sábado, abril 28

Dança



"Comer o Coração" - Vera Mantero + Rui Chafes
26ª Bienal de S. Paulo
Foto: Alcino Gonçalves



DIA MUNDIAL DA DANÇA
29 DE ABRIL

Mensagem Oficial para o Dia Mundial da Dança

Este ano o dia da dança é dedicado às crianças. O Conselho Internacional da Dança, junto com a UNICEF, tem lutado por medidas que dêem às crianças um começo de vida de qualidade, pois uma educação apropriada é a estrutura mais forte do futuro de uma pessoa.
Acreditamos que cuidar das crianças é essencial para o progresso da humanidade. O nosso objectivo primordial é ultrapassar os obstáculos da pobreza, violência, doença e discriminação no percurso de uma criança.
A dança é uma componente básica do desenvolvimento pessoal e social. Recomendamos por isso o investimento numa educação básica mas de qualidade em dança, com ênfase na igualdade dos géneros e eliminação das disparidades de todo o tipo.
A nenhuma criança deveria ser negada a oportunidade de aprender e praticar dança. O acesso a esta arte constitui um direito de todas as pessoas, das crianças em particular. Este direito deveria ser protegido de forma a assegurar um acesso a necessidades básicas e alcançar o seu potencial máximo.
O CID defende a integração de uma formação em dança dada por professores qualificados em qualquer nível de educação, pois a dança constitui uma forte fundação para o bem estar da pessoa.

Prof. Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional da Dança - CID
UNESCO, Paris, France
www.cid-unesco.org

A proposta para a fixação deste dia partiu do Conselho Internacional da Dança (CID) que é uma ONG criada em 1973 no âmbito da UNESCO, onde está sedeada, e que abrange todas as formas de dança em todo mundo.


Mais informação:
www.cid-unesco.org

PS:
Um excelente exemplo de um programa , neste caso do dia que hoje se comemora MARATONA DO DIA MUNDIAL DA DANÇA