quarta-feira, maio 11

VOX POPULI

A semanada de excitações e reflexões, acondicionada entre aspas, para guardar e, de vez em quando, revisitar na persistência da memória.



«hoje graças ao poder autárquico Portugal está mais feio; hoje graças ao poder autárquico Portugal está desgraçado.»
Francisco José Viegas, terça-feira, 3 de Maio, no Choque de Gerações

«Os jornais deviam fazer, com alguma periodicidade, umas sondagens, tal como o que sucede no continente, sobre a governação e as autarquias mais importantes.»
Victor Hugo Forjaz, sexta-feira, 6 de Maio, no Açoriano Oriental

«ao fim de trinta anos, o poder autárquico tem "obra feita" de que se pode orgulhar, sobretudo nos importantes domínios das feiras de enchidos e dos pavilhões gimnodesportivos.»
António de Araújo, na Edição de Maio da Revista Atlântico (aquietem-se os do costume que não vou citar a Helena Matos, apesar desta ser a Directora desta nova revista que, é um facto, merecia melhor grafismo e papel)

«Há uma realidade estranha na via política e intelectual portuguesa. Ao pluralismo político e ideológico não corresponde uma pluralidade de interpretações da história política recente. Isto demonstra como uma parte das forças políticas portuguesas se apropriou da interpretação histórica do 25 de Abril, perante a passividade da outra parte, a qual olha para a Revolução com distância, no melhor dos casos, e com antipatia, nos casos mais graves.»
João Marques de Almeida na Edição de Maio da Revista Atlântico

«A Queda - Hitler e o fim do Terceiro Reich - é um filme polémico, mas apenas porque aponta para uma evidência que alguns preferem não reconhecer. A de que todo o mal é humano.»
Tiago Santos, na Edição de Maio da Revista Atlântico

«Não existe entre nós um consenso autoritário, não existe uma inclinação consensualizada, não existem entre nós, meus amigos, mestres-de-cerimónias. Todos aqui dizem e continuarão a dizer o que pensam, porque este é o único partido da democracia do século XXI.»
Francisco Louçã, Domingo, 8 de Maio, na IV Convenção do Bloco de Esquerda que o entronizou como Grande Timoneiro da Nação Bloquista... via TSF online

«A malta charro juntou-se para proclamar que é o único partido decente em Portugal. A humildade não passa por lá e a presunção abunda. Enfim, a habitual superioridade moral da extrema-esquerda.»
Anarcoconservador,segunda-feira, 9 de Maio

«Não posso ir a Lisboa e não ir ao Bairro Alto! O Bairro alto tem um pouco de tudo, mas acima de tudo tem ambiente, alma, carácter, tem charme, tem magnetismo, tem gente gira e gente velha, tem imagem e tem pinta. Muita pinta. Se não vivesse em São Miguel vivia no Bairro Alto, sem sombra de dúvida.»
Rui Goulart de Almeida Arq., segunda-feira, 9 de Maio, no Açoriano Oriental... devidamente acompanhado de «croquis do autor» ilustrativo do texto, e que «prima facie» faz lembrar o Rio de Janeiro mas, no contexto percebe-se que tenha algo de Castelo de São João Batista!!!

«Hoje, até os políticos extremistas já aceitam participar na Europa Comunitária. Pelo menos, não desprezam os mandatos que vão obtendo para o parlamento que representa esta união dos povos europeus... Uns satisfeitos, outros conformados, todos acabaram por aceitar uma evidência resultante de mais de cinquenta anos de experiência de integração: o primado do direito comunitário sobre as ordens jurídicas internas dos Estados membros.»
Pedro de Faria e Castro, segunda-feira, 9 de Maio, na Aula Magna do Açoriano Oriental e a propósito do Dia da Europa

«O CEJ (Centro de Estudos Judiciários) transformou-se numa espécie de Faculdade de Direito de 2ª Classe.»
Boaventura Sousa Santos, hoje, algures no Jornal da Noite da SIC Notícias a comentar de Cátedra o actual «Estado da Justiça em Portugal»!

...

Sem comentários: