terça-feira, maio 22

...Eu hoje deitei-me assim !

...


...

"Missão Solar" é daqueles objectos cinéfilos que merece ser visto em cinema e não em DVD. O filme é uma poderosa experiência sensorial cujo ritmo é marcado pelo pulsar do Sol.
Enredo : numa viagem sem regresso provável oito especímenes da raça humana têm por missão salvar a humanidade de um Sol que morre ; o objecto salvador é uma carga nuclear de tal forma incomensurável que seria capaz de colocar o Sol em restart !

Como se vê o filme é para indefectíveis do género B que inevitavelmente ocupa a ficção científica. Mas, afinal o que justifica pagar a trip que este filme promete ? Em primeiro lugar a fita tem a assinatura de Danny Boyle que realizou o iconográfico "Trainspotting" e cujo perfeccionismo levou a 3 anos de produção para este "Sunshine". Depois, a proeza de um patchwork que aproveita tudo o que já foi feito no espaço cinéfilo e consegue ainda assim dar à luz um filme poderosamente original ! Por último, o magnetismo de um "thriller" de ficção científica cujo protagonista é o Sol e, como tal, no elenco não constam estrelas de Hollywood. Ainda assim o filme, num registo totalmente inovador, consegue prestar tributo a fitas como "2001-Odisseia no Espaço", "Alien - O 8º passageiro.", "Armageddon" (e demais tralha do cine catastrofismo em que a ideia central é a da última missão para salvar a humanidade). Obviamente "Solaris" também faz parte do rol de ingredientes mas aqui a deriva é para o misticismo de uma epifania religiosa que nos reporta à barbárie e à adoração do Deus Sol.

Danny Boyle construiu este filme a partir de uma fórmula tripartida pressupondo que a ficção científica reconduz-se recorrentemente a três ingredientes "uma nave espacial, uma equipa de tripulação, um sinal de aviso". A partir daqui viajamos em "Missão Solar" sob o efeito alucinogéneo do Sol, com uma banda sonora irrepreensível, e fechados numa nave que é cada vez mais claustrofóbica. Esse ambiente claustrofóbico domina-nos até ao termo do filme quando abandonamos o ecrã e regressamos à Terra.

Um filme com uma imagem de marca Britânica, visualmente deslumbrante e todo filmado em película sem truques da era digital. Stanley Kubrick gostaria seguramente deste filme.
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: