quarta-feira, fevereiro 25

Enganos

Resgato da secção de comentários este desabafo de um nosso leitor. A questão é importante e está, de momento, na ordem do dia da blogoesfera.

“Não será possível blogar sobre assuntos que não façam parte da agenda estabelecida pela comunicação social institucional? O mundo não existirá para além do que diz a comunicação social? É que se blogamos sobre aquilo de que toda a gente fala estamos apenas a aumentar o lixo dentro do saco. Por este andar, os blogues acabarão por passar de moda, mais cedo ou mais tarde. Por nada trazerem de novo. Por não serem uma alternativa, mas apenas mais do mesmo.”

Estou totalmente em desacordo com este comentário. É obvio e perfeitamente lógico e, até, justificável que os blog’s tratem dos assuntos que os jornais, também, tratam. Engana-se o leitor por pensar que nisso há um seguidismo dos blog’s em relação a uma suposta agenda imposta pela comunicação social institucional. É que também os assuntos sugeridos pelos media são importantes para quem pretende pensar a comunidade em que está inserido. Por um assunto vir falado num determinado meio de comunicação social não se transforma automaticamente em matéria de post, ou não. Tudo o que ao mundo diz respeito diz também ao blog. Se reparar bem, nos blog’s pensa-se com e para lá dos jornais.

Faz-me lembrar uma pequena altercação que tive com o João Nuno por causa da bruma. Eu também me farto da propensão nevoenta dos açorianos e, apesar do respeito que tenho pelo Zeca Medeiros, estou igualmente farto da história das ilhas de bruma, agora isso não me impede de pensar, falar, ou escrever sobre isso. Só quando pensamos nas coisas que nos desagradam é que as podemos transformar. É, um pouco, como aquele gajo que por não gostar dos políticos se recusa a ir votar. Desenganem-se, os blog’s estão aqui para pensar e questionar tudo, mesmo o que vem nos jornais.

Sem comentários: