sexta-feira, junho 9

Alta Fidelidade *

Zero 7 - The Garden (Warner)

Os Zero 7 sonorizam um universo suave e seduzível entre o suspiro e o silêncio, agregador de funk&tecnologia e reproduzindo melodias sensuais.

Sam Hardaker e Henry Binns constituem o cerne dos Zero 7. E como formação profissional trabalharam como engenheiros de som para os Pet Shop Boys e Robert Plant (dos Led Zeppelin), até que certo dia um amigo os apontou para a remistura de um tema dos Radiohead - daí à fama foi um pequeno passo.

2001 marca o álbum de estreia Simple Things, um fenómeno per si, e que faz a ponte com o passado dando, simultaneamente, um passo ao futuro. Catapultando o sucesso da banda esteve, oportunamente, implicada a associação de Distractions na banda sonora da série Six Feet Under.

Com o lançamento de When it Falls, o sempre difícil 2º álbum, as expectativas da crítica e do público estavam em alta pelo que, até certo ponto, o álbum constituiu-se como uma desilusão.

The Garden marca o regresso dos Zero 7 que parecem querer solidificar o seu registo sonoro apesar de não operarem grandes mudanças estéticas. Uma nova colaboração responsável por esta transmutação reside em Jose González que, apesar do nome, é sueco e partilha em The Garden as funções de guitarista, vocalista e a composição.

Ao 3º disco os Zero 7 denotam o risco contido sendo que as pistas comerciais apontem para uma incursão aos Estados Unidos. Em perspectiva, a ascensão de uma soul-urbana contemplativa.

Um disco para o fim de tarde dos dias quentes que se avizinham...mas que teimam em chegar.

* Proposta disponível na discoteca DISREGO (CC Parque Atlântico)
** Crónica + ou - semanal não publicada no Suplemento SARL/JdA que se encontra em fase de reformulação

Sem comentários: