unção» política. Desenganem-se as carpideiras do costume, pois, por exemplo, basta ver o embaraço em que deixou Sócrates e Louçã a propósito de um suposto acordo secreto. Santana Lopes apresentou-se a debate de modo contido, mas preparado. Todavia, mesmo quando apanhado em falso, aproveitou o intervalo para ir ao armeiro buscar munições para arrumar Louçã e Sócrates quanto à tese cabotina de que o PSD tinha favorecido a Banca em Portugal(!).

Quanto a coligações ou convenções ante-nupciais, ao contrário da clareza das palavras de Paulo Portas, que mereceram o agrément silencioso de Santana, Sócrates e Louçã quiseram escapulir-se a uma resposta concreta sobre um cenário de possível coligação entre o PS e o Bloco de Esquerda. Sobre esta matéria e tantas outras os Portugueses ficaram na mesma... Sócrates foi aqui e uma vez mais um flop.

Quanto a Jerónimo não sei o que lhe deu, mas aquela voz embargada arrepiou-me todo! Pareceu-me até algo de sobrenatural em dia de encomendar a nosso Senhor a alma da nossa irmã Lúcia... Apre, tinha ares de castigo divino! Fiquei deveras chocado.

De tal forma que não atinei com o resto do serão e, choque por choque, lá passei para o «Choque de Gerações»... quando me levantei para ir fazer o meu Chá, enquanto a água ia bulindo, - apenas para fugir à regra -, mandei um SMS ao Pedro Arruda literalmente nestes termos: «até q enfim um CG decente e interessante»! Não há dúvidas que este Mundo está cada vez mais up-side down!

Sem comentários: