sexta-feira, dezembro 4

Cultura de Desenvolvimento


BPARAH | Inês Lobo Arquitectos

A Cultura tem vindo a gizar, com rigor e a necessária ambição, uma presença cada vez mais significativa na orientação estratégica dos e para os Açores.

No Plano e Orçamento para 2010 o Governo dos Açores afectou cerca de 22,5 milhões de euros na defesa do património e no apoio às actividades culturais no arquipélago. Um aumento de 25,83% em relação a 2009.

Este investimento significativo encontra a sua maior expressão nos inúmeros projectos em obra, contidos no programa de defesa e valorização do património arquitectónico e cultural, com destaque para: a empreitada de construção da nova Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo; o Arquipélago - Centro de Arte Contemporânea, na Ribeira Grande; a ampliação do Museu da Graciosa; a construção do Centro Cultural Multiusos no Corvo; a finalização da reconversão do Recolhimento de Santa Bárbara e as intervenções museográficas e a manutenção, que se impõe, de todos os Museus da Região. Em 2010 dá-se início ao período de Comemorações do Centenário da República, com um vasto programa comemorativo em todas as ilhas, com particular relevância na criação da Casa Manuel de Arriaga, na Horta. Uma obra cujo processo museológico está em preparação e cuja repercussão não se esgota no carácter simbólico da sua concretização.

A aposta formativa e na criatividade, bem como, na promoção exterior do tecido cultural insular estão igualmente presentes no documento agora aprovado. Destaco, naturalmente, o programa de Bolsas de Formação e Criação Artística recentemente introduzido, bem como, a aposta continuada das dinâmicas de proximidade pedagógica, casos da Rede de Leitura Pública, da Lira Açoriana, do projecto da Orquestra Francisco de Lacerda e do projecto pioneiro do Museu Móvel (afecto ao Museu Carlos Machado) que foi, por estes dias, distinguido com um prémio da Associação Portuguesa de Museologia para o melhor serviço de extensão cultural.

A Cultura é um sector de importância fulcral como “factor intangível de desenvolvimento” (Carlos L. Medeiros, «Cultura, Factor de Criação de Riqueza», UCP, Lisboa, 2008), e a aposta continuada, nesta área, segue esta mesma estratégia como vector basilar na formação, valorização e estímulo da sociedade açoriana.


* Publicado na edição de 01/12/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

Sem comentários: