quinta-feira, fevereiro 5

NEURASTENIA PING ... PING...

Fora do catálogo dos livros do ano « Alma Ferida » de Zeca Soares é, no seu estilo, um objecto «literário» intempestivo e inolvidável. O autor de « Essência Perdida » , e figurante do filme « Party » realizado por Manoel de Oliveira, regressa ao convívio dos seus leitores entre os quais seguramente se encontra o próprio.

Enquanto se aguarda que seja dado ao prelo o « Diário de um homem esquecido – frases, pensamentos e poemas de Zeca Soares », bem como o tão aguardado romance seminal « Tão perto , tão longe... », fica-nos a degustação da mais recente colecção de poemas desta jovem promessa das Letras Micaelenses.

Mesmo a calhar neste dia de bonança, em nostalgia da telúrica borrasca que já passou, aqui fica uma indelével estrofe do soneto « Na esquina do tempo ...» :

« Ping...Ping... Lá fora a chuva cai
E só quero afogar essa dor...
Do meu coração solta-se mais um «ai»
Como esqueço esse malvado amor ?...»

Poeta não só dos humores temporais, mas também com arrojo para cotejar a angst existencial, flui nesse trilho de profunda introspecção cuja epítome é esta estrófica dúvida exposta noutro notável soneto de seu nome « Meu teatro de papel » :

« A dor então dirigiu-se a mim
E perguntou-me se gostava da sua companhia...
E apenas lhe respondi assim :
Sabes o que significa a palavra neurastenia ? »

É com insaciável frenesim que se espera o próximo título que enobrecerá os escaparates e a biografia do autor. Para breve está já anunciada a edição de « Verbus – contos e poesia » - colectânea de poesia e prosa poética de 20 escritores portugueses - a dar à estampa pela Editorial Minerva. Sendo certo que Minerva é a benfeitora romana da sabedoria e do conhecimento espera-se a sua sagaz vigília deste poeta latino .

Sem comentários: