segunda-feira, novembro 7

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória



...MADONNA(*) por Steven Meisel, afortunado fotógrafo de «Sex», pecaminoso livro da Diva pop que esta semana brilhou nos MTV Awards 2005 em Lisboa.

...

PRESIDENCIAIS

«Eu sei que tenho um laço afectivo com o povo Português.»
Mário Soares, terça-feira 25 de Outubro, no seu «manifesto».

«Que autoridade têm os socialistas para invocarem o perigo das dissoluções do Parlamento ou para manifestarem hoje um amor acrisolado à estabilidade? O que realmente deverá preocupar a esquerda, imagino, é a possibilidade muito concreta de deixarem de ver um membro do PS a residir em Belém.»
Manuel Queiró, quarta-feira 26 de Outubro,no Público.

«As presidenciais tornaram-se para o PS a 2ª volta das autárquicas.»
José António Saraiva, Sábado 29 de Outubro, no Expresso.

«Não há lugar mais político do que a Presidência da República. É um lugar destinado exclusivamente a fazer política, não a governar ou a fazer obra.»
Miguel Sousa Tavares, sexta-feira 4 de Novembro no Público.

SEBASTIANISMOS

«é preciso sermos muito ingratos para ansiarmos por um garoto parvo que só fez asneiras, como D. Sebastião, quando já tivemos um chefe a sério. Nas manhãs de nevoeiro devíamos era sonhar com a chegada de outro marquês de Pombal.»
Ferreira Fernandes, segunda-feira, 31 de Outubro, no Correio da Manhã.

BLOGUES

«é importante sublinhar que quase nenhum blogue é um órgão de informação jornalística. Mesmo os blogues de jornalistas, e há muitos, não são jornalísticos. Pelo contrário, muitos servem amiúde para libertar rancores e difundir rumores, servem para expandir egos em comentários sem fim, servem para indivíduos sem escrúpulos se esconderem no anonimato para insultar todos os que damos a cara. Mas, no geral, o blogue repete a explosão da imprensa no Sec. XIX, quando surgiram por todo o mundo ocidental milhões de novos jornais e jornalinhos, muitos feitos por uma ou duas pessoas e de que só saíram um ou dois números.»
Eduardo Cintra Torres, terça-feira 1 de Novembro, no Público.

...PARIS A ARDER.

«Durante décadas, a Europa deleitou-se com os relatos sobre o racismo nos EUA. Por ironia do destino , na mesma semana em que os norte-americanos prestavam, as maiores homenagens a Rosa Parks, Paris, a cidade da diferença europeia, era posta a ferro e fogo por bandos que se identificam como imigrantes.»
Helena Matos, Sábado 5 de Novembro, no Público.

...e AINDA A LIMITAÇÃO DOS MANDATOS

«contrariamente ao que acontece com os autarcas e com outros titulares de cargos políticos electivos, os presidentes dos Governos Regionais são os únicos que não têm uma limitação de mandatos.»
Carmo Rodeia, na Edição de Novembro da Saber Açores.

...

(*)Bem gostaria de aqui ler pela pena luminosa do Carlos Riley um especial do «Cherchez la Femme - Madonna»

Sem comentários: