quinta-feira, fevereiro 19

LAERTE VERSUS ANGELI

A propósito da Filosofia Barata postada pelo Tózé Almeida inevitavelmente recordei em flashback os idos e insepultos anos oitenta ! Vivendo numa Coimbra que era a antítese da projecção romântica que dela fizera, em parte à conta de Eça de Queiroz, restavam-me as cumplicidades e amizades que, felizmente, não se esboroaram posteriormente.

Entre elas evoco aqui um amigo cuja identidade é para o caso irrelevante. O que importa é que, entre as nossas divergências mais veementes era frequente o debate acerca de saber quem seria o melhor cartunista da contra cultura e da « cena » underground ! O meu amigo Pedro Cardo sustentava, com uma retórica feroz, que Angeli e as suas personagens da revista « Chiclete com Banana » eram de uma causticidade superior e imbatível . Eu já então me mantinha fiel à convicção de que o humor sublime e o traço genial de Laerte eram e serão sempre imbatíveis.

Como naqueles famélicos anos oitenta os escudos não eram euros o resultado prático de tão pueril divergência « literária » foi o seguinte : O Pedro Cardo comprava a « Chiclete com Banana » ( Angeli ) e eu investia na « Piratas do Tietê » ( Laerte ). Depois tinha lugar um contrato de comodato com prazo de devolução escrupulosamente cumprido.

Laerte tem actualmente uma página excelente na net cfr. podem ver na respectiva linkagem. Quanto a Angeli talvez o Pedro Cardo esteja a navegar por aí e, se encalhar neste blog, dê notícias frescas do Angeli e suas inolvidáveis personagens Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e Os Skrotinhos.

Quanto a Laerte este continua a alimentar uma vasta galeria de personagens-tipo. Entre elas figura Fagundes o Puxa Saco ! Personagem verosímil e caricatura de tantos bajuladores arrivistas que por ai andam. Tem por divisa : « quem não vive para servir não serve para viver » !

Humor no seu melhor num link perto de si !


Sem comentários: