quinta-feira, maio 10

A Ganância

De modo que o Coliseu Micaelense, essa "maior sala de espectáculos dos Açores", faz 90 anos e parte das celebrações é um espectáculo de Joaquín Cortés a realizar hoje. Parece que a pasmaceira habitual da província ponta delgadense se levantou em uníssono para assistir ao recital. Ao ponto de, segundo notícia de hoje do Açoriano Oriental, a sala estar "completamente lotada (1500 pessoas, 200 delas de pé) apesar dos bilhetes mais caros de sempre (40 a 75 euros)". Eu não quero chatear ninguém, mas uma olhadela rápida ao site do Coliseu diz-nos que a lotação máxima da sala é de 1284 lugares sentados. Uma outra olhadela rápida à legislação diz-nos que:

SECÇÃO III
Bilhetes, reserva de lugares e livre trânsito
Artigo 30º
Bilhetes
1 - Dos bilhetes de ingresso em espectáculos deve constar a indicação do preço, do recinto onde aqueles se realizam, do dia e da hora do espectáculo e, havendo numeração de lugares, o correspondente a cada bilhete.
2 - Não havendo lugares numerados, os bilhetes emitidos devem ter uma numeração sequencial correspondente, no máximo, à lotação do recinto.
3 - É proibido vender bilhetes para além da lotação atribuída ao recinto.
4 - Esgotados os bilhetes, será afixada, junto das bilheteiras, a indicação de «lotação esgotada».

E diz mais

SECÇÃO IV
Espectadores
Artigo 34º
Espectadores
1 - Nas sessões de cinema, teatro, bailado, concertos, óperas ou quaisquer outros espectáculos que se realizem nas salas a estes destinados, os espectadores são obrigados a manter-se nos seus lugares durante as representações e execuções, de modo a não perturbarem os artistas e o público.


6 - Durante os espectáculos, apenas os arrumadores, os elementos da força policial ou do piquete dos bombeiros e os funcionários da fiscalização da DGESP, quando em exercício de funções, podem permanecer de pé nas coxias.


É assim a vida, se um gajo é apanhado numa operação stop com umas quantas cópias de cd’s para ouvir no carro paga uma multa que se lixa. Uma sala de espectáculos, gerida por uma Câmara Municipal, faz espectáculos fora da lei e fica tudo a assobiar para o lado. Eu não sei o que é pior se a ignorância e a incompetência, ou a ganância. Oxalá o Joaquín esteja inspirado, porque suado vai estar de certeza.

Sem comentários: