terça-feira, março 27

Portugal...Quo Vadis ?

...


...
"Compreender como era o nosso país há trinta anos e como se situa nos tempos presentes, dando também perspectivas do seu futuro" é este o script traçado por António Barreto, sociólogo e investigador do Instituto de Ciências Sociais, para a produção da monumental série documental "Portugal, um retrato social" que estreia hoje no Canal 1 da RTP. Este ambicioso fresco televisivo do nosso Portugal terá emissão semanal, sempre às terças-feiras, e sempre após o Telejornal por volta das 21 horas (pelo fuso horário da metrópole), ou seja, pelas 20 horas dos Açores. "Portugal, um retrato social" é obra de um dos mais notáveis intelectuais Portugueses que levou dois anos a concluir esta adaptação televisiva de uma vida de trabalho académico. No primeiro episódio, "Gente Diferente", interrogamo-nos sobre quem somos, quantos somos e onde vivemos. Daí em diante seguem-se mais seis episódios: "Ganhar o Pão"; "Mudar de Vida"; "Nós e os Outros"; "Cidadãos"; "Igualdade e Conflito"; "Um País como os outros".

Depois disto asseveram-nos que não há como duvidar de que o Portugal de hoje tem diferenças abissais em relação ao de há 30 anos. Por exemplo : Depois da revolução dos cravos, uma das maiores revoluções ainda em curso entre nós é a dos "costumes". Sinal dessa realidade é dado por António Barreto quando em entrevista ao Público, depois do trabalho de campo realizado para o documentário, confessou estupefacto : "eu não sabia que em Portugal havia dezenas de discotecas que funcionam até às cinco da manhã para crianças dos 13 aos 16 anos. Não sabia que essa discotecas têm um limite de idade para cima: não se pode entrar com mais de 16 anos. Não sabia que centenas de pais, aflitos com a maneira de tratar com os filhos, vão para a porta das discotecas às cinco da manhã esperar as crianças?". São estes sinais do tempo que importa também perscrutar para reflectirmos, casuisticamente, se a dado momento há evolução ou retrocesso social. No cômputo geral a produção da série, em sintonia com o optimismo militante do politicamente correcto, conclui o óbvio : "A sociedade portuguesa é hoje aberta e plural.". Nesse caminho, como será Portugal daqui para o futuro ?
...
Seja como for, à hora em que passam noutros canais novelas filmadas em São Miguel, mas com sotaque do Bairro Alto, estarei a ver este "Portugal, um retrato social" que estreia hoje às 20 horas no Canal 1 da RTP. A não perder.
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: