quarta-feira, novembro 12

Reporter X

Blogs: relevância irrelevante? *

Os blogs existem há uns bons anos, mas só há cerca de 5/6 anos é que tiveram algum impacto em Portugal… Nos Açores, foram algo que aconteceu de forma dispersa, tal como as ilhas, mas nos últimos anos o fenómeno tem vindo a crescer gradualmente, se bem que não com a qualidade desejável, mas o seu número aumentou exponencialmente.

O blog :ILHAS é uma das plataformas mais antigas no chamado blogarquipélago e faz esta semana cinco anos de emissões. No início, as dúvidas para a implementação do projecto eram mais que muitas, mas com o passar do tempo essas dissiparam-se (tinham mais que ver com o carácter efémero do fenómeno em termos nacionais), para dar corpo a outras questões, sobretudo a nível da qualidade de conteúdos e do alcance dos mesmos. Se nos EUA alguns blogs rivalizam com alguma da imprensa tradicional e são eles próprios fonte de informação, como garante comunicacional e de opinião (o acompanhamento da noite eleitoral do passado dia 4 de Novembro é disso um bom exemplo), em Portugal, e nos Açores em particular, os blogs ainda não atingiram um patamar de respeitabilidade que possa fazer deles referências comunicacionais.

Os blogs não pretendem sobrepor-se aos media tradicionais. O blogger não é um jornalista, na medida em que não é um profissional (se bem que os haja!) encartado, nem está submetido às lógicas da imparcialidade e de um padrão ético. Aliás, os jornalistas são, simultaneamente, um dos maiores "clientes" da blogosfera e um dos seus maiores críticos, sobretudo pelo carácter anónimo com o qual muitos bloggers estão conotados - mas esse é um lado que pouco ou nada importa. Não obstante as questões de pormenor, os blogs são, hoje em dia, um barómetro indispensável desta nossa existência mundana.


* edição de 11/11/08 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Enviado especial [Alexandre Correia}

Sem comentários: