quinta-feira, setembro 29

Uma verdadeira pérola*

"(...) Aprendi esta equação quando passei por várias fases deveras difíceis na minha vida que me puseram à prova, aos meus ideais e aos meus conceitos educacionais. Nestas fases, das premissas que mais me ajudaram a ultrapassá-las, com maior ou menor êxito, foi a minha técnica dos 6C’s aplicada em todas as áreas e temáticas da minha vida e envolvente, ou seja, COMUNICAÇÃO, CONFIANÇA, COOPERAÇÃO, COORDENAÇÃO, COLABORAÇÃO, CREDIBILIDADE. Complementando esta técnica estavam ainda outras secundárias mas não menos importantes para me garantirem o sucesso dos meus objectivos e estratégias: 1) Analisar constantemente os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças; 2) Analisar todos os pós e contras consoante a informação disponível no momento da tomada de decisões; 3) Seguir e acreditar seriamente na intuição sabendo interpretá-la; 4) Recorrer ao Benchmarking aprendendo com os meus erros e dos outros, corrigindo-os; 5) Abusar da comunicação aberta, frontal, receptiva e clara entre todos os parceiros; 6) Apostar na qualidade, na formação, na informação, na inovação; 7) Acreditar em mim, nos outros e nos projectos; 8) Envolver-me apenas em assuntos se fosse para dar o meu melhor, tentar tudo ao meu alcance, senão deveria deixar que outros tomassem as rédeas e apenas me comprometer a ajudar no que acreditassem ser necessário e acima de tudo; 9) Agir tendo sempre em mente as palavras-chave: Sabedoria, Competência, Rapidez, Segurança, Cortesia, Tangibilidade, Fiabilidade e não menos importante Amor e Liberdade. (...)"

Aqui, para os que quiserem perceber o contexto e tirar ilações mais abrangentes

* Por Maria José Silva, CEO da RAVT

Sem comentários: