quinta-feira, novembro 10

CARLOS CARREIRO, São Miguel, obviamente !



Tentativa de Entrada na Pintura Portuguesa.
(Acr. 80 X 60, ano : 2002)

Raras são as vezes em que perante uma tela a primeira reacção visceral é de desbragado riso. Ora, essa saudável relação opera-se involuntária e recorrentemente com a pintura de Carlos Carreiro. O assomo de espanto que a sua obra causa resulta de um apurado sentido de humor, que roça o surrealismo, sem contudo se afundar no mesmo.

O humor cáustico de Carlos Carreiro não é imune à crítica de costumes e talvez por isso mesmo tenha cometido o devaneio iconoclasta de pintar Ponta Delgada submergida, tendo como sobreviventes alguns raros exemplares bovinos da raça frísia-holstein !

É em sintonia com este desconcertante sentido de humor que Rui Reininho,- (outro iconoclasta)-, sublinha no Catálogo da Exposição que o acervo artístico de Carlos Carreiro encerra uma demolidora crítica social «à fachada retro-quinhentista, ao novo-riquismo ilhéu tropicalista, à inutilidade do jeep urbano ou aos arrogantes submarinos de um Vasco da Gama que nem sabia nadar.YO.». Efectivamente, todas estas personagens e fantasmas habitam as telas de Carlos Carreiro, cujos espécimens mais recentes incluem a Barbie nas Cavalhadas, um amestrado monstro de Loch Ness nas Sete Cidades, pianos de cauda flutuantes em torno do Teatro Micaelense, e até a malta dos jogos de vídeo cirandando à volta do ícone de São Miguel Arcanjo. Em suma : um delírio.

Este festim dos sentidos é servido numa intensidade de cores e tons que se destacam do preconceito artístico insular amarfanhado por um culto da bruma e dos seus trovadores.

Carlos Carreiro está obviamente de regresso a São Miguel. A partir do dia 11 deste mês, o Centro Municipal de Cultura tem a honra de receber mais uma exposição deste notável artista Micaelense. Desta vez o acervo artístico exposto no Centro Municipal de Cultura tem o mérito de exibir obras recentes, e ainda algumas telas que estão fora do circuito comercial do artista já que pertencem a colecções particulares. Quanto à nota biográfica, não cabendo neste espaço, remeto-a para o catálogo da exposição, ou para www.oseculoprodigioso.blogspot.com, o blog sobre Arte no Sec. XX.

Sem comentários: