quarta-feira, março 31

31 Março | última sessão (2ª mostra de Curtas)

19h00 | os 5 filmes mais votados pelo público
Cinemas Castelo Lopes | Parque Atlântico | Ponta Delgada


1. O Ralo
Realização - Tiago Guedes e Frederico Serra
Portugal, 1999, Ficção, Cor, 35mm, 16' 45''

Um filme onde a esperança não morre.


2. Inventário de Natal
Realização - Miguel Gomes
Portugal, 2000, Ficção, Cor, 35mm, 22'

É dia 25 de Dezembro, em meados dos anos 80. A família reúne-se em casa dos avós por entre reposteiros vermelhos na janela que dá para a marquise, relógios de pêndulo, cadeiras com assentos em vime e um presépio enorme. Não há um destaque individual, interessa apenas o retrato de grupo constituído por quatro gerações e dois cães.


3. Cineaamor
Realização - Jacinto Lucas Pires
Portugal, 1999, Ficção, Cor, 35mm, 16' 35''

Joaquim é um romântico empregado de supermercado. Tem como único amigo Gaspar, que fala quase só por citações cinéfilas. Nos tempos livres, passeia pela cidade à procura da mulher certa. Mas quando a encontra, ela atira-se de uma varanda. Segue-se então uma dança como num musical e uma óbvia surpresa. Trata-se de um filme sobre a beleza e glória que há nas más histórias de amor.Um filme onde a esperança não morre.


4. Black & White
Realização - Daniel Blaufuks
Portugal, 2000, Ficção, Cor, 35mm, 21'

Quando falamos de daltonismo consideramo-lo um defeito. Mas poderíamos facilmente encontrar outras características sem que umas fossem manifestamente melhores ou piores do que as outras. Devemos lembrar que alguém poderá passar a vida inteira sem se aperceber que é daltónico até que um acontecimento especial o revele.


5. A Morte do Cinema
Realização - Pedro Sena Nunes
Portugal, 2002, Documentário, Cor, 35mm, 30'

Álvaro Dias, mecânico de automóveis, (re)construiu dois projectores de cinema e inventou-lhes o sistema de leitura fotosonora. Através das suas "máquinas de precisão” descobriu, fascinado, o que é a técnica e a ilusão do cinema. Durante a ditadura, o seu cine-garagem recebeu, clandestinamente, amigos e curiosos. Preencheu o ecrã, feito de um lençol branco, com filmes “apimentados” e “para senhoras”. Que imagens se projectam hoje no seu ecrã?

Sem comentários: