quarta-feira, abril 11

novela da vida real.

...

...
No início era um blog e na génese do Portugal Profundo há quem diga que estão maquinações obscuras. O certo é que das trevas da blogoesfera os versículos do dito blog infectaram as páginas dos mais credíveis jornais Portugueses. Sem antídoto e sem vedante para as "sarjetas" de tal jornalismo o "canudogate" de Sócrates já inquinou os ecrãs da televisão. Agora, a peste já atingiu proporções de tal calibre que o Sr. Pinto de Sousa ameaça exibir ao vivo, e em directo, os "ex-votos" da sua licenciatura! O burlesco de todo este folhetim é adensado pelos argumentistas de serviço ao primeiro-ministro prometendo que tudo não passa de uma "campanha de calúnias".

Como não há nada melhor do que ver para crer "José Sócrates vai mostrar ao país todos os seus diplomas". Pelo menos é o que promete o insuspeito DN de Sábado 7 de Abril. E a coisa parece que não é de natureza bagatelar mas sim "exemplar". Com efeito, é uma catrefada de habilitações e de papirescos pergaminhos que incluem, e passo a citar : "diplomas do curso de Engenharia Civil que concluiu no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, a frequência do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a licenciatura na Universidade Independente e o MBA concluído no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) com 17 valores."

Dou até de barato que a longa manus de Sócrates não vai tão longe ao ponto de manipular retroactivamente os arquivos de Secretaria de uma Universidade em agonizante processo de "degradação pedagógica". Creio até de boa fé que esta matéria apenas seria objectivamente clarificada por via de um processo judicial, porventura, em sede de jurisdição administrativa. Mas, a mediatização da vida pública Portuguesa não se compadece com a serenidade e objectividade que, a par das necessárias garantias de defesa, envolvem um processo de tal natureza.

Assim, estaremos condenados ao tribunal dos media assistindo ao desfiar da novela até ao seu final que, a seguir o figurino tradicional, encerra também a revelação de todos os mistérios bem como a desdita dos verdadeiros meliantes. Até lá alimenta-se o suspense sobre o enredo. Mas, para a segunda temporada, com ou sem diplomas, o seriado irá inevitavelmente prosseguir, porventura, com outros personagens. Do elenco destacar-se-á inevitavelmente o Presidente da República cujo silêncio no decurso desta crise é ainda mais censurável do que o de Sócrates. A rivalizar com a proficiência forense do CSI teremos a Procuradoria-geral da República a debulhar a explicação para a pronta conclusão da inexistência de indícios suficientes e razoáveis para a abertura de um inquérito à Universidade Independente. - O facto de dois vice-reitores da Independente estarem já sob prisão preventiva e um terceiro gozar de liberdade sob caução que ronda os 250.000 é apenas um pormenor à margem de todo este processo da Independente que de permeio teve o golpe de misericórdia do Ministro da Ciência e do Ensino Superior - . O insigne Académico Mariano Gago terá também lugar assegurado no seriado sempre que for necessário incensar, cum laudae, o percurso exemplar do aluno Sócrates. E assim o folhetim será desvelado sofregamente em vários capítulos de uma saga cujo desfecho é epicamente imprevisível.

Para trás ficam as ruínas de um rol de mistérios que não interessam à "rua" Portuguesa pouco dada a novelas cuja urdidura é tão bizarra e intrincada como um inverosímil conto de Kafka. Perder-se-á por certo o rasto aos actores secundários que cuidaram de vestir a pele de torcionários da liberdade de expressão ao "pressionarem" os responsáveis da comunicação social e os jornalistas a não publicarem notícias sobre o dossier da Independente. Permanecerão na sombra as marionetas superiormente adestradas que andaram a retocar o passado, e a refazer biografias, cujo paradigma está no restauro exemplar do portal do governo que, ora publicita o nosso primeiro como Engenheiro, ora, afinal, já o dá apenas como Licenciado em Engenharia! Como se vê tudo isto não passa de mais uma novela da vida real pelo que é de esperar vasta audiência à ida do Primeiro-ministro ao confessionário da RTP numa corruptela do BigBrother de má memória. O futuro dirá se fica ou sai da residência oficial desta novela da vida real.
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

Sem comentários: